por Renato A. Azevedo
Conselho Editorial da Revista UFO recebe novos integrantes internacionais
A publicação de Ufologia mais antiga da Terra é também a que contém o maior número de integrantes. Com as três novas aquisições internacionais deste mês, passam de 400 os integrantes do Conselho Editorial da UFO — a chamada Equipe UFO —, composto pelo editor e co-editores, consultores e conselheiros especiais, tradutores voluntários, colaboradores e coordenadores de área. Uma categoria que atingiu crescimento excepcional é a dos correspondentes internacionais, com constantes novas aquisições feitas pelo editor A. J. Gevaerd em suas freqüentes viagens de palestras e pesquisas em inúmeros países.
Os novos consultores científicos da UFO são dois italianos, Piergiorgio Caria e Luca Trovellesi Cesana, e o russo Alexander Zaitsev, todos conhecidíssimos no meio ufológico, além de Zaitsev, estrela de primeira magnitude nos círculos científicos de todo o mundo. Caria, autor do texto sobre o Caso Urzi desta edição, é publicitário e ufólogo, assim como Cesana. Ambos são documentaristas especializados em Ufologia e fenômenos conexos, além de arqueologia. Eles integram a empresa Studio3 TV, de Porto Sant’Elpidio e são obras suas alguns dos últimos DVDs da Videoteca UFO, entre eles Aliens na América do Sul, Os Círculos Ingleses e o Calendário Maia e, mais recentemente, Urzi: Linha Direta com ETs.
Alexander Zaitsev, do Instituto de Engenharia de Rádio e Eletrônica da Academia Russa de Ciências, é um dos maiores nomes do planeta quando o assunto é busca por inteligência extraterrestre (SETI). Ele está à frente de comissões distintas de envio e interpretação de sinais das estrelas, a partir do Centro de Estudos do Espaço Profundo em Evpatoria, na Ucrânia, e se iguala a Carl Sagan tanto em sua obstinação quanto em suas qualificações. Que sejam todos bem-vindos!
Elementos para a vida são encontrados em galáxia distante
Utilizando o telescópio espacial Spitzer, cientistas localizaram em uma galáxia a 12 milhões de anos-luz de distância vastas quantidades de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, ou PAH. Essas moléculas são essenciais à vida que conhecemos, visto que carregam informações para o DNA e RNA. Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos são também importantes componentes da hemoglobina do sangue, além de fazerem parte da clorofila das plantas.
Cientistas já falam abertamente que os ingredientes para a vida podem ter se formado no espaço e sido carregados para a Terra primitiva por asteróides ou cometas, numa tese chamada de Panspermia. Vários outros compostos orgânicos já foram encontrados, inclusive em meteoritos, e a descoberta de outros elementos, como a água, não apenas em outros planetas e satélites, mas nas próprias nuvens interestelares e em outras galáxias, comprovam que a química de que depende a vida é abundante no universo.
Queda de UFO em seu jardim
O mercado internacional de produtos relacionados aos discos voadores ferve, comprovando a crescente popularidade do tema. No site Nerd Approved [www.nerdapproved.com] — algo como “aprovado para nerds” — encontramos uma divertida cena em que um disco voador aparece caído e semienterrado no solo, enquanto seus dois ocupantes alienígenas discordam quanto ao que fazer. O Alien Lawn Ornament, ou ornamento de jardim alienígena, sai por cerca de US$ 50.
Novo primeiro-ministro inglês abrirá os arquivos ufológicos?
Após as recentes eleições britânicas, o país tem no conservador David Cameron seu novo primeiro-ministro. E sem tanta surpresa foi revelado que anteriormente, em sua carreira política, ele fazia freqüentes encontros com a população. Em um dos quais um eleitor o interpelou lembrando das declarações do astronauta Edgar Mitchell, da Apollo 14, e a respeito do Caso Roswell, para a seguir questionar firmemente Cameron se ele abriria os arquivos ufológicos secretos da Grã-Bretanha quando chegasse ao poder. Na época, Cameron respondeu que sim, “que evidentemente abriria os arquivos”. Disse ainda que o povo inglês tem o direito de saber a verdade.
