UFO no exterior
O escritório da Biblioteca do Congresso Americano no Rio de Janeiro adquire publicações brasileiras, enviando-as à sua sede em Washington, EUA. E de grande importância para nosso trabalho a informação corrente sobre publicações brasileiras. Por isso, solicitamos a gentileza de incluir o nosso escritório entre as instituições que recebem regularmente seus catálogos e listas.
James C. Armstrong, Library of Congress Office,
Rio de Janeiro (RJ).
• UFO (junto a demais produtos editoriais produzidos pelo CBPDV) é regular e gratuitamente remetida às entidades culturais, bibliotecas e organizações de atividades congêneres no Brasil e exterior. Com prazer!
Tradutores voluntários
Tento grande interesse em participar plenamente das atividades da Revista UFO e gostaria de colaborar oferecendo meus serviços de tradutor amador. Traduzo textos em inglês. Leio UFO desde que foi lançada e me bateu uma profunda tristeza quando após o número 20 não a encontrei mais na banca. Espero que agora sua periodicidade seja mantida constante.
Sérgio Sacani Sancevero,
Uberlândia (MG),
Em primeiro lugar, permita-me parabenizar toda Equipe UFO pelos excelentes artigos do último número (21), que tratou da importante questão das abduções no fenômeno UFO. Parabéns, também, pelo esforço em aprimorar a programação visual tia revista. Em outra oportunidade gostaria de dar algumas sugestões construtivas. A razão pela qual escrevo é colocar-mc à disposição para traduzir alguns textos de originais em inglês ou espanhol. Estou fazendo curso de pós-graduação em Jornalismo mas disponho de algum tempo para o trabalho de tradução para revista UFO.
Jair Guimarães Rangel,
Contagem (MG).
• UFO recebe uma quantidade imensa de material publicado no exterior, razão pela qual necessita e agradece a colaboração de voluntários para realizar sua tradução. Este serviço é remunerado com uma assinatura da revista. Os interessados são bem-vindos em escrever-nos indicando o idioma que traduzem.
Livros raros
Sou assinante da revista UFO e comprador dos produtos nela anunciados. Também sou admirador do general Uchôa, mas não consigo comprar as obras do referido autor! Tenho seu livro Mergulho no Hiperespaço e gostaria de completar minha coleção, para o que gostaria de receber sua ajuda, Não há nas livrarias do Recife nenhum título desse autor desde há muitos anos. Assim, resta-me comprá-los pelo reembolso postal, mas não sei a qual editora me dirigir.
Fernando Miguel Fernandes,
Recife (PE).
• Pelo que sabemos, as obras do general Uchôa – enfermo gravemente há 5 anos – estão esgotadas. O único meio de tentar obtê-las, assim, é através de sebos. Nós também gostaríamos de relançar alguns dos livros daquele saudoso pesquisador, mas nossas tentativas de contato com a editora foram infrutíferos.
A volta de UFO
Acusamos o recebimento de UFO e ficamos muito felizes por sua volta, uma vez que é leitura muito concorrida em nosso Centro de Pesquisas.
Eduardo Mondini, Centro de Estados e Pesquisas Exológicas (CEPEX),
Sumaré (SP).
Felicito UFO por adotar um padrão que, ao meu ver, é bem superior ao que tinha até o n° 20. Seu formato atual (21,5 x 28 cm) é mais profissional e universalmente adotado. Igualmente, os textos são claros e sua diagramação parece ser bem cuidadosa. Espero sinceramente que esta nova tentativa da revista em manter-se mensal seja premiada com o reconhecimento de seus leitores e assinantes.
Hilário T. Rodrigues,
Porto Alegre (RS).
Fiquei muito feliz ao voltar a receber a UFO, que assino desde o n° 1. Apesar da interrupção de quase um ano, nunca perdi a fé no trabalho de vocês. Parabéns pelo novo formato.
Ana Cristhina Amarante,
Curitiba (PR).
UFO voltou ótima. Além de ser leitor assíduo, também sou jornaleiro e quero dizer que seu novo formato ajudará em muito a sua venda nas bancas, pois agora ela cabe direitinho na estante. Antes, até o n° 20, era muito difícil acomodá-la. Os textos da edição 21, sobre as abduções, também estão excelentes.
Luiz Mário Jorge Ychii,
São Paulo (SP).
O novo modelo gráfico e editorial de UFO está pior do que antes. O melhor modelo foi o do nº 20. Seu novo formato também está ruim, e faço votos, como assinante, para que a revista volte a ser como antes, com 30 por 22 cm. Quero também cobrar, como foi prometida, volta de Luiz Gonzaga Scortecci de Paula em UFO. Apesar de ter melhorado, a revista ainda está deixando a desejar com relação à fotos e ilustrações. Parabéns à Equipe UFO pela apresentação dos importantes e esclarecedores artigos do último exemplar, especialmente o da brasileira Gilda Moura.
Alexsandro Martins,
Curvelo (MG).
