Escreva para esta seção e UFO publicará sua carta, mas envie-a datilografada, legivelmente assinada e endereçada para: Revista UFO, Seção Cartas. Caixa Postal 2182, 79008-970 Campo Grande (MS).
Divulgação de UFO
Trabalhamos na imprensa escrita e em rádios de Curitiba, mas não conhecíamos a Revista UFO ate que acontecesse o 5º Congresso Internacional de Ufologia, promovido por Rafael Cury. Assim, tomamos a liberdade de fazermos a divulgação da revista, que achamos interessantíssima, e esperamos que não se importem. Aproveitamos para nos colocar à sua disposição.
Dirce e Cláudio Alves,
Curitiba (PR).
A Revista UFO agradece sua iniciativa e disposição em colaborar com sua difusão e crescimento!
Grupos de Pesquisas
Estamos muito contentes com o retomo de UFO, que está bem mais dinâmica e moderna do que as edições passadas. Gostaríamos de pedir ao CBPDV que acrescentasse nosso endereço à relação de grupos brasileiros de pesquisa, afim de que seus leitores possam conhecer nosso trabalho e intercambiar material.
Telmo Bitencourt de Brum Jr., Grupo de Estudos Ufológicos de Santiago (GEUS),
Santiago (RS).
Desejamos comunicar a fundação do Grupo de Pesquisas Ufológicas de Carapicuíba (GPUC), sendo que já iniciamos nossas atividades com a pesquisa de alguns contatados aqui da região e com a realização do nosso primeiro Simpósio de Ufologia, do qual participaram Arismaris Dias, Claudeir Covo, Luciano Stancka, Marcos Silva e Edson Boaventura. Gostaríamos de pedir à UFO que publique nosso endereço para correspondência. Endereço: R. Jacarezinho 235/35, Cohab, 06300 Carapicuíba (SP)
Adriano Richars, diretor do GPVC,
Carapicuíba (SP).
Estudioso de paranormalidade e Ufologia, criei há pouco tempo a Associação Matogrossense de Pesquisas Ufológicas (AMPU). Porem os encontros dos membros do grupo são raros. Por isso, gostaria de receber idéias e informações para que nossa associação não desapareça.
Ataide Ferreira da Silva Neto,
Várzea Grande (MT).
Por favor publiquem nosso endereço em UFO para podermos ser conhecidos de seus leitores. Endereço: R. Almin Almeida Castro 555, 59600-000 Mossoró (RN).
Centro de Estudos e Pesquisas de Fenômeno Ufológicas (CEPFU),
Mossoró (RN).
Gostaria que divulgassem o endereço do Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas Infanto-Juvenis (GEPUIJ) para que possamos nos corresponder com outros jovens ufólogos do país. Endereço: R Oswaldo Cruz 176. Santa Rita. 37701-161 Poços de Caldas (MG).
Leonardo Duart Bastos, presidente do GEPUIJ,
Poços de Caldas (MG).
Seriam os grupos de estudos ufológicos ainda mais não identificados do que os próprios UFOs?
Após a aquisição por nosso grupo de estudos da revista UFO 21, de abril passado, resolvemos escrever para 17 grupos de estudos ufológicos constantes às páginas 32 e 33 daquela edição. Nossa intenção foi apresentarmos nosso grupo de estudos e propor troca de correspondência de cunho ufológico. Mas qual não foi a nossa surpresa? Após vários meses (o período transcorrido ate hoje), simplesmente não recebemos uma só resposta àquelas nossas cartas. Entre as correspondências enviadas por nós, constam inclusive duas para Portugal que, até agora, também não foram respondidas… Aí perguntamos: seriam os grupos de estudos ufológicos ainda mais não identificados do que os próprios UFOs?
Grupo Independente de Estudos Ufológicos Ahura-Mazda (GIEUAM),
Rio de Janeiro (RJ).
Vídeos Ufológicos
Gostaríamos de sugerir que em seus catálogos de livros, filmes e materiais afins, se faça um breve relato e comentário sobre os mesmos. Sabemos que isto irá ocupar mais espaço, porem será uma publicação mais completa E quanto aos filmes, além do breve relato convém esclarecer, ao mencionar “cm idiomas originais”, que os títulos estão em Inglês.
Osvaldo Martins Munhoz, Comitê de Estudos e Pesquisas Ufológicas (CEPU),
Santo André (SP).
Sugestão anotada. Mas lembramos que os artigos do CBPDV são únicos no país, e por isso já bem conhecidos do público e leitores de UFO.
UFOs e a NASA
Com relação à UFO 22 e a matéria envolvendo a NASA e seus segredos sobre os UFOs, quero informar que esta instituição possuí em seus arquivos centenas de fotos misteriosas obtidas pelos módulos espaciais sobre o solo lunar.
Alexsandro Martins,
Curvelo (MG).
