Gary Heseltine
Sensacional a entrevista Precisamos Construir um Banco de Dados Mundial de Casos Ufológicos, com o ufólogo e policial inglês Gary Heseltine [Foto abaixo], em UFO 181. Ele nos apresentou uma visão abrangente e aprofundada do Fenômeno UFO, e nos mostrou como fazer Ufologia com qualidade — deixando claro que não é necessário ser detetive, como ele, para tratar o assunto com a necessária seriedade.
João A. Campos,
por e-mail
Parabéns à Revista UFO pela qualidade de suas entrevistas, como a que concedeu o policial inglês Gary Heseltine à edição 181. A escolha de entrevistados tem sido de alto nível, assim como seus temas. Mas não devemos deixar de reconhecer também que a publicação tem escalado bons entrevistadores para a tarefa, como é o caso de Marco Aurélio G. Veado, que conduziu o trabalho com Heseltine.
Maria Aparecida Vaz,
Cuiabá (MT)
Contato de sexto grau
Extremamente interessante o trabalho do médico cardiologista e consultor da Revista UFO Marco Aurélio de Seixas em UFO 181, Contato de Sexto Grau, em que aborda de maneira clara e responsável aquele que será o dia mais importante da história da humanidade: o do contato definitivo com outras espécies cósmicas. Sua análise de como ocorrerá esse momento é merecedora de muita reflexão.
José Dal Canto,
Arapongas (PR)
Concordo em gênero, número e grau com o estudioso Marco A. Seixas em seu texto publicado na UFO 181: “O bom senso não nos admite como seres privilegiados da criação”. O universo é repleto de vida dos mais diversos tipos, da qual a espécie humana é apenas uma pequena fração. Se mal conhecemos nosso próprio planeta, o que podemos falar sobre o cosmos?
Zélio Rodrigues,
por e-mail
UFOs na Chapada Diamantina
Gostei de ver nossa querida Revista UFO voltar a tratar de casuística ufológica na edição 181, relatando interessantes ocorrências no interior da Bahia, através do texto Aliens Rondam a Chapada Diamantina, de Edison Boaventura Júnior, e do box Impressionantes Ocorrências Ufológicas Abundam na Chapada Diamantina, de Arthur Sérgio Ferreira Neto. Os autores souberam descrever de forma atraente casos de grande significado para a compreensão da presença alienígena na Terra.
Manuel Nunes de Oliveira,
Rio de Janeiro (RJ)
Tanto Edison Boaventura Júnior quanto Arthur Sérgio Ferreira Neto, autores dos textos sobre a fascinante casuística ufológica da Chapada Diamantina, de UFO 181, estão de parabéns por mostrar não apenas a manifestação de outras espécies cósmicas naquela localidade no presente, mas também no passado, através de pinturas rupestres. Creio que trabalho semelhante os ufólogos da UFO deveriam fazer em todo o país.
Murilo Geraldo Mendes,
por e-mail
UFOs no Pantanal
Sempre considerei que, de todas as áreas do Brasil, as que guardam mais segredos ufológicos são o Pantanal e a Amazônia, que têm elevada incidência de avistamentos e contatos. Isso se confirma agora com o texto UFOs e Sondas em Ação no Pantanal, do convidado especial Luis Vieira de Matos, em UFO 181. O pesquisador africano radicado em Corumbá está de parabéns pela diligente investigação que fez dos casos que apresentou ao leitor.
José Costa Neto,
São Paulo (SP)
Muito interessante o artigo Avistamentos de UFOs e Contatos Com Ets Também São Comuns no Paraguai, do correspondente internacional da Revista UFO Ronald Maidana, de Assunção. É natural que o país vizinho tenha alta quantidade de casos ufológicos, tal como o Brasil, pois nossos visitantes não conhecem fronteiras. Mas chama a atenção a antiguidade de algumas ocorrências. Parabéns a Maidana.
Gabriela C. S. Sanches,
por e-mail
Projeto SETI
A edição UFO 179 esteve muito pouco atraente, com matérias sem graça, manjadas e sem relação com a casuística ufológica, como no texto A Agonia do SETI, de Claudio Brasil. Até a entrevista com o cubano Orestes Girbau Collado, Extraterrestres Também Estão Presentes em Cuba, Apesar da Ditadura, da seção Diálogo Aberto, foi pouco expressiva.