• UFO agradece as mais de 100 cartas recebidas, com elogios, sugestões e críticas ao novo formato editorial que está empregando desde o n° 21. Nossa intenção, com tais mudanças, é aperfeiçoar a revista e torná-la um veículo mais dinâmico de transmissão de informações ufológicas. Para tanto, precisamos continuar contando com a opinião de seus leitores. Quanto à participação de Luiz Gonzaga, esperamos que ele leia sua cobrança (que é reforçada pela de muitos outros leitores) e nos envie o “artigo-bomba” que estamos aguardando há meses. Estamos tão ansiosos quanto nossos leitores!
Vídeos ufológicos
Comprei o vídeo “Contatos Extraterrestres: Qual é a mensagem?” e fiquei muito surpreso ao recebê-lo em inglês, sem legendas nem dublagens em português. O título indica que é em português, peço que me esclareçam a questão.
Mário Nogueira Rangel,
São Paulo (SP).
• Infelizmente, não há nenhum vídeo de produção profissional (ou semi), sobre Ufologia, em Português, todos os existentes no mundo, dos Estados Unidos à Europa, da América Central ao Japão, estão em Inglês ou outros idiomas. Os vídeos que o CBPDV oferece são cópias autorizadas dos originais, que estão naquele idioma. Embora tenhamos autorização para copiá-los, não a temos para dublá-los ou legendá-los – o (que seria fácil para nós, com o equipamento que dispomos. Para sanar esse problema, estamos produzindo documentários profissionais próprios do CBPDV, como anunciados nesta edição (códigos VC-50 e 51).
UFO no Jô Soares
Fiquei muito contente por ter assistido a entrevista de Gevaerd no Programa Jô Soares Onze e Meia, Estava muito boa, parabéns. A respeito do censo que o CBPDV está realizando, os boletins ortoténicos que a União Brasileira para a Pesquisa de Discos Voadores (UB-PDV) tem elaborado trazem toda a informação que nos chegou nestes últimos quatro anos, no que se refere à casuística.
Rogério Porto Breier, presidente da UBPDV,
Gravataí (RS).
Gostaria de parabenizá-los por sua participação no Programa Jô Soares e expressar minha satisfação pela gentileza e atenção dispensada aos amigos do CBPDV através da correspondência enviada de tempos em tempos. A situação brasileira está difícil, é verdade, porém é indiscutível e bastante louvável o esforço e a determinação de todos vocês do CBPDV!
Fernando Hugo Portela Pimentel,
Fortaleza (CE).
O ponto alto da entrevista de Gevaerd ao Jô Soares, para mim, foi quando o entrevistador o provocou instigando-o a dizer que já tinha visto um UFO, para por em jogo sua honestidade e seu caráter, embora Gevaerd já tivesse afirmado a ele, e insistido, que nunca havia visto um. Com esta atitude, Gevaerd representou todo o universo de sérios adeptos da Ufologia, tão ridicularizada pelos meios de comunicação, inclusive pelo Jô Soares.
Lafayete Cyríaco,
Macaé (RJ).
UFO chega à Índia
Faz bastante tempo que não recebemos notícias do CBPDV, o que não nos impede de procurarmos obter a UFO de vez em quando, aqui na Índia. Espero que toda sua Equipe esteja em plena atividade e com tranqüilidade. Envolvido em atividades ufológicas e outras, é muito difícil, por absoluta falta de tempo, manter atualizada a correspondência, especialmente com as constantes viagens que realizo tanto no exterior como no país. Mas temos colhido bons frutos na área ufológica e aproveito para enviar um recorte de jornal Gomantak Times, da cidade de Panjim, Estado de Goa, aqui da Índia, de 22/02/1993, que noticia que um disco voador fez uma aterrissagem na cidade de Jagdalpur, no Estado nordestino de Madhya Pradesh. Obviamente, esta notícia é de interesse da revista UFO e peço que a publique numa das próximas edições.
Antonio Peregrino da Costa,
Índia.
• Agradecemos a atenção de nosso correspondente na Índia, sempre prestativo e alento ao que ocorre em seu país, e publicamos a seguir a matéria remetida:
Disco Voador Aterrissa em MP (Agência de Notícias UNI). Jagdalpur, MP – O povoado neste distrito tribal de Madhya Pradesh ficou apreensivo quando observou um disco voador (Objeto Voador Não Identificado, UFO) emitindo faíscas coloridas quando sobrevoava a pista de aterrissagem nesta localidade, por alguns segundos. Aqueles que observaram o “objeto celestial” na sexta-feira, dia 19/02/93, pela tarde, eram inclusive funcionários dos Departamentos de Defesa e de Meteorologia da Índia, além de residentes da localidade. O Departamento de Meteorologia confirmou o avistamento do UFO e afirmou o fato, dizendo também “que aquilo poderia ter sido um asteróide, cujas faíscas poderiam ter sido causadas pela combustão ao entrar na atmosfera terrestre…”