Os UFOs de Iporanga
Quero parabenizar UFO pela sua qualidade, que melhora a cada edição, e a sua nova periodicidade. A matéria publicada na edição 23, sobre as ocorrências ufológicas em Iporanga, foi muito bem explorada, porem achei infeliz a colocação do colega Edson Boaventura Jr. quando se refere várias vezes às pessoas que vivem naquela região como sendo ignorantes, palavra um pouco forte. No ano passado, tive o imenso prazer de conhecer, aqui mesmo em Sorocaba, o Sr. Nadier, que nos mostrou ser uma pessoa muito humilde e sensata. Participei de uma reunião com ele numa chácara, onde encontravam-se pessoas de renome, dentre médicos, professores e engenheiros. Lá, pudemos presenciar o fenômeno que o Sr. Nadier (junto com outras pessoas) causam sobre folhas, gravetos, insetos e até mesmo pedras, que ficam fluorescentes. Isto mostra que o fenômeno não pode ser causado naturalmente pelo solo, pois estávamos a 230 km de Iporanga e dificilmente o solo daqui teria as mesmas características.
Celso Roberto Lopes (engenheiro),
Sorocaba (SP).
Tendo em vista a extraordinária importância dada aos fenômenos do Vale do Bethary e Iporanga, e tendo participado de toda a conturbada pesquisa na área, que causou diversos dissabores, gostaria de tecer as seguintes considerações. Primeiro, o Sr. Nadier Jorge da Mota é tratado nas matérias de UFO 23 como sendo guia e consultor do fenômeno, além de “um homem que transcende a própria Ufologia, o Meier brasileiro”. Infelizmente, senhores, se o suíço já era falso, deste então nem há o que se dizer, Pelo menos o estrangeiro primou pela exuberância de suas fraudes, enquanto o nosso optou por histórias e truques ridículos. Todo o interesse do referido contatado é de criar uma nova religião ufólatra e galgar a prefeitura de sua cidade, como vem sempre tentando às custas da popularidade de seus alegados contatos.
Carlos Alberto Millan, Grupo Tau-Seti de Ufologia e Espiritualidade,
São Paulo (SP).
Desejo parabenizar a Revista UFO pela sua 23a edição, que demonstra mais uma vez a realização de um trabalho serio e responsável. Parabéns também ao ufólogo Edson Boaventura Jr. e o Grupo Ufológico do Guarujá (GUG), assim como à Sandra Hasmann. Foi um ótimo trabalho feito sobre Iporanga.
Ana Vera de Oliveira (Projeto Channeling),
São Paulo (SP).
Ufonautas Especiais
Depois de ler várias vezes o artigo de Edson Boaventura, em UFO 23. cheguei a concordar com ele sobre a importância desta pesquisa, não em sentido de bairrismo brasileiro, mas na eventual comprovação de uma confraternização entre certos ufonautas – como aqueles do Sr. Nadier Jorge da Mota, em Iporanga, e os das Plêiades, contatados pelo Sr. Eduard Meier. O curioso é que ambos os tipos de ufonautas citam a volta do Nazareno em seus contatos, com a diferença de que os das Plêiades insistem no nome verdadeiro de Imanuel, declarando que o nome Jesus Cristo lhe foi impingido posteriormente.
Walter K. Bühler, Sociedade Brasileira de Estudos dos Discos Voadores (SBEDV),
Morro Azul do Tinguá (RJ).
Camisetas Ufológicas
Gostaria de adquirir uma camiseta do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores. Se tiverem este tipo de camisa, é favor enviar-me o preço.
Flaviano José Moreira de Oliveira,
Ressaquinha (MG).
Lamentamos informar que o CBPDV não tem mais produzido camisetas há vários anos, e nem pretende reiniciar tais atividades, apesar da sadia insistência dos leitores.
Contatos Imediatos ao Vivo
Solicito informação sobre como e onde adquirir a fita cassete Contatos Imediatos ao Vivo, parte I, cuja direção foi de Irene Granchi, narração de Alfredo Canthé e roteiro de Luiz Carlos Maciel. Gostaria de saber se existem os números 2 e 3 da fita e como adquiri-los.
Arthur Adão Filho,
São Paulo (SP).
A fita pode ser obtida diretamente com a ufóloga Irene Granchi, através do endereço: Centro de Investigação Sobre a Natureza dos Extraterrestes (CISNE). Rua das Palmeiras 93/401, Botafogo, 22270 Rio de Janeiro (RJ) A Revista UFO recomenda a fita a todos os interessados, por ser a primeira no gênero a ser produzida no Brasil e pelo seu inestimável valor casuístico e histórico.
UFOs na História
A história da Ufologia tem pouco mais de quarenta anos, desde o primeiro encontro de um piloto americano com um UFO. Mas muitos pesquisadores lembram que os povos antigos sempre falavam de encontros com seres que vinham do espaço para ajudar os homens – e, muitas vezes, destruíram aqueles que não seguissem suas ordens.
Paulo Rios da Costa Filho,
Rio de Janeiro (RJ).
Colaborações Editoriais
Gostamos muito da reportagem de Edson Boaventura Jr. sobre os UFOs em Iporanga. Desejamos reconhecer a importância desta conceituada revista ao divulgar mais artigos nacionais, porque acreditamos na pesquisas dos talentosos e persistentes pesquisadores brasileiros, que além de lutar com dezenas de dificuldades, ainda contam com uma crise financeira brutal. De que forma podemos enviar pesquisas do Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas (CEPEX) para serem publicadas em UFO?
Osvaldo Mondini, presidente do CEPEX,
Sumaré (SP).
UFO é essencialmente aberta à contribuições editoriais e incentiva os grupos a enviarem artigos para publicação, que devem ser datilografados em espaço 4 e acompanhados de boas fotos legendadas.