Roswell: Novas Revelações
Donald Schmitt
Biblioteca UFO, 2016
O mais emblemático evento ufológico ocorrido até hoje é, sem questionamentos, o Caso Roswell. Acontecido em julho de 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial e apenas duas semanas depois do famoso avistamento do piloto Kenneth Arnold, que deu origem à Era Moderna da Discos Voadores, Roswell jamais morrerá.
Roswell é um mosaico formado por conspirações, intimidações, mentiras, medo, farsas, violência, desenvolvimentos científicos, violação de direitos civis e mais uma série de situações escabrosas que demorarão décadas para serem esclarecidas. E é disso que trata o novo livro do pesquisador Donald Schmitt. O autor não apenas conta a história da queda de uma nave extraterrestre nos arredores da cidade do estado norte-americano do Novo México, como narra os acontecimentos por meio da voz das testemunhas. O livro é impressionante.
São centenas de relatos que foram colhidos ao longo dos anos, todos eles de observadores civis e militares que evidenciam o passo a passo dos acontecimentos, do acobertamento e da ação truculenta e intimidatória do Governo e do Exército dos Estados Unidos sobre todas as testemunhas. Muitos relatos foram colhidos no leito de morte de oficiais que, ao verem se aproximar o fim de seus dias, não quiseram levar consigo os segredos que guardavam. De todos os livros já escritos sobre o assunto, Roswell: Novas Revelações é o mais completo deles.
Na obra descobrimos o que acontecia nos céus da região antes da queda da nave, como a população local reagiu aos acontecimentos antes de a notícia chegar aos ouvidos oficiais, o que houve com a imprensa e como, depois de a história ser abafada para a população, ela continuou a crescer em círculos muito restritos. Schmitt nos fala das pesquisas feitas por cientistas e militares e nos conta, em detalhes, como Roswell lançou as bases do acobertamento que até hoje é feito sobre tudo que tenha relação com UFOs.
Imperdível pelas revelações que faz e pela forma didática e agradável como foi escrito, o livro tem o condão de mostrar de forma simples e convincente, contando com a sinceridade das testemunhas, que de fato uma nave extraterrestre caiu em nosso planeta. E mais: ele mostra como as consequências desse fato influenciam até hoje a percepção das pessoas em relação à vida extraterrestre.
Arquivos UFO: Casos Ufológicos I
Thiago Luiz Ticchetti
Clube dos Autores, 2013
A maioria de nós conhece os casos mais famosos da Ufologia, como Roswell, Travis Walton, Varginha e Operação Prato, mas seriam apenas esses os grandes episódios ufológicos? Quantas outras ocorrências existem, talvez até mais espetaculares do que os grandes casos, sobre as quais mal ou nada ouvimos falar? Esta é justamente a proposta da série Arquivos UFO: Casos Ufológicos, em seu primeiro volume. O autor lista e analisa casos importantes e pouco conhecidos de
vários países.
Entre os incidentes relatados estão casos como o ocorrido com o policial Lonnie Zamora, em 14 de abril de 1964, em um deserto próximo à cidade de Socorro. O livro traz também um estudo o Caso McMinnville, de 1950, que envolve algumas fotos de um UFO consideradas autênticas, e o Caso Flatwoods, de 1952, testemunhado por várias pessoas e contando com diversas evidências físicas da passagem de um disco voador.
Mais uma vez Ticchetti lança um livro que, além de ser interessante para conhecermos melhor os caminhos da Ufologia, é de extrema utilidade para pesquisadores e interessados. Uma das marcas deste incansável autor.