UBIRAJARA RODRIGUES
Li estarrecido a primeira parte da entