Por Thiago Ticchetti
Pipa gigante espanta paulistas e causa grande comoção na internet
Um fenômeno não convencional circulou durante grande parte da noite do dia 23 e adentrou a madrugada do dia 24 de julho pelos céus da região metropolitana de São Paulo, mais precisamente nas cidades de Embu das Artes e Taboão da Serra. Eram luzes claras girando em torno de uma central, com tom mais azulado, observadas por centenas de testemunhas — que em diversas reportagens deram impressionantes declarações, afirmando se tratar de um disco voador. O avistamento causou enorme comoção e vários moradores também filmaram o objeto voador não identificado, cujo tamanho, segundo os relatos, variou desde alguns metros de diâmetro até o de um Boeing.
Contudo, entre os ufólogos não se cogitou a possibilidade de nave extraterrestre, devido à nítida impressão de que se tratavam de luzes do tipo LED em algum aparato de brinquedo. A grande maioria dos estudiosos aposta em uma pipa gigante — um kite — que chega a mais de oito metros de envergadura. O consultor da Revista UFO Paulo Aníbal G. Mesquita estava em Embu das Artes e assistiu ao espetáculo aéreo junto com a população. Para ele, não há dúvida de que é o artefato. Já o co-editor de UFO Claudeir Covo considerou, além dessa hipótese — que esclareceria inclusive a inclinação do objeto —, também a de balão de gás equipado com cangalha ou um tipo de aeromodelo controlado remotamente. O bom foi que, pelo menos dessa vez, nenhum pesquisador se referiu a naves ou a seres alienígenas…
UFO sobre Palm Bay, na Flórida
Um objeto voador de formato esférico e cor prateada foi filmado em 07 de julho sobrevoando calmamente a cidade norte-americana de Palm Bay, na Flórida. O curioso é que o suposto UFO, que ficou visível por aproximadamente 15 minutos, estava a poucos quilômetros do anexo de transmissão da Base Aérea de Malabar. O local tem nível de segurança altíssimo, pois retransmite informações e dados sigilosos para outras instalações militares. Nas imagens feitas é possível ver que o objeto se movimenta livremente, o que poderia chamar a atenção dos militares da instalação, o que não ocorreu. Ainda não existem explicações para as imagens. Apesar de Palm Bay não ser local de grande incidência ufológica, avistamentos sobre ou próximos de bases aéreas são bastante comuns.
Japoneses assustados com luzes
O jornal eletrônico chileno Quinta Interior [www.quintainterior.cl] publicou em 12 de julho que um suposto UFO foi filmado sobre a cidade japonesa de Kawagushi, localizada na província de Saitama, em 22 de junho. Vários carros pararam no meio da pista para os motoristas observarem a estranha luz no céu escuro. O artefato, em forma de ferradura, apresentava diversas luzes ao redor que acendiam e se apagavam ritmicamente. Esse objeto é muito semelhante ao visto em Londres, em junho, mas até o momento não se tem uma resposta sobre a origem do suposto UFO.
Estranho objeto filmado nos EUA
Em 04 de julho, dia da comemoração da Independência dos Estados Unidos, um objeto foi filmado sobre a cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Eram por volta das 23h00 quando uma das testemunhas disse ter visto uma esfera branco-avermelhada movendo-se do norte para o sul. “Muitas pessoas viram o mesmo fenômeno. Eu estava com minha câmera digital e comecei a filmar”, contou Mary Smith. Pelo zoom é possível ver o quão brilhante e vermelho era o artefato — assim como se pode observar que parece mudar de aparência. É interessante salientar que em outras ocasiões já se registraram objetos muito parecidos com esse, inclusive com os mesmos padrões de cor, formato e alteração de forma.
Círculos misteriosos na Itália
Um curioso agroglifo foi descoberto na tarde de 08 de julho na cidade de Veroli, região italiana de Frosinone. A formação apresentava um grande círculo central conectado através de retas a outros três menores [Foto ao lado]. Segundo reportagem, testemunhas disseram ter visto estranhas luzes sobre o campo na noite anterior à descoberta dos sinais — um jovem teria visto aquilo disparar feixes de luz na direção da plantação de trigo. Nenhuma autoridade se manifestou sobre o fato, mas muitos curiosos têm visitado o local.
Chupacabras volta a atacar
Depois de um bom período longe do cenário ufológico, o não tão mítico chupacabras parece que voltou à ativa. Segundo o periódico mexicano Diário Vanguardia, em 29 de junho um misterioso ataque animal ocorreu no Rancho Buena Fe, na cidade de Parras, estado de Coahuila. A proprietária disse que sete ovelhas e um cabrito foram encontrados mortos com perfurações no pescoço. Segundo seu depoimento, ela não ouviu qualquer barulho, seus cachorros não latiram e não foram encontradas pegadas do intruso. Ela ainda disse que no mês passado havia ocorrido algo semelhante, e por isso colocou seus animais mais próximos de sua casa — mas isso parece não ter afugentado o chupacabras. Pesquisadores estão começando a colher amostras para análises.
UFOs sobre Moscou
Um UFO teria sido filmado sobre Moscou, em 16 de julho. O vídeo, disponível na internet, mostra duas luzes muito brilhantes e incandescentes. De repente, sobre a luz maior surge outra similar, mas menor — ela se aproxima e parecem colidir. A filmagem é surpreendente e corrobora a idéia de que Moscou está atravessando uma intensa onda ufológica. Em 02 de julho, uma formação de luzes não identificadas, parecida com o famoso Caso Luzes de Phoenix, ocorrido naquela cidade norte-americana em 1997, também foi registrada por cinegrafistas amadores.
Objeto sobrevoa Novosibirsk
A filmagem de um suposto UFO na Rússia, de autoria desconhecida, está circulando pela internet e causando agitação. A gravação teria sido feita na cidade de Novosibirsk, a terceira maior do país. Não se sabe a data exata do avistamento, mas aparentemente ocorreu em julho passado. A imagem mostra um objeto esférico muito brilhante se movimentando lentamente, e no seu canto é possível ainda ver a Lua [Foto abaixo]. É interessante citar que a cosmonauta russa Marina Popov afirmou que a extinta e temida KGB tinha fragmentos de UFOs que caíram em território russo, sendo um deles em Novosibirsk.