Por Thiago Thicchetti
Objeto de formato piramidal sobre prédio do Citibank em Seoul
De acordo com a rede de TV sul-coreana Yonhap, em 24 de setembro, cerca de 50 pessoas em Seoul, capital do país, testemunharam um UFO sobre o prédio do Citibank. Kim Se-Hyeon, diretor de projetos, viu o objeto enquanto fotografava a frente do edifício. Ele enviou a foto para um centro ufológico para tentar determinar o que seria o artefato. Segundo Seo Jong-Han, chefe da entidade, “a probabilidade do objeto ser um UFO é muito grande devido às suas características. Enviamos a imagem para outros analistas no país e no exterior. Quando comparamos o foco na imagem do objeto e do edifício, a definição é similar, mostrando que dificilmente se trata de uma montagem”.
Imagem espetacular na Califórnia
Uma fantástica filmagem de um suposto disco voador foi feita em 14 de setembro em San Clement, Califórnia. O objeto não identificado capturado em vídeo era uma esfera verde-alaranjada enorme e muito brilhante — em intensidade que chamava a atenção. A imagem, feita em alta definição (HD), mostra o artefato soltando duas luzes vermelhas menores, possivelmente sondas, que desaparecem no ar. Quando é dado um zoom no UFO, ele toma uma forma hexagonal — pode ser efeito do próprio zoom, mas é também indicativo de que existe um objeto sólido no local. Levantou-se a possibilidade de se tratar de um meteoro, mas o tempo de filmagem — cerca de cinco minutos — descarta essa explicação. Além do que, o UFO mudava de cor, mantinha o seu brilho e em nenhum momento parece se desintegrar, como fazem meteoros quando entram na atmosfera. O caso está sob rigorosos estudos.
Chile invadido por formações
O Chile parece ter sido invadido por flotillas no final de agosto e meados de setembro, segundo informações de vários veículos de imprensa daquele país. Em 30 de agosto, dois estudantes filmaram uma esquadrilha de UFOs por volta das 21h00 sobre a capital, Santiago. As imagens foram exibidas pelo canal de TV Mega Notícias. Segundo o telejornal, os jovens estavam no 19º andar de um prédio quando viram que duas luzes circulavam a Cordilheira dos Andes. Eles não deram muita atenção ao fato, mas logo começaram a aparecer outras luzes que pareciam se fundir. “Elas mudavam de cor e forma. De um objeto surgiram outros três, e depois eles fizeram um círculo. Foi incrível”, disse Alberto Onetto, um dos rapazes que registrou os objetos. Em 12 de setembro, outra filmagem foi feita também em Santiago. Nela são vistos cinco objetos, sendo que quatro deles formam um triângulo e outro fica à frente da formação. O autor das imagens, Nestor Guzmán, disse que só viu uma luz e que as outras só foram notadas após ele rever a gravação.
Objeto em partida de baseball
Um dos esportes mais populares dos Estados Unidos parece que também faz sucesso junto a outro tipo de fãs. Um estranho artefato foi filmado em um jogo realizado em 10 de setembro entre o San Francisco Giants e o Los Angeles Dodgers, times populares da Califórnia. Enquanto a repórter da CBS Tania Walsh falava para as câmeras, um estranho UFO brilhante cortou o céu escuro. Chegou-se a dizer que poderia ser um balão, mas a velocidade do aparelho era muito grande. Em determinado momento ele faz uma curva e desaparece atrás das arquibancadas. A imagem já está sendo analisada por pesquisadores da MUFON de San Francisco, mas até o momento ainda não se tem uma resposta.
Chuva atrasa jogo, mas não UFO
Os torcedores que foram ao estádio da Universidade de Notre Dame, em Indiana, assistir ao jogo entre o time da casa e a Faculdade da Flórida do Sul pelo campeonato universitário, viram mais do que alguns touchdowns. Segundo o jornal eletrônico The Inquisitr [www.inquisitr.com], durante a paralisação do jogo, devido ao forte temporal com raios e trovões que atingiu a cidade, cinegrafistas amadores observaram vários objetos estranhos circundando a área do estádio. Algumas filmagens foram feitas e em uma delas é possível se ver um objeto cilíndrico brilhante fazendo manobras que seriam impossíveis de se realizar por qualquer tipo de avião ou helicóptero. “As imagens, apesar de intrigantes, ainda devem ser analisadas para uma conclusão mais acertada”, disse o pesquisador da MUFON em Indiana, Jill Beitz por e-mail a essa coluna.
Mais uma flotilla,agora na Costa Rica
Uma série de luzes no céu chamou a atenção de várias pessoas em Moravia, na Costa Rica, em 01 de setembro. A formação, muito parecida com as já habituais flotillas mexicanas, surpreendeu muita gente, inclusive o diretor da Unidade de Traumas do Hospital Nacional Infantil, Marco Vargas, e agentes do Organismo de Investigação Judicial da cidade. “Eu e muitos outros funcionários do hospital vimos aquelas luzes, que certamente não eram aviões”, disse Vargas. Segundo o canal de TV 7, as autoridades não registraram o aparecimento das luzes em seus radares — foram contadas 20 delas durante os 10 minutos de duração do fenômeno. O vídeo foi mostrado ao pesquisador costa-riquenho Alexis Astúa, que disse crer que sejam realmente UFOs. “As luzes são concretas e se movem lentamente em sincronia, o que descarta serem balões. Não houve registro de aviões ou helicópteros na área naquela noite”, disse Astúa. Há algumas semanas, moradores da cidade de Limón também filmaram estranhos objetos.
Testemunha perseguida por estranha luz na Austrália
Segundo o site australiano NT News [www.ntnews.com.au], um cidadão que estava viajando pelo interior do país ficou apavorado ao ser perseguido por um disco voador. Aiden — que não quis revelar seu sobrenome — dirigia há uma hora da cidade de Tennant Creek, no norte do país, em direção a Melbourne, no sul, quando notou uma luz brilhante seguindo-o de perto. No início ele pensou que fosse outro carro. “Aquele motorista deve estar dirigindo muito rápido, já que estava a 120 km/h”, disse. Mas quando olhou novamente, após alguns minutos, a luz estava muito brilhante, porém no céu. “Eu acelerei mais e depois, quando olhei mais uma vez, a luz já estava enorme e muito brilhante. O mais estranho é que era laranja e branca ao mesmo tempo”. Era do tamanho de um carro grande e seguiu a testemunha por 20 ou 30 minutos. “Eu disse a mim mesmo: ‘Não, eu não. Leve outra pessoa. Eu não tenho vontade de ir”. Para o ufólogo australiano Alan Ferguson, porém, o acontecimento é comum na região. Ferguson afirmou que os aborígenes já conhecem o fenômeno há séculos. São as famosas Luzes Min Min, uma espécie de Mãe do Ouro australiana.