UFO 189
Muito interessante o texto UFOs na África, do pesquisador angolano e novo consultor da Revista UFO Luis Vieira de Matos. Praticamente mergulhei nas histórias de avistamentos ufológicos reais ocorridos naquele país, contadas por ele. Imagino o que mais o continente deve esconder do conhecimento público quanto à presença alienígena na Terra.
Timóteo Nunes,
Campinas (SP)
Acordos ufológicos
Que belo exemplo deram o Chile e o Uruguai ao assinarem um tratado para cooperação em pesquisas ufológicas no continente. De um lado, o general chileno Ricardo Bermúdez, do Comité de Estudios de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA), e do outro o coronel uruguaio Ariel Sánchez, da Comisión Receptadora y Investigadora de Denuncias de Objectos Voladores No Identificados (Cridovni), estão de parabéns pela iniciativa registrada na seção Mundo Ufológico de UFO 189. Gostaria muito de ver algo assim envolvendo o nosso país…
Joaquim Nazário Campos,
por e-mail
A iniciativa chilena e uruguaia não tem precedente, e por sorte a Revista UFO está acompanhando o processo para apresentar às nossas autoridades. Se há países como aqueles, que têm economias e geopolíticas tão menores que o Brasil, imagino o que não poderiam fazer nossos militares da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre UFOs aqui?
Inez Conta Montanha,
Curitiba (PR)
Fraudes na Ufologia
Eu sei que “eles” estão por toda parte, mas o fato é que as fraudes no meio ufológico parecem ser bem mais numerosas do que os casos autênticos. Isso é o que se vê na nota UFOs em Brasília e Maringá, da seção Casuística Ufológica de UFO 189. Ali fica evidente que há gente muito mal intencionada para enganar os ufólogos.
Rui Castello Branco,
por e-mail
Casuística da Argentina
Bastante interessante a entrevista com o ufólogo Luis Burgos, na seção Diálogo Aberto de UFO 189, com o título A Rica Casuística Ufológica da Argentina é Também uma das Mais Ativas do Mundo. Burgos merece o respeito dos ufólogos de todo o mundo por desenvolver um excelente trabalho de investigação de campo, que é a base da Ufologia. Mas me admirei ao ler que ele não acredita nos esforços da Força Aérea Argentina (FAA) para pesquisar o assunto oficialmente — o que deveria ser aplaudido por todos os ufólogos daquele país.
Rogéria Mariana Silva,
por e-mail
A entrevista concedida pelo ufólogo argentino Luis Burgos à consultora da Revista UFO Mirta C. Rodriguez Corderí, apresentada na seção Diálogo Aberto de UFO 189, mostra o quão ativos são os discos voadores no país vizinho, assim como também mostra que os ufólogos de lá são incansáveis batalhadores pela verdade. Parabenizo Burgos e Mirta.
José Genial Menezes,
São Paulo (SP)
Sou ufólogo no interior de Minas Gerais há quase uma década, acompanhando tudo que posso. Mas embora não tenha nem uma fração da experiência do entrevistado da seção Diálogo Aberto de UFO 189, o argentino Luis Burgos, percebo-me como ele, quando diz que “a sensação que sinto por ter feito Ufologia durante toda a minha vida é de alegria e de felicidade por saber que, se fosse preciso, faria tudo de novo”. Parabéns ao Burgos por seu trabalho exemplar.
Milton Campos O. Dias,
Montes Claros (MG)
Caso Varginha
Surpreendi-me com a seção Em Foco de UFO 189, assinada pelo consultor Renato A. Azevedo, em que ele trata da polêmica em torno do Caso Varginha. Ele diz que nem mesmo o negacionismo de certos segmentos da sociedade, disfarçado de ceticismo, foi suficiente para arranhar o prestígio do caso. E garante que o episódio “se mantém firme pela qualidade inigualável da investigação que o revelou ao mundo e devido à impressionante quantidade de evidências levantadas”. Isso pode ser verdade, e não duvido. Mas o que ainda resta apurar é o que fez o doutor Ubirajara Franco Rodrigues mudar seu posicionamento quanto ao acontecimento de maneira tão radical e esdrúxula. Esse, sim, é um mistério a ser apurado.
Johanna Maria Schunnig,
Campo Largo (PR)
UFOs na África
Até que enfim a Revista UFO, que se especializou em apresentar a casuística ufológica brasileira, aborda o rico repertório daquele continente — embora tenha se restringido à Angola. E não poderia ter sido mais bem escrito o texto UFOs na África, senão por um nativo daquele continente. Quero parabenizar e também agradecer ao consultor da Revista UFO Luis Vieira de Matos, assim como o artista Rafael Amorim, o primeiro pela detalhada narrativa dos casos que pesquisou e, o segundo, por ilustrar a capa e a abertura da matéria.
Romildo Nunes Júnior,
por e-mail
O segmento Resgate de um UFO Documentado, do texto UFOs na África, de autoria do ufólogo angolano Luis Vieira de Matos e publicado em UFO 189, contém a narrativa detalhada e minuciosa de um caso espantoso. Não me recordo de ter visto algo parecido ao que ele relata — o resgate de uma nave alienígena por sondas ufológicas — em parte alguma da literatura ufológica, ainda mais com tamanha precisão. Parabéns ao autor pelo excelente trabalho.
José Carlos Minerva,
São Paulo (SP)
Gostei muito do texto UFOs na África, do pesquisador e consultor da Revista UFO Luis Vieira de Matos, em UFO 189. O artigo mostra a ponta do iceberg, que é a abundante casuística ufológica daquele continente, subestimada por ufólogos de outras partes do mundo — como tudo o que vem da África. Creio que a Revista UFO deveria fazer um esforço para também tratar de casos em outros países africanos, onde há indícios de que as visitas de ETs são igualmente intensas.
Janete Romeu Picinnini,
Rio de Janeiro (RJ)
Ufologia e feitiçaria
É no mínimo curioso o texto No Sudão, um Feiticeiro Local Estabeleceu Contatos com Extraterrestres e Adquire Estranhos Poderes, de Luis Vieira de Matos, em UFO 189. A descrição de como o feiticeiro No Shadow [Sem Sombra] adquiriu e demonstra suas faculdades paranormais é marcante. Sempre acreditei que membros de sociedades tribais ancestrais, tanto na África quanto em qualquer outro país, tenham contatos com entidades alienígenas, e o texto agora prova isso.
Thereza Maria Arruda,
por e-mail
A matéria sobre o feiticeiro No Shadow [Sem Sombra] em UFO 189 me chamou muita atenção, especialmente quando o autor diz que ele usava telepatia para se comunicar com quem o procurava. “Quando eu ia responder o que me perguntava, ele já sabia o que eu ia dizer”. Isso, associado ao fato de que as curiosas esferas de vidro lhe foram dadas por um evidente ser extraterrestre, deixa claro que também na África os líderes religiosos indígenas sabem mais do que supomos sobre a presença alienígena na Terra.
Carlos Alberto Casagrande,
Feira de Santana (BA)
Videoteca UFO
Adquiri assim que foram lançados os novos documentos ufológicos da Revista UFO, O Enigma das Sondas, Uma Presença Milenar e Agroglifos: O Toque de Despertar [Respectivamente códigos DVD-053, DVD-054 e DVD-055. Confira na seção Shopping UFO desta edição e no Portal UFO: ufo.com.br], e gostaria de parabenizar a direção da publicação por estar sempre à frente da expectativa dos leitores, colocando à disposição DVDs e obras tão interessantes sobre o Fenômeno UFO.
José Martins Canto,
por e-mail
Assim como o leitor Carlos Alberto Costa, de Brasília, se manifestou na seção Ponto de Encontro de UFO 189, eu também considero os DVDs da coleção Videoteca UFO a melhor fonte de informação que existe em nosso país sobre os discos voadores. Acompanho o esforço da publicação para lançar com regularidade os títulos que são anunciados, e compro sempre. Posso recomendá-los a qualquer pessoa, porque realmente reconheço sua qualidade, tanto visual quanto informativa.
Maria Helena Matoso,
São Bernardo do Campo (SP)
Tendo adquirido os recentes documentários da Videoteca UFO — O Enigma das Sondas, Uma Presença Milenar e Agroglifos: O Toque de Despertar [Respectivamente códigos DVD-053, DVD-054 e DVD-055. Confira na seção Shopping UFO desta edição e no Portal UFO: ufo.com.br] —, gostaria de dizer que fiquei surpreso especialmente com o que vi em O Enigma das Sondas, que mostra revoadas de dezenas e até de centenas de sondas ufológicas sobre centros urbanos populosos. Como pode algo assim ocorrer e as autoridades nada fazerem?
Philippe van Kloot,
São Bento do Sul (SC)
Área Q estreia
O consultor da Revista UFO Renato Alonso Azevedo sempre nos presenteia com excelentes textos sobre as últimas — e às vezes as clássicas — produções do cinema mundial. Não foi diferente agora, quando li o texto Área Q: A Casuística Ufológica Cearense Inspira Filme de Ficção Científica, em UFO 189. Confesso que não estava animado para assistir ao longa-metragem, mas Azevedo me convenceu. Fui e gostei muito de Área Q, que, aliás, parece ser um reflexo fiel do que ocorre por aquelas paragens do Brasil.
Hélio Dimensional,
por e-mail
Gostei muito da matéria Área Q: A Casuística Ufológica Cearense Inspira Filme de Ficção Científica, de Renato Azevedo, em UFO 189. Particularmente, apreciei bastante a entrevista que ele fez com o ator Murilo Rosa, em que ele diz que se interessa muito pelo assunto UFO e acredita que exista vida em algum outro lugar desde universo. “Isso é o mais provável”, declarou Rosa. Bem, na verdade, isso é o óbvio, Murilo! Mas, seja como for, o fato é que a obra realmente ajudará na compreensão da presença alienígena na Terra por parte das pessoas mais alheias ao tema. Parabéns ao Azevedo e à equipe que fez o filme.
Dalton Cesário Mendonça,
Florianópolis (SC)
Ufologia em Peruíbe
Eu tinha me programado para comparecer a essa verdadeira “festa” da Ufologia Brasileira, que ocorre anualmente em Peruíbe, mas na última hora não pude ir. Lamentei imensamente, porque considero essa uma grande oportunidade para colocar em dia informações sobre discos voadores e seres extraterrestres. Especialmente nesse ano, que contou com tamanho número de conferencistas tão gabaritados. Mas em 2013 estarei lá.
Regina Silva,
Salvador (BA)
O texto A Ufologia Brasileira se Reúne em Novo Grande Evento em Peruíbe, de Paulo R. Poian, na edição 189, dá uma dimensão do que ocorreu naquela cidade do litoral paulista, onde, de maneira inédita, uma administração municipal reconhece a importância do debate sobre a presença alienígena na Terra e promove o congresso. Quem dera outras prefeitas, como a senhora Milena Bargieri, e outros secretários de Turismo, como o senhor João Fioribelli Júnior, vissem a importância disso e fizessem o mesmo em suas cidades.
Judite Alcântara Mello,
por e-mail
Estive no 8º Encontro Ufológico de Peruíbe, que ocorreu simultaneamente à 2ª Conferência Internacional Sobre Vida Extraterrestre da Jureia, em abril passado naquela cidade linda e hospitaleira. Assisti a todas as palestras e posso dizer que saí do congresso satisfeita por ter podido dele participar. Quero parabenizar a Prefeitura Municipal de Peruíbe e sua Secretaria de Turismo por realizarem um evento dessa magnitude, mostrando à população qual é a verdade sobre “aqueles” que nos visitam.
Maria Helena Barros,
por e-mail
Os leitores comentam
Sou antropólogo e ufólogo, moro no interior de São Paulo e costumo viajar muito. Faço muitas matérias e documentários, mas não os divulgo, pois estou juntando material. Tenho muitos pontos catalogados com avistamentos e contatos físicos com seres em outros pontos do espaço, porém para isso seria necessário uma viagem para aquela região, que se encontra no centro do Brasil.
Daniel Castilla,
São José do Rio Preto (SP)
Portal da Ufologia Brasileira
O Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br] disponibilizou todas as palestras e depoimentos de testemunhas ufológicas no encontro do National Press Club, em Washington, Estados Unidos, o que é muito bom. Porém, o conteúdo está todo em inglês e sem legendas. Peço que as traduzam para que fiquem de fato acessíveis aos leitores da língua portuguesa.
Ramon de Andrade,
por e-mail
A intenção da Revista UFO e de seu site, o Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br] é fantástica, mas ou se leva a cabo uma Ufologia Científica e séria, ou, por outro lado, se desbanca para o obscurantismo e superstição do assunto. Qual vai ser a escolha que fará a Revista UFO? Isso é o que eu gostaria de saber.
João Menezes,
por e-mail
UFO homenageia seus antigos leitores
Alguns leitores da Revista UFO acompanham a publicação desde sua fundação, participando de todas as suas fases ao longo das últimas três décadas em que o veículo está ativo. Um dos mais assíduos deles é o gaúcho Elviro Walter Ziebell, com 86 anos, residente em Venâncio Aires [Foto]. Descendentes de alemães, Ziebell acompanha a revista desde os primeiros exemplares, sem deixar de comprar as edições pontualmente. “Tenho na UFO a minha maior fonte de informações e possuo quase todos os exemplares”, diz. Especialista autodidata em retífica de motores, mas com conhecimentos em várias outras áreas, a Ufologia o apaixona desde criança — ele está sempre buscando novas informações sobre o tema. Sua paixão pelo assunto é tal que Ziebell adaptou um automóvel Kombi com duas camas, fogão e geladeira para viajar e conhecer novas localidades onde possa fazer vigílias — quando mais jovem, ao lado da esposa Silda, Ziebell percorreu o Brasil, chegando até a Amazônia.
Considerado pelos familiares como uma espécie de Professor Pardal, por sua inteligência e inventividade, construiu máquinas de lavar e torcer roupa e vários outros equipamentos industriais e domésticos. Recentemente localizou um galena, um tipo de rádio antigo que não usa pilhas, consertou-o e hoje capta estações de todo o mundo, ouvindo notícias sobre Ufologia e músicas sem gastar energia. “Acredito firmemente que não estamos sós e não perco nada que sai sobre o assunto”, finaliza. A Revista UFO agradece.
TERMÔMETRO DA EDIÇÃO ANTERIOR
A casuística ufológica é o meio mais seguro através do qual poderemos conhecer as intenções de nossos visitantes. E acho que a UFO tem dedicado bom espaço para ela, deixando claro que estamos de fato sendo observados por outras espécies.
Sara Mendes,
Rio de Janeiro (RJ)
Senhores, a verdade é que UFOs não existem e não há uma só prova de que tenham um dia passado por nosso planeta. Sendo assim, absolutamente de nada importa que os senhores façam pesquisas de avistamentos, pois eles são coisa de gente perturbada.
Nelson Marcondes,
Recife (PE)