por Thiago Ticchetti
Objetos misteriosos surgem entre aviões e helicópteros em desfile no México
Impressionantes imagens foram registradas durante uma parada militar no México, ocorrida em 25 de maio, em comemoração à independência do país. Segundo a pesquisadora Ana Luisa Cid, “em vários momentos os UFOs foram filmados aproximando-se de aviões e até cruzando suas rotas”. Nas imagens é possível ver alguns desses objetos, que chegam a impor risco aos aviões. Os primeiros artefatos filmados acompanharam uma esquadrilha de caças Mirage que passam a mais de 800 km/h. Eram UFOs brancos, brilhantes e estariam a 900 m de altitude, enquanto os caças estavam a 300 m do solo. Ao girar sua câmera, Ana Luisa captou outro objeto que cruzava diagonalmente a rota das aeronaves. Segundo a estudiosa — uma das mais conhecidas ufólogas do país —, a Força Aérea Mexicana (FAM) elaborou um relatório sobre os avistamentos e lhe entregou, mas no documento é informado apenas que as câmeras a bordo dos aviões filmaram “objetos desconhecidos”. Análises das imagens estão sendo realizadas pelo governo.
Luzes observadas em Brasília
Segundo um policial militar de Brasília, que preferiu se manter anônimo, duas equipes do Grupo Tático de Operações Policias (GTOE) da vizinha cidade de Paranoá avistaram UFOs na região conhecida como Buriti Vermelho. De acordo com a fonte, o avistamento ocorreu em 12 de outubro, às 23h00, quando os policiais faziam o patrulhamento da área em busca de armas clandestinas. Além do GTOE, o vigia noturno de uma escola local também teria visto os objetos. O caso estará sendo investigado pela Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres (EBE-ET) e será apresentado numa das próximas edições da Revista UFO.
Balões ou UFOs em Nova York?
Uma equipe da rede CBS flagrou um misterioso objeto brilhante sobre Manhattan, em Nova York, sob olhares atentos e inquietos de milhares de moradores. O evento, ocorrido em 13 de outubro, foi visto por dezenas de pessoas que pararam no meio das ruas do bairro de Chelsea. Um porta-voz do serviço de emergência — 911 — afirmou ter recebido inúmeras ligações perguntando o que seria o artefato, e já circulam na internet várias explicações para ele — uma delas dá conta de que seria um grupo de balões amarrados. Entretanto, a CBS questionou o Comando Norte-Americano de Defesa Aeroespacial (North American Aerospace Defense Command, NORAD), encarregado da monitoração do espaço aéreo norte-americano, mas não obteve respostas. Até hoje o mistério continua e o vídeo pode ser visto na área de imagens do site da CBS, no endereço www.cbs.com.
Fenômeno é filmado no Chile
Um estranho objeto não identificado foi filmado em 09 de outubro na cidade chilena de Temuco. Segundo o autor das imagens, que preferiu manter anonimato, o artefato surgiu no céu de repente. Pela filmagem o UFO parece ser oval e rodar sobre o próprio eixo, embora isso possa ser apenas distorção causada pelo efeito de zoom da câmera. Conforme o relato do fotógrafo, “está claro que não se trata de um veículo aéreo conhecido. Se fosse um balão, voaria a favor do vento, o que não ocorreu”. Análises estão sendo feitas e as primeiras conclusões são que não parece haver manipulação das gravações, que podem ser acessadas no site Sightings, no endereço www.sightings.com.
UFO aterroriza moradores de Rondônia
Um suposto disco voador tem aterrorizado os moradores da cidade de Cariri, em Rondônia. Segundo relatos, uma luz azul muito forte estaria fazendo vôos rasantes sobre as casas e as pessoas do município. Marcos Avelino, uma das testemunhas, disse que “o objeto tem o tamanho de uma Kombi e luz azul muito brilhante. Toda vez que ele se aproxima de uma casa, o telhado treme”. Ele declarou ter pensado que fosse um helicóptero, mas viu que não tinha barulho. O chefe da Defesa Civil local informou que a polícia está atenta aos acontecimentos, mas até o momento não tem indícios para chamar a Força Aérea Brasileira (FAB) para investigar o caso — como ocorreu no Pará, em 1977, dando início à famosa Operação Prato.
Avistamento de UFO no Sri Lanka
De acordo com o jornal Daily News, do Sri Lanka, um artefato voador desconhecido foi visto sobre a cidade de Kotte em 18 de setembro. O UFO tinha formato oval, cor alaranjada e cruzou o céu do município de norte para sul, por volta das 18h10. O fotógrafo freelancer Channa Bandara Wijejoon conseguiu registrar o estranho aparelho. Além da fotografia, muitas outras testemunhas disseram ter visto o “passeio” do inusitado objeto. Resta saber do que se tratava…
Disco clássico fotografado no Alasca
O turista norte-americano Steve Frey teria obtido o que seria apenas mais uma fotografia do belo pôr do Sol do Alasca, se não fosse o surgimento da imagem de um estranho objeto parado no céu, sobre a cidade de Ketchikan & Skagway. Por volta das 21h40 de 15 de julho, Frey fotografava o céu e nada notou de incomum. Entretanto, ao baixar as imagens em seu computador, viu que havia algo estranho em uma delas — um objeto discóide de cor cinza. Segundo William Puckett, diretor do grupo UFOs Northwest (UFONW), o artefato parece ser uma espaçonave real, mas as investigações dos acontecimentos estão apenas na fase inicial.
TENDÊNCIAS
Continuam os avistamentos no Ceará
A onda de observações ufológicas que começou em Sobral há alguns meses parece estar se espalhando por todo o estado do Ceará. Agora as cidades de Meruoca e Alcântara também estão na mira dos UFOs — aliás, neste município serrano as aparições têm sido registradas com mais freqüência e características bem peculiares. Segundo relatos colhidos pelo repórter Alberto Lourenço e divulgados no blog Alcântaras [www.blogalcantaras.com.br], moradores afirmaram ter visto estranhas luzes aparecendo e desaparecendo por trás dos morros, como se estivessem decolando ou pousando.
Em um dos avistamentos mais impressionantes, ocorrido no Sítio Espírito Santo por volta das 18h00 de 06 de outubro, o senhor Francisco Edilson, 52, relatou que, ao ver as crianças aterrorizadas, levantou os olhos para descobrir o que causava o pânico e observou uma imensa luz amarela vindo em sua direção. “Todas as crianças correram para suas casas, quando então vi aquela imensa luz amarela se movimentar no céu e chegar perto de mim. Mas, de repente, sumiu no ar. Era como se tivesse saindo das pedras que se encontram logo acima no morro”, relatou Edilson.