“Estou convencido de que a Terra está sendo visitada por alienígenas, e prometo publicar qualquer arquivo sobre UFOs que houver na Inglaterra se for eleito primeiro-ministro”. Depois da grande abertura inglesa de 2008, seguida pelo polêmico fechamento da divisão de estudos ufológicos do Ministério da Defesa, o Projeto UFO, devem ser aguardados os próximos passos sem exagerada expectativa [Veja artigo nesta edição]. Com cameron no poder há uma esperança de mudança na política oficial quanto aos UFOs.
Seqüência de Distrito 9?
Grande destaque do Oscar 2010, com sua indicação para Melhor Filme, o violento mas extraordinário Distrito 9 [2009] trouxe de volta para a Ficção Científica temas que sempre foram caros ao gênero, especialmente a crítica social sem rodeios. Há tempos fala-se de uma seqüência à obra, Distrito 10, seguindo os acontecimentos do final do filme — surgiu um boato novo na imprensa especializada de que as filmagens começariam ainda em outubro na África do Sul e Nova Zelândia.
Porém, Sharlto Copley, que vive Wikus Van der Merwe em Distrito 9, afirmou que antes da seqüência o diretor Neil Blomkamp fará outro filme. Copley deixou claro que tanto ele quanto Blomkamp querem fazer Distrito 10, o que pode acontecer dentro de dois anos. Ele ainda comentou que Blomkamp também estaria interessado em um prequel [Introdução em inglês, o oposto de sequel, seqüência], que se passaria em época anterior a Distrito 9 — quem sabe mostrando os aliens ainda em seu mundo natal e vindo para a Terra. De todo modo, garantiu que não se fará como é hábito em Hollywood, colocando um número ainda maior de aliens contra os humanos.
Surge nova revista ufológica na Inglaterra
Chega ao mercado inglês a nova revista UFO Matrix, editada por Philip Mantle e Malcolm Robinson, ambos consultores da Revista UFO. O lançamento está marcado para 29 de julho. A publicação terá 100 páginas em cores e entre seus colunistas estão Nick Pope, Mike Hallowell, Steve Johnson, Peter Robbins, Scott Corrales, Clas Svahn, Lee Paqui e Sheryl Gottschall, de vários países. A primeira edição ainda traz um artigo do saudoso ufólogo norte-americano Bob Pratt intitulado Conversando com Kenneth Arnold.
Pratt é conhecido no país por ter seu livro Perigo Alienígena no Brasil lançado pela coleção Biblioteca UFO [Código LIV-014. Confira na seção Shopping UFO desta edição e no Portal UFO: ufo.com.br]. UFO Matrix já tem agendado para uma de suas primeiras edições um artigo do editor de UFO A. J. Gevaerd, sobre a abertura ufológica brasileira. A revista pode ser encomendada pelo site Healings of Atlantis.com [www.healingsofatlantis.com]. Desejamos boa sorte na nova empreitada!
A Invasão dos Discos Voadores
Em 2008, o mercado nacional de mídia foi sacudido pelo lançamento de três filmes do cultuado mestre em efeitos especiais Ray Harryhausen, O Monstro do Mar Revolto, A 20 Milhões de Milhas da Terra e o filme que dá título a esta nota. Harryhausen celebrizou-se pelas extraordinárias cenas que produzia, utilizando bonecos e miniaturas e um domínio supremo da técnica do stop motion. Foi assim que fez os esqueletos de Simbad [1974], e os monstros do primeiro Fúria de Titãs [1981].
Em A Invasão dos Discos Voadores, lançado em 1956 pela Columbia, acompanhamos o doutor Russel Marvin — Hugh Marlowe, vilão de O Dia em que a Terra Parou [1951] — e sua esposa Carol (Joan Taylor) às voltas com uma invasão alienígena. Nos extras, o próprio Harryhausen explica que a rica casuística ufológica daquela década inspiraram o filme, e ele chegou inclusive a encontrar-se com George Adamski. O diretor explica os extraordinários efeitos que conseguiu usando miniaturas dos discos voadores. Sua grande satisfação é ter legiões de fãs que ainda se emocionam com sua obra.
O filme foi “colorizado” por computador, mas pode ser assistido na versão preto e branco original — foi assim realizado na época para conter custos. Se na década de 50 A Invasão dos Discos Voadores foi considerado um filme tipo B, hoje é um dos maiores clássicos do cinema de Ficção Científica e um dos melhores exemplos do enfoque ufológico no cinema. Infelizmente o DVD tem rareado nas lojas, o que deveria motivar a Columbia a lançar uma nova série desse excelente clássico.