FINALMENTE UM VÍDEO UFOLÓGICO LEGENDADO EM PORTUGUÊS!
A Revista UFO tem uma ótima notícia para quem passou os últimos anos aguardando alguma novidade no setor de vídeos ufológicos: acaba de colocar no mercado o primeiro documentário sobre UFOs e extraterrestres totalmente legendado em Por-tuguês. Trata-se da fita que era oferecida anteriormente pelo Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), em inglês, como UFOs: Evidência Secreta (código VC-71). Agora, a fita está legendada e até ganhou um novo nome: Discos Voadores: Uma Presença Secreta na Terra. Quem acompanha a Ufologia e, em especial, a Revista UFO vai com certeza apreciar este lançamento, muito aguardado por todos.
O documentário é uma esmerada produção alemã de 1993, dirigida pelo ufólogo Michael Hesemann, também editor da revista Magazin 2000. Hesemann já tinha produzido, antes, o mais completo documentário sobre os círculos ingleses [Editor: a Revista UFO oferece esta fita sob código VC-32, sem legendas], e com ambos os documentários recebeu vários prêmios internacionais. Discos Voadores: Uma Presença Secreta na Terra foi lançado durante o 3° Congresso Internacional de Ufologia de Las Vegas, em 1993, e recebeu nada menos do que 4 estatuetas EBE Award, uma espécie de “Oscar da Ufologia”. A premiação se deu durante o Festival Internacional de Filmes Ufológicos, que todo ano ocorre simultaneamente ao Congresso.
Discos Voadores: Uma Presença Secreta na Terra é o mais completo documentário em seu gênero, admirado e assistido em todo o mundo – e agora também no Brasil. Com 108 minutos de duração, apresenta dezenas de filmagens de UFOs em vôo em vários países do mundo. São em geral imagens bastante nítidas e impressionantes, que não deixam dúvidas ao telespectador. Hesemann também aproveitou seus inúmeros contatos pelo mundo afora – em especial nos países da extinta “Cortina de Ferro” – e colheu depoimentos de testemunhas, abduzidos, contatados, autoridades e até de ufólogos famosos.
Os casos ufológicos mais interessantes dos últimos anos também são detalhados no documentário, que aborda certas questões com profundidade. Por exemplo, a cosmonauta soviética Marina Poppovic faz um relato minucioso de suas experiências, ao lado de outros pioneiros da Ufologia Russa. Da Alemanha, Hesemann colheu depoimentos de ninguém menos que o barão Jöhannes von Butlar, bestseller internacional, e Zecharia Sitchin, o consagradíssimo autor de Gênesis Revisitado. Dos EUA, Hesemann coletou depoimentos extraordinários de diversos ícones da Ufologia Norte-Americana, como o coronel Wendelle Stevens e o ex-funcionário da OTAN, Bob Dean – que em nossa edição UFO 33 fez declarações assustadoras sobre como os EUA e a extinta URSS tratavam os UFOs durante a Guerra Fria.
O documentário também é rico em testemunhos oficiais e declarações de ex-militares e agentes secretos, que expõe os planos confidenciais de diversos países ao ocultar a questão ufológica do público. Casos de quedas de UFOs em vários pontos do globo e até filmes de UFOs obtidos secretamente por alguns governos são mostrados no documentário. Ponto-alto do vídeo, que evidentemente não poderia faltar, são algumas seqüências inéditas feitas por astronautas NASA no espaço e em órbita da Lua, mostradas no vídeo com toda nitidez e ineditamente. Enfim, quem quer saber um pouco de tudo sobre Ufologia tem agora um bom motivo.
A Revista UFO acalentava o projeto de legendar suas fitas de vídeo há anos, mas apenas agora reuniu condições para tal. Segundo seu editor, A. J. Gevaerd, as razões da demora são várias. “Temos autorização dos detentores dos direitos autorais de algumas fitas apenas para copiá-las para nossos clientes, mas não para legendá-las ou editá-las”, declarou. Assim, para resolver o impasse e atender à vasta quantidade de solicitações que recebe todos os dias, UFO partiu para a aquisição dos direitos autorais das principais fitas que ainda oferece sem legendas. Com os direitos em mãos, legendá-las passou a ser apenas mais um passo. O primeiro da série de documentários em Português é essa fita alemã, mas várias outras já foram negociadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores, em vários países.
Custo elevado — O custo disso não é baixo: a transcodificação, tradução e legendagem de uma fita de aproximadamente 120 minutos chega a quase 5 mil reais – um valor bastante alto para o restrito e limitado mercado nacional, onde documentários do gênero devem ser vendidos na faixa de 30 reais. Isso sem falar dos direitos autorais, que variam de 3 a 10 mil dólares por documentário! Mesmo assim, UFO não se intimidou, resolveu levar avante seu projeto e já tem mais 3 fitas quase prontas para lançamento nacional. Seus nomes, entretanto, só serão anunciados a partir de abril. No momento, apenas Discos Voadores: Uma Presença Secreta na Terra está disponível. Até o final de fevereiro, acima de 200 unidades já tinham sido vendidas.
A produção nacional do documentário também é de primeiro mundo. A Revista UFO contratou firmas especializadas em São Paulo para realizarem a transcodificação dos originais e firmou contrato com a conceituada empresa Videolar da Amazônia S.A. para proceder à legendação e duplicação do master, que é feito em equipamento profissional de última geração – o mesmo utilizado pelas grandes distribuidoras de vídeo do país. Discos Voadores: Uma Presença Secreta na Terra é ainda fornecido em estojo plástico de alta resistência e capa colorida – aliás, todas as fitas oferecidas por UFO, a partir de 1995, estão sendo enviadas em estojos plásticos.
A Revista UFO vem modernizando a Ufologia Brasileira de várias formas e com várias iniciativas que, em conjunto, representam um grande avanço para o setor e para todos os que operam esse segmento. Por exemplo, desde 1994, UFO vem colocando à disposição dos interessados os primeiros softwares sobre Ufologia do Brasil – sendo que um deles, o Monitor UFO for Windows 1.1, é o primeiro banco de imagens ufológicas do mundo. Além disso, UFO tem proporcionado grande facilidade para os estudiosos da temática no Brasil oferecendo regularmente, e a baixo custo, os melhores livros nacionais e internacionais sobre Ufologia. Some-se a isso seus outros lançamentos no setor, que vão desde apostilas especializadas até camisetas com motivos ufológicos.
Junto às suas duas publicações regulares, UFO e UFO Especial (esta que passou a circular novamente desde fevereiro), o Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores realmente marca um tento para “nossa” Ufologia, considerada internacionalmente como uma das mais ativas do mundo e nível mais elevado. “Isso tudo é feito de forma profissional e com toda a seriedade, para que os interessados e estudiosos de Ufologia no Brasil tenham um respaldo para suas atividades”, disse Gevaerd. De fato: hoje, não há ufólogo ou ufófilo no Brasil que não tenha como referencial para suas atividades as publicações e iniciativas do CBPDV.