por Thiago Luiz Ticchetti
Anéis luminosos sobre base aérea argentina excitam pesquisadores do país vizinho
Vários anéis luminosos foram vistos por dezenas de pessoas em 01 de maio, durante um show na Base Aérea de Morón, em Buenos Aires. As melhores fotos foram feitas pelo técnico da empresa aérea chilena Lan, Oscar Muñoz. Segundo ele, ao fotografar uma seqüência de acrobacias de um monomotor, notou a presença de uma estrutura longe da fumaça expelida pela aeronave. Ao aplicar o zoom de sua câmera, pôde então ver claramente um artefato em forma de anel que se movia mantendo o aspecto original. O objeto tinha ciclos de maior e menor luminosidade. A incrível manifestação foi registrada por outros meios e filmada pelo investigador Christian Soldano e documentada pelo fotógrafo Sergio Cárdenas, que se encontrava junto a Soldano e registrou quatro anéis luminosos vistos por muitos a olho nu. Análises realizadas mostram que os artefatos tinham volume e eram sólidos. As imagens estão disponíveis no site Orbital Visión [http://orbitalvision.blogspot.com].
Objeto visto nos céus da Inglaterra
A Inglaterra mantém sua tradição de “celeiro” de avistamentos. Duas fotos feitas em 2007, mas divulgadas somente agora, estão mexendo com os ufólogos britânicos. As imagens foram obtidas por um operário enquanto tomava seu café da manhã. Segundo o relato, divulgado pela Mutual UFO Network (MUFON), a testemunha, ao ver o objeto, pensou tratar-se de um helicóptero ou de um pequeno avião, mas seus movimentos logo afastaram essa idéia. “Ele se movia cambaleando e não estava ventando naquela hora”, disse. O artefato tinha aspecto metálico e formato cilíndrico. O avistamento durou poucos segundos, até o UFO realizar uma manobra de 90º em direção à cidade inglesa de Newcastle. As imagens estão sendo analisadas por especialistas, mas apesar de muitos afirmarem ser um balão, ainda não há explicação de como um poderia ter feito uma curva como aquela. Além disso, essa história de balão nós já conhecemos desde Roswell, em 1947.
UFO fotografado em Budapeste
O que era para ser uma fotografia meramente turística está agitando o meio ufológico. A foto, feita em 06 de junho e divulgada pelo site UFO Digest [www.ufodigest.com], mostra uma pessoa e o Rio Danúbio, em Budapeste. Entretanto, ao fundo se vê o que parece ser uma mancha escura à direita. Seria um inseto ou defeito na câmera? Análises da imagem mostram, no entanto, que o “intruso” apresenta volume e relevo, o que indicaria que tem massa. Isto é, seria algo sólido e não uma mancha na lente, por exemplo. Um estudo ainda mais profundo está sendo realizado.
Objeto filmado sobre o Vaticano
A Cidade do Vaticano está definitivamente na rota dos UFOs. Mais uma vez avistamentos de estranhas luzes no céu foram notícia nos telejornais e periódicos italianos. Mas o evento mais importante foi o registrado por três guardas de segurança da Santa Sé que estavam na frente da residência do embaixador dos Estados Unidos no Vaticano. Eram 04h00 do dia 07 de junho quando seguranças viram três objetos esféricos muito brilhantes sobre a Torre de São Pedro, e imediatamente filmaram o inesperado show aéreo com um telefone celular. Altamente treinados na identificação de aeronaves, excluíram a possibilidade dos objetos serem balões ou aviões convencionais, e os descreveram como artefatos de manobras suaves e voando em formação delta, em triângulo. “Nenhum avião poderia fazer manobras como aquelas”, disse um dos guardas. O UFO desapareceu e reapareceu em alguns momentos, alternando sua altitude. A imprensa noticiou o fato e levou o coronel Marco Picciau, da Força Aérea Italiana, a afirmar que as estatísticas de avistamentos registrados antes de 2001 eram de 300 casos por ano, e que após 2001 passaram a ser registrados anualmente entre 50 e 55 avistamentos. Em outro evento, moradoras nos arredores de Roma descobriram estranhos sinais no solo e algumas testemunhas disseram ter visto luzes muito fortes na noite anterior.
UFO dispara raio no Texas
A cidade de El Paso, no Texas, é famosa pela sua rica casuística, que tem, entre outros casos, a possível queda de um UFO em 1996. Ela voltou ao centro das atenções ao ser divulgado o relato de testemunhas que afirmaram ter visto um objeto desconhecido em manobras. O fato ocorreu em 13 de junho, por volta das 21h15. Três pessoas da mesma família estavam retornando para casa quando a sua atenção foi chamada por uma luz que se movia velozmente sobre a estrada. “Era mais rápida do que qualquer avião que já vimos. Cruzou o céu de leste a oeste em poucos segundos”, disse uma delas. Entretanto, de repente, a luminosidade diminuiu e começou a se mover lentamente sobre o chão, quando um raio de luz disparado de sua parte inferior atingiu o solo. Neste momento, as testemunhas puderam ver o formato de diamante do UFO. Tudo durou apenas poucos segundos e logo depois do desaparecimento do artefato surgiu um helicóptero da patrulha de fronteira.
Círculos voltam a Buritama (SP)
Os misteriosos círculos estão de volta às plantações e apareceram novamente na mesma chácara de Buritama (SP) em que, anos antes, já haviam sido registrados [Veja edição UFO 145]. Naquela oportunidade, Érika Caldeira e seu pai encontraram estranhos sinais num pasto de braquiária. Eram desenhos com formas circulares e triangulares, e um vizinho chegou a afirmar ter visto uma estranha luz dar um rasante sobre a área. Dessa vez a descoberta das marcas no pasto ocorreu em 21 de junho, quando Érika, seu marido e o pai foram à chácara levar sal para o gado, por volta das 17h30. “Resolvemos dar uma volta para contar o gado e observar o pasto. Quando estávamos indo embora, já próximos da porteira, vimos um círculo”, disse Érika. Segundo ela, o pasto estava baixo e as plantas bem secas no centro, como se mortas, enquanto em volta estavam todas verdes. Pesquisadores do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) já estão investigando mais este caso, que será abordado futuramente pela Revista UFO.
Abertura ufológica em Israel
Numa ação inesperada, o governo de Israel encontrou tempo entre seus incessantes assuntos militares e políticos para tornar pública uma prévia de seus arquivos ufológicos secretos. Ainda é desconhecida a razão que levou os israelenses a divulgarem certos documentos, mas o que está disponível na internet data da década de 70. Entre os papéis liberados está o caso de duas pessoas que conversavam enquanto filmavam um objeto que aparece no meio da noite. O artefato redondo faz algumas manobras e aumenta a intensidade de seu brilho algumas vezes. É muito importante que mais uma nação revele seus arquivos ufológicos, ainda que timidamente, como fez Israel. O país agora se junta ao seleto clube de nações que já fizeram o mesmo, como Chile, França, Bélgica, Inglaterra e Brasil.
UFOs levam água de tanque
O jornal La Capital, da Argentina, publicou uma notícia no mínimo interessante. Segundo o periódico, em 08 de junho, o fazendeiro Luis Lagos e seu filho observaram um UFO sobre a Fazenda El Rancho, onde faziam um trabalho. A propriedade fica na cidade interiorana de Entre Rios e, segundo Lagos, é a quarta vez que vêem luzes estranhas nas imediações. Entretanto, dessa vez o objeto chegou mais próximo. “Eu vi a luz se aproximando. Eram 21h00 e a mostrei para Guillermo Joriato, dono da fazenda. Aquilo vinha pelo meio de um descampado e chegou a 300 m de nós, quando ficou sobre um tanque de água. Lá parou e permaneceu por alguns segundos, até desaparecer a grande velocidade”. O objeto tinha a forma de um prato de cabeça para baixo, de 25 a 30 m de diâmetro, e luzes que piscavam nas cores verde, vermelha e cinza. O proprietário disse ao jornal que também em outras ocasiões encontrou o tanque completa e inexplicavelmente vazio, e que, averiguando o que poderia ter causado a falta de água, não encontrou vazamentos ou vestígios. Vale lembrar que esse tipo de tanque comporta mais de 125 mil litros.