H. W. Clermont,
por e-mail
UFO Especial 058
Ao ler a edição UFO Especial 058, com o título O Que Ocorre na Hora do Contato, pensei em escrever-lhes para dizer que sempre considerei que seria muito pequeno de nossa parte achar que só existe vida na Terra. É um verdadeiro egoísmo pensar assim. Ao ler a revista, reforcei ainda mais a certeza de que teremos muitas novidades nessa área. Não podemos ter medo do desconhecido, apesar de ainda não sabermos tudo sobre nossos visitantes extraterrestres. Sabedoria, aprendizado e honestidade não fazem mal a ninguém e cumpre-nos investigar esse tema a fundo. Quero também parabenizar o Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br] por seu conteúdo.
Paulo Matheus,
São Paulo (SP)
Quero parabenizar a Equipe UFO por reativar a UFO Especial, série que estava paralisada há vários anos. Considero sua publicação extremamente importante para a pesquisa ufológica em nosso país, porque a série — que volta mais robusta e vistosa, com 68 páginas e belo design — tem condições de penetrar mais profundamente nos temas tratados, esmiuçando cada faceta do Fenômeno UFO. Estou torcendo para que a revista agora permaneça regular. Contem com mais uma ávida leitora.
Déborah Angelotti,
Lages (SC)
Legislação para ETs
Pelo amor de Deus! Se nem os humanos obedecem às leis, como pode haver gente gastando tempo em criar leis para ETs, como se vê no texto Aliens: Definindo As Regras Para o Contato, de André Luiz Martins, de UFO 178? E se “eles” nunca saíram daqui e estão entre os que nos oprimem desde que o ser humano se entende dessa forma? Será que não somos a “espécie da vez”, eleita para experiências nesse
imenso laboratório chamado Terra?
Sandra Dutra,
por e-mail
Casos ufológicos
Todos riam de mim, e minha esposa só me defendia porque, afinal, é minha esposa! Até que um dia vimos, em um início de noite, um objeto voador não identificado com aparência e envergadura de asa delta. Moro em um morro no Rio de Janeiro na trajetória de aviões, tendo à minha esquerda o Aeroporto Santos Dumont e, à minha direita, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), e estou habituado a ver aeronaves passarem. Aquele artefato, no entanto, era muito grande e passou na divisa entre os rumos que os aviões tomam para pousar nos referidos aeroportos. Visto de baixo, tinha forma de um triângulo e em todas as suas extremidades havia luzes florescentes que piscavam como se estivessem falhando. Liguei para a polícia, para os bombeiros, para o Galeão, o Santos Dumont e para a Base Aérea do Rio de Janeiro, e até ao Planetário da Gávea pedi esclarecimentos, sem sucesso.
João E. M. Silva,
Rio de Janeiro (RJ)
Vivi e trabalhei por dois anos no Rio Grande do Norte, na região central do Cabugi, e invariavelmente aparecia algo estranho no céu, como aparelhos com luzes fortes que muitas vezes chegavam tão próximos das pessoas que se podia ouvir seu barulho. Em setembro e outubro de 2010 houve várias aparições, duas delas após as 22h00, quando alunos deslocavam da localidade de Lajes para os assentamentos Três de Agosto e Boa Vista, sendo seguidos por um UFO. Poucos dias antes, o professor e vice-presidente de uma cooperativa de produtores rurais da área, indo da cidade de Pedra Preta para o povoado de Aguadas, também viu o artefato, a ponto de ele iluminar tudo ao seu redor.
Osvaldo R. Souza,
por e-mail
Marcelo Gleiser
Parabéns ao editor A. J. Gevaerd por seu artigo sobre Marcelo Gleiser, Uma Resposta ao Ceticismo Destrutivo e Desinformado de Marcelo Gleiser, da seção Mensagem do Editor de UFO 180. Estava na hora de alguém dizer ao “Mister Universo” que ele não é dono da razão sobre todos os assuntos que se arrisca comentar — e que sobre Ufologia, então, ele está completamente desinformado. Bem falou o editor: “O silêncio é ouro”.
Maria Lara,
São Paulo (SP)
Marcelo Gleiser é defensor de uma hipótese chamada Terra Rara, que advoga que vida inteligente no universo é muito incomum. Um acadêmico que defende e dissemina essa ideia dificilmente vai aceitar que os agroglifos possam ser obras de seres extraterrestres.
Ronaldo A. França,
por e-mail
Videoteca UFO
Gostaria de saber por que os DVDs da coleção Videoteca UFO não são dublados? Se fossem, eu compraria todos. De qualquer forma, parabenizo o trabalho que a Equipe UFO tem feito, que considero muito bom.
Júlio Sampaio,
por e-mail
Assisti aos três DVDs sobre a Lua anunciados na Revista UFO, entre eles o A Verdade Sobre a Conquista da Lua, que já na capa nos mostra que a ida do homem ao satélite foi uma coisa montada. Mas, ao assistir os astronautas sendo entrevistados e entrando em contradições, fica-se quase acreditando que tudo não passou de uma farsa.
Zélia Scorza Pires,
por e-mail
Alex Collier
Gostaria de parabenizá-los pelo site da Revista UFO, o Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br], e dizer que sou leitora e fã do trabalho de vocês desde criança. Também gostaria de perguntar se planejam publicar algum artigo sobre Alex Collier, que se apresenta como contatado por seres extraterrestres. Seria verdade?
Rafaela Lima,
por e-mail
Distribuição da UFO
Gostaria de comentar que a distribuição da Revista UFO melhorou bastante nos últimos anos, a ponto de ser possível encontrá-la mensalmente em vários pontos de venda. Quero parabenizá-los pelas excelentes melhorias, tanto no site quanto na publicação impressa.
Leandro Vieira,
João Pessoa (PB)
O leitor comenta
Estava assistindo a uma entrevista com o editor A. J. Gevaerd no Youtube e gostaria de dizer que também sou fascinado por Ufologia desde criança. Despertei para esse tema quando ouvi um relato de minha avó, que sempre afirmou ter visto um fenômeno nos anos 20 do século passado, que depois passou a ser conhecido como disco voador. Como moro no Canadá, gostaria de me colocar à disposição para qualquer necessidade que a UFO tenha por aqui. Parabéns pelo trabalho!
Fernando Lemos,
York, Ontário, Canadá
A Equipe UFO está de parabéns pelo seu trabalho e eu estou muito satisfeito por receber informações constantes sobre Ufologia. Sempre acreditei em vida extraterrestre e que não estamos aqui por acaso.
Valério Pinto Lopes,
por e-mail
Creio que já está na hora de se criar um programa na TV aberta para maior divulgação da Ufologia. Um espaço como esse seria um grande incentivo à pesquisa.
Nilvio Almeida,
por e-mail
Notícias no site da UFO
Em agosto o Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br] veiculou uma interessante nota sobre o artesão cearense Paulo César, da cidade de Maranguape (CE), que estaria recebendo a visita de extraterrestres. César chega a descrever uma conversa que teria tido com os seres, que considero de vital relevância, apesar de não ter havido maior aprofundamento no caso por parte dos pesquisadores. Entre outras coisas, o artesão afirmou que lhe foi solicitado que transmitisse à sociedade uma informação sobre o acelerador de partículas em funcionamento na Europa, mas sem que a matéria dissesse qual é tal fato. Diante de tão impressionantes notícias, urge que suas experiências sejam apuradas e reveladas, ainda mais devido à aparente credibilidade do entrevistado e do propósito das visitas que vem recebendo. Peço à Equipe UFO que investigue esse fato e o publique para conhecimento de todos.
Samuel Cappelli,
por e-mail
UFO 181
Sensacional a capa da edição UFO 181, assinada pelo artista Luca Oleastri. Ela mostra seres que têm uma aparência fluídica, menos material do que a maioria dos ufólogos ortodoxos pensa que são. Creio que nossos visitantes podem assumir a forma que desejam, mas que seu estado natural é de entidades menos densas que o ser humano.
Jonatas A. Souza,
Brusque (SC)
UFOs espreitam adolescente
Não sei se vocês vão ler ou não essa mensagem. Sou um adolescente de 13 anos e tenho uma experiência a lhes contar. Em 2006 eu estava em um carro no meu bairro esperando a minha prima e o meu tio se arrumarem para irmos a um jogo de futebol quando, olhando as estrelas no céu, vi a uns 15 m de distância e uns 10 m de altura dois UFOs com luzes amarelas girando. Fiquei paralisado, como se não pudesse me mexer. Tentando olhar mais atentamente para aquilo, vi que as luzes chegavam a irradiar o ambiente, de tão claras. Parecia que aqueles objetos estavam de certo modo me olhando, até que de repente dei um profundo suspiro e em um piscar de olhos os UFOs desapareceram completamente no espaço.
Gabriel Sanini,
por e-mail
A pipa de Embu das Artes
A respeito da filmagem do estranho objeto em Embu das Artes, na Grande São Paulo, em julho, lamento que existam pessoas fazendo da Ufologia uma brincadeira. Felizmente, os especialistas da Revista UFO logo se posicionaram e explicaram a natureza daquele artefato. Agradeço a oportunidade e desejo bom trabalho a vocês.
Guilherme de Andrade Bassi,
por e-mail
Stanton Friedman
Li a excelente entrevista com o físico canadense Stanton Friedman, Roswell Ainda Pode Ajudar a Ufologia [UFO 162, agora disponível na íntegra em ufo.com.br], pelo consultor da Revista UFO Thiago Ticchetti. Procurei mais informação sobre o Majestic 12, como ele recomenda. Confesso que ainda estou chocado com o que li a respeito e gostaria de parabenizar a Equipe UFO pelo brilhantismo que vem alcançando no cenário ufológico nacional ao manter leitores e pesquisadores informados com matérias e entrevistas desse gabarito.
César A. S. Sampaio,
Aracaju (SE)
O acervo da Revista UFO
Como leitor da Revista UFO, embora não assinante, sugiro a digitalização de seu notável acervo e venda via internet aos interessados em ter a coleção, tanto no mercado nacional como latino-americano em edição bilíngüe.
Paulo de Lacerda, Ph.D.,
por e-mail
Aficionados por Ufologia
Estudo Ufologia há 10 anos e tento ficar por dentro de tudo o que já aconteceu e vem acontecendo. Todo dia acesso o Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br] procurando novas informações. Resido perto da Serra da Beleza, no oeste do Rio de Janeiro, e pretendo fazer um documentário sobre a casuística ufológica local. Também gostaria de me tornar membro da Equipe UFO.
Bruno Menezes,
Valença (RJ)
Desde os meus 12 anos sou aficionado por Ufologia, quando passei por uma banca de revistas em uma praça e encontrei a minha primeira edição da UFO. Hoje com 30 anos, recordo-me desse momento e meus olhos se enchem de lágrimas. Era uma edição de capa cor laranja e uma foto de três luzes amareladas contra um entardecer em algum país da Europa [UFO 021, de abril de 1993, ao lado]. Fiquei extremamente fascinado pelo tema e desde então nunca mais parei de ler a respeito. Visito todos os dias o Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br], a fim de renovar meus conhecimentos sobre a matéria. Quero agradecer à Equipe UFO por manter a revista sempre viva e por ter me proporcionado conhecer mais sobre esse fascinante assunto.
Luiz Paulo Opazo,
Vitória (ES)
Adoro Ufologia e já tive dois avistamentos. Gostaria de participar da Equipe UFO e pesquisar casos de observações ufológicas, abduções alienígenas e tudo o que for relacionado ao assunto.
André Luís de Carvalho,
Osvaldo Cruz (SP)
O LEITOR PERGUNTA
PERGUNTA Gostaria de tirar uma dúvida e talvez sugerir uma futura matéria em alguma edição. Minha curiosidade é referente ao caso do norte-americano Jonathan Reed, que alega ter tido um encontro com um ser extraterrestre humanoide, ocasião em que teve seu cão morto pela entidade, que ele acabou revidando com golpe na cabeça. Já morto, Reed levou o ET para casa e filmou tudo com sua câmera. Gostaria de saber se o caso é real ou uma fraude?
Roger Fontes,
por e-mail
RESPOSTA O caso em questão, que teria sido protagonizado por Jonathan Reed [Abaixo], é internacional e unanimemente considerado uma das maiores e mais grotescas fraudes da Ufologia, já amplamente denunciada. Reed faz alegações ainda mais falaciosas, como a de que teria mantido o alien abatido em seu freezer por vários dias. É uma das mais tristes histórias da Ufologia. Página a ser virada.
A. J. Gevaerd,
editor
TERMÔMETRO DA EDIÇÃO ANTERIOR
Excelente a UFO 181, com textos claros e muita informação. Gostei particularmente da entrevista com o policial inglês e o texto sobre contatos de sexto grau. A revista continua se superando a cada edição, mostrando uma Ufologia de qualidade.
Júlio Madeira,
por e-mail
Não obstante haver alguma utilidade nas publicações dessa renomada revista, ela peca pelo “mesmismo copiativo” da finada Mutual UFO Network (MUFON). Será que nada há de novo para publicar? Um exemplo é o texto sobre o Projeto Haarp, em UFO 128.
Antonio M. C. Soares,
Marialva (PR)