Contagem regressiva para o maior momento da Ufologia Brasileira
Até a data de fechamento desta edição, 01 de outubro, a Comissão Organizadora do IV Fórum Mundial de Ufologia — o I UFOZ 2012 — já contabilizava mais de 300 inscrições efetivadas e cerca de 300 reservas para o evento que vem sendo considerado aquele que irá marcar o maior momento da Ufologia Brasileira em muitos anos. A julgar pelo andamento dos pedidos de adesão, é bem possível que o encontro reúna em Foz do Iguaçu público superior a 700 pessoas — e não apenas brasileiros, mas também de diversos países. Enfim, já não resta dúvida de que estão definitivamente de volta os grandes congressos ufológicos em nosso país.
O I UFOZ 2012 vem sendo planejado de maneira meticulosa e orquestrada para que nada falte e todos os principais aspectos da Ufologia e de sua atualidade estejam incluídos. Organizado pela Revista UFO com apoio da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e de várias instituições de Foz — notadamente o Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) e a Itaipu Binacional —, o evento se materializa a cada dia. Quando esta edição estiver circulando nas bancas, a partir de 25 de outubro, já estarão sendo anunciadas grandes surpresas que os organizadores estão deixando para os momentos finais.
Cobertura internacional
O que de novo já está confirmado é que equipes da revista norte-americana Open Minds, que tem uma TV online homônima, e do programa mexicano Tercer Milénio, capitaneado por Jaime Maussán, já estão entre os muitos veículos de imprensa internacional a se fazerem presentes em Foz. Correspondentes de revistas especializadas de vários países, como a espanhola Más Allá, a italiana UFO Notiziario e a chilena Muy Interesante, também já anunciaram sua vinda para fazerem a cobertura do I UFOZ 2012. A Open Minds ainda ofereceu ao evento uma palestra exclusiva do consagrado ufólogo Antonio Huneeus, que já é considerado parte do elenco.
A Comunidade Ufológica Brasileira se prepara para a realização, em dezembro, de seu maior evento desde 1997, o IV Fórum Mundial de Ufologia ou I UFOZ 2012, um congresso que reunirá estudiosos de todo o planeta em Foz do Iguaçu e lançará a nova fase da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já.
Outra boa surpresa, bastante comemorada, é a participação de autoridades militares da Força Aérea Brasileira (FAB), entre os quais, com destaque, o brigadeiro José Carlos Pereira, o mentor da abertura ufológica no país que aderiu à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já e ajudou os ufólogos como intermediário entre eles e o comando da Aeronáutica — seu esforço foi decisivo para a liberação de milhares de páginas de documentos ufológicos antes secretos. Pereira, que foi longamente entrevistado por este editor [Veja edições UFO 141 e 142, agora disponíveis na íntegra em ufo.com.br], aceitou o convite formulado e participará dos trabalhos.
Força da Ufologia Brasileira
A expectativa da Comunidade Ufológica Brasileira de que o I UFOZ 2012 marque uma nova fase no tratamento do tema em nosso país é plenamente justificável. Desde a primeira edição do Fórum Mundial de Ufologia, em Brasília, em 1997, nenhum evento na área reuniu elenco tão grande de conferencistas. “Será a oportunidade de mostrarmos a força da nossa Ufologia para a sociedade e para o mundo, em demonstração clara de que aqui tratamos seriamente da presença alienígena na Terra”, declarou Marco Petit, coeditor da Revista UFO.
Como amplamente anunciado desde o começo dos preparativos, o IV Fórum Mundial de Ufologia será centralizado em duas questões cruciais: a de que estamos em contagem regressiva para um contato definitivo com outras humanidades, e que é chegada a hora de os governos revelarem seus segredos sobre os UFOs à sociedade. Todos os conferencistas foram convidados a concentrarem suas apresentações em ambos os itens. “É importante transcender aos congressos normais de Ufologia e tratar do âmago da ação na Terra de outras espécies cósmicas, que é o fato de estarmos na iminência de um contato franco com elas”, declarou um dos mais aguardados conferencistas do evento, o ativista norte-americano Stephen Bassett.
Em Foz do Iguaçu, cidade eleita para sediar o evento por suas riquezas naturais e por estar no centro do continente, também é grande a expectativa em torno do I UFOZ 2012. Sua população abraçou a proposta de se fazer seu evento lá e torce para que ele seja repetido todos os anos no município, que informalmente trocou seu tradicional slogan “O Destino do Mundo” para “Agora Também um Destino de Outros Mundos”.