por Thiago Ticchetti
UFO participa de corrida aérea
Um espectador presente à radical corrida aérea da empresa de energéticos Red Bull, anualmente realizada também no Rio de Janeiro, tirou dezenas de fotografias das acrobacias dos aviões na edição da competição que se realizou na cidade de Perth, na costa oeste da Austrália. Qual não foi a surpresa do fotógrafo ao encontrar em três das imagens que obteve um estranho objeto cilíndrico claro no ar. Segundo a testemunha, nas fotos o artefato parece ser muito grande, estar bem distante da câmera e ser extremamente veloz. Entusiasmado, o homem publicou as fotos no site de imagens Flickr. O leitor deve procurar por “Jomoboy”. O caso lembra outro envolvendo a Esquadrilha da Fumaça brasileira em apresentação em Campo Grande (MS), em 07 de junho de 1998, quando vários objetos cilíndricos foram inexplicavelmente flagrados durante o show aéreo [Veja UFO 060, agora disponível em ufo.com.br].
Objeto triangular nos Estados Unidos
Na década de 90, a Bélgica foi “invadida” por objetos voadores não identificados de formato triangular. Por muitos anos esses objetos foram notícia em todo o mundo, até seus relatos se tornarem raros. Mas, segundo o site UFO Casebook [www.ufocasebook.com], parece que estão de volta. No dia 21 de julho, segundo relato dado a Ken Pfeiffer, da Mutual UFO Network (MUFON), um UFO triangular foi fotografado sobre a cidade de Sullivan, no Missouri, seguido por outros casos nos estados vizinhos. Um jovem foi até o seu quintal fotografar a Lua cheia e, ao se sentar para obter uma foto melhor, notou algumas luzes paradas no céu. Só por curiosidade ele as registrou, quando então notou que formavam um triângulo, ou seja, estavam presas a uma estrutura triangular. A foto está sendo analisada.
UFO assusta moradores de Caracas
De acordo com o blog Inexplicata [http://inexplicata.blogspot.com], em 21 de julho, entre as 20h00 e 21h00, pessoas em diferentes locais de Caracas, capital da Venezuela, observaram as evoluções de um estranho e luminoso objeto voador não identificado. Uma das testemunhas, que preferiu manter-se anônima, relatou que o UFO era circular e apresentava uma coloração vermelho-amarelada que o cobria inteiramente, aumentando e diminuindo em intervalos. Através de uma nota, a direção do Aeroporto de Maiquetia, da cidade, informou que seus radares somente detectam objetos metálicos e que nenhuma anomalia foi reportada.
Novo UFO fotografado na China
Após alguns meses dos incidentes ocorridos na China, relatados na edição passada, em que um importante aeroporto foi fechado para pousos e decolagens devido à presença de um UFO, outro objeto foi registrado no país. Três luzes foram fotografas sobre a cidade de Leshan em 26 de julho, segundo informou a imprensa chinesa. Lu Shan, o autor da foto, descreveu as luzes como tendo o formato de disco. Mensuradas a olho nu, tinham 50 cm de diâmetro. Ao se moverem para o norte, seu tamanho diminuía progressivamente, até desapareceram 10 minutos depois. Uma explicação foi dada pelo professor Wang Sichao, do Observatório da Montanha Roxa, órgão da Academia Chinesa de Ciências. Segundo o astrônomo, as imagens poderiam ser cristais de gelo.
Segurança observa luz em Brisbane
Um guarda de segurança observou um UFO enquanto fazia sua ronda, por volta das 22h00 de 01 de agosto. “Uma esfera luminosa simplesmente surgiu no céu. Pensei que fosse uma estrela ou algo assim, mas ela começou a se mover velozmente para cima e para baixo e em direção ao solo”, declarou a testemunha, que prefere se manter anônima, para o Centro Australiano de Estudos Ufológicos [Australian Centre For UFO Studies, ACUFOS]. O segurança confirmou ainda que parecia que o artefato ia bater no chão, mas, ao se aproximar, pairou e começou a subir lentamente. Não é a primeira vez que um objeto semelhante é visto na cidade australiana. Brisbane, aliás, é um dos maiores municípios do mundo em área territorial, e em sua vasta extensão têm sido registrados inúmeros avistamentos ufológicos.
Objeto discóide saúda jogadores uruguaios
A participação da seleção de futebol do Uruguai na última Copa do Mundo foi tão acima da expectativa que não foram somente os uruguaios que foram às ruas homenagear os heróis, ao regressarem para casa. Um UFO também foi fotografado sobre a Avenida Libertador, no centro da capital, Montevidéu. O autor da foto enviou-as para o jornal El Pais, que, por sua vez, as entregou à Força Aérea Uruguaia (FAU), que mantém a Comissão Receptora e Investigadora de Denúncias de Objetos Voadores Não Identificados [Comisión Receptora e Investigadora de Denuncias de Objetos Voladores No Identificados, Cridovni]. O resultado das análises é aguardado para qualquer instante. O coronel Ariel Sanchéz, correspondente internacional da Revista UFO e diretor da comissão, disse ao El Pais que nenhum fato incomum foi registrado em 13 de julho sobre o espaço aéreo nacional, que foi meticulosamente controlado devido ao fato de aviões da FAU serem usados na recepção aos jogadores.
Procedimentos de investigação
Sanchez disse ainda que em qualquer relato é realizada uma investigação científica pela Força Aérea. “Nós nunca descartamos a hipótese extraterrestre, mas também sabemos que pode haver uma explicação para os fatos”. A FAU analisa uma média de quatro fotografias por mês, que mostram estranhos artefatos. “Algumas fotos não merecem nem ser analisadas, devido à falta de informação ou por seres pássaros ou insetos”, disse Sanchéz. Para ele, uma foto ou o vídeo não são determinantes para provar a veracidade de um registro, visto que existem hoje muitas maneiras de se manipular imagens. É importante destacar que o Uruguai é um dos países que admite publicamente a pesquisa ufológica oficial, através da Cridovni, que já analisou mais de 2.100 casos em 13 anos de existência — e em 40 deles não se conseguiu encontrar respostas para o que foi registrado.
Passageiro fotografa UFO
Uma fotografia tirada a bordo de um avião da Ryan Air que ia de Portugal para o Reino Unido mostra o que se acredita ser um UFO cilíndrico sobre as nuvens. A imagem do objeto, ampliada 1.700%, mostra um artefato com massa e volume, no qual parece haver quatro pontos azuis.
TENDÊNCIAS
UFO fotografado de avião sobre o Rio de Janeiro
Este caso percorreu o mundo devido à natureza das fotos que o acompanham, muito bonitas e instigantes, mas ainda não confirmadas como legítimas. Segundo Henrique Costa, um amigo a bordo de um avião com destino ao Rio de Janeiro tirou três fotos de um suposto objeto voador não identificado. Vários passageiros também teriam visto o artefato, que foi descrito como sendo uma luz similar a uma bola de futebol. Ainda segundo informações, testemunhas a bordo teriam gritado de medo ao ver que o objeto se aproximou da aeronave e que poderia colidir com ela. O objeto, no entanto, continuou a seguir o avião por alguns minutos até desaparecer. Nada se sabe de adicional a isso, nem mesmo o nome da companhia aérea está confirmado. A única informação é de que a foto foi feita às 15h40 de 14 de julho com uma câmera Nokia 3120.