Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Edição 180 – IMPRENSA UFOLÓGICA
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Edição 180 – IMPRENSA UFOLÓGICA
Seções

Edição 180 – IMPRENSA UFOLÓGICA

O Que a Mídia Fala dos Discos Voadores

Ultima atualização: 4 de maio de 2018 21:19
Por
Equipe UFO
Envie!
t29558825
Envie!

Por Renato Azevedo

Um novo cometa e as mesmas bobagens

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Em 10 de dezembro passado, o astrônomo Leonid Elenin detectou pela primeira vez um novo cometa, imediatamente batizado com seu nome, como é tradição na astronomia. Para isso foi utilizado o telescópio de controle remoto ISON, localizado em Mayhill, no Novo México, operado por Elenin a partir de sua base em Lyubertsy, Rússia. Astrônomos de todo o mundo e a NASA mantêm o Elenin sob vigilância, e se sabe que ele cruzará o Sistema Solar Interior — entre o Sol e Júpiter — em um grande arco em sua trajetória parabólica, pois se trata de um cometa de grande período. Ele virá do espaço exterior e para lá retornará. Sua órbita deverá se completar em algumas dezenas de milhares de anos, segundo a NASA.

Contudo, o Elenin não deverá propiciar um grande espetáculo, pois não é dos cometas mais brilhantes. Em sua máxima aproximação da Terra, em 16 de outubro, estará a 35 milhões de quilômetros de distância, sendo visível somente com instrumentos e em locais escuros. Lamentavelmente, isso foi suficiente para que os mistificadores de sempre espalhassem pela internet novos absurdos — como o de que um suposto alinhamento entre o Elenin, a Terra e o Sol teria provocado o tsunami no Japão de 11 de março. Cometas são corpos de poucos quilômetros de diâmetro e compostos por rocha e gelo — “bolas de neve sujas”, como Carl Sagan os chamou. Ou seja, sua massa é ínfima se comparada com a de um corpo como a Terra, como também é desprezível qualquer influência que possa exercer sobre nosso planeta, ao contrário do que irresponsavelmente se espalha em fóruns virtuais.

crédito: nsro

O Elenin mal foi descoberto e já estão criando lendas apocalípticas em torno de sua existência

O Elenin mal foi descoberto e já estão criando lendas apocalípticas em torno de sua existência

Comunidade científica dividida quanto à pesquisa dos exoplanetas

Até 1995, Geoff Marcy era considerado maluco por insistir em um campo de estudo sem futuro: a pesquisa de planetas em outras estrelas. Mas com a descoberta, naquele ano, de um exoplaneta em 51 Pegasi — que ele foi o primeiro a confirmar —, a área rapidamente tornou-se a mais importante da astronomia. Já passamos de 500 exoplanetas confirmados e o telescópio Kepler detectou mais de 1.200 “candidatos” — Marcy foi responsável por encontrar 70 dos primeiros 100 desses mundos. O astrônomo, contudo, demonstrou sua insatisfação com os rumos da pesquisa de planetas extrassolares [Ao lado] no simpósio The Next 40 Years of Exoplanets [Os Próximos 40 Anos de Exoplanetas], realizado em 27 de maio no Instituto de Tecnologia de Massachussets. Ele criticou duramente o documento compilado pelo Conselho Nacional de Pesquisa, que traça o panorama de investimento científico para esta década e que não prevê nenhuma grande missão dedicada ao setor. Para Marcy, o sucesso do telescópio Kepler torna urgente rever o projeto Localizador de Planetas Terrestres (LPT), que sequer é mencionado no documento. Sua edição anterior, de 2001, recomendava o desenvolvimento do LPT pela NASA. Em 2004, o projeto foi transformado em dois, dividindo as opiniões da comunidade astronômica, até que em 2007 foram adiados indefinidamente.

Assunto relacionado:  Ufólogo canadense comenta recente onda ufológica no país

Cortes de verba da NASA decepcionam

Outro alvo dos protestos de Geoff Marcy é o cancelamento da Missão de Interferometria Espacial (SIM), destinada a pesquisar as 100 estrelas mais próximas de nosso sistema. A NASA simplesmente desistiu dele após investir 600 milhões de dólares em projetos e pesquisas — e tampouco o SIM aparece no documento compilado pelo Conselho Nacional de Pesquisa. O cientista alerta que, sem uma missão de porte, os astrônomos caçadores de exoplanetas serão reduzidos à condição de meros compiladores de dados, sem poder pesquisar tais mundos. Sara Seager, a moderadora do simpósio, concordou que, em termos de pesquisa de exoplanetas, a comunidade astronômica se frustrou, ficando sem missões que seriam importantes para o futuro da pesquisa. Mas Marcy também apresentou propostas sugerindo que a busca por planetas habitáveis seja concentrada nas estrelas mais próximas, a até 25 anos-luz de distância. Nossos telescópios poderão brevemente fazer imagens desses mundos e estudá-los, e a próxima geração de sistemas de propulsão espacial pode tornar possível alcançá-los. O cientista também clamou para que a comunidade astronômica se una e cobre uma posição da NASA, para que os planos se tornem realidade.

VANT da Boeing começa fase de testes de vôo

Em 27 de abril e 05 de maio, a Boeing realizou os primeiros vôos de teste com o Phantom Ray, seu novo VANT [Veículo Aéreo Não Tripulado]. A aeronave, com 15 m de envergadura, voou a quase 330 km/h e a uma altitude de 2.300 m, realizando a seguir um pouso perfeito de forma totalmente autônoma na Base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia. O Phantom Ray ainda demonstra a eficiência do programa de rápida prototipagem da Boeing, construído após dois anos e meio de projeto. Os testes devem continuar para avaliar as capacidades da aeronave em termos de carga útil e seu desempenho em diferentes missões, incluindo reconhecimento, reabastecimento em vôo autônomo e ataque eletrônico.

Assunto relacionado:  Fósseis mais antigos da Terra são apresentados por australianos e britânicos

Super 8 estréia em agosto no Brasil

Alguns órgãos de imprensa tiveram a oportunidade de assistir, em meados de maio, a 20 minutos do aguardado filme Super 8, do diretor J. J. Abrams — que se realiza ao trabalhar ao lado de Steven Spielberg, atuando na trama como produtor executivo. No filme, que se passa em 1979, um grupo de amigos pré-adolescentes está gravando um filme caseiro quando testemunha um horrendo acidente de trem, seguido de estranhos acontecimentos que fazem a pequena cidade onde vivem ser tomada por militares, que querem a fita — o grupo consegue gravar de relance uma misteriosa criatura. As cenas mostram que o descarrilamento foi provocado por uma picape dirigida por um biólogo que tinha os mapas da linha férrea, e os garotos ainda apanham estranhos cubos de metal do chão. Destaque para a participação de Elle Fanning, irmã de Dakota — que também trabalhou com Spielberg em Taken [2002] e Guerra dos Mundos [2009]. Devemos lembrar que acidentes ferroviários foram o despistamento inventado pelos militares para encobrir os incidentes no filme Contatos Imediatos de Terceiro Grau [1978], também de Spielberg. Super 8 estréia em 12 de agosto no Brasil.

Consultor de UFO é colunista da UFO Matrix

O consultor da Revista UFO Thiago Luiz Ticchetti, após publicar em recente edição da revista inglesa UFO Matrix um artigo sobre a casuística ufológica da região central do Brasil, foi convidado para assinar uma coluna na publicação. Ticchetti então realizou um pequeno concurso na comunidade da Revista UFO no Yahoogrupos, a Revista UFO Online [http://br.groups.yahoo.com/group/Revista_UFO], para escolher o nome do espaço que manterá, e o vencedor foi Leandro Guerra, de Anápolis (GO). O título sugerido é Insight From South America, e toda a Equipe UFO o parabeniza pelo sucesso. A UFO Matrix é editada pelo também consultor Philip Mantle [Veja entrevista com ele em UFO 161].

Assunto relacionado:  Debate ufológico aconteceu na Universidade Americana

Um ambicioso projeto prevê viagem a Alfa Centauri

O astrônomo Marcelo Gleiser, em sua coluna para o jornal Folha de S. Paulo de 12 de junho, reciclou o argumento de que “é muito improvável que alienígenas estejam chegando à Terra, pois uma viagem a Alfa Centauri com nossa tecnologia atual levaria 100 mil anos”. Foi duramente criticado por esta e outras demonstrações de ceticismo. Ao mesmo tempo, o astrônomo Geoff Marcy pede que se façam planos para enviar uma nave ao tal sistema. Marcy fez um apelo ao presidente Barack Obama para que os Estados Unidos se comprometam a enviar uma sonda a Alfa Centauri antes do final deste século — o sistema triplo está a 4,3 anos-luz da Terra e espera-se que a sonda envie fotos e informações sobre ele, seus planetas, cometas e asteróides. De acordo com Marcy, o monumental projeto exigiria uma cooperação sem precedentes com outras nações, e poderia não somente reerguer a NASA como proporcionar valiosas experiências em diplomacia e desenvolvimento tecnológico. Ele afirma que tal empreendimento envolveria cada segmento da sociedade e também excitaria a imaginação das novas gerações, incentivando-as a seguir carreira na ciência.

TÓPICO(S):Edição 180
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias
contacto ft 768x432 1
Novo protocolo de contato do SETI proíbe resposta a mensagens extraterrestres
Notícias

Categories

Leia também

Vencedora do BBB 19 conta em vídeo encontro assustador com extraterrestres em Minas Gerais

A. J. Gevaerd
Por A. J. Gevaerd
3 minutos de leitura
f0f3214762ae280150083ca9e1d616de1663939491
EventosnotíciasSeções

Começa amanhã o XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia! Corra que ainda restam algumas vagas!

Equipe UFO
Por Equipe UFO
10 minutos de leitura

Edição 284 – Mundo Ufológico

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura

Edição 287 – Imprensa Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura

Edição 287 – Casuística Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura

Edição 287 – Mundo Ufológico

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura

Edição 286 – Imprensa Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
2 minutos de leitura

Edição 286 – Casuística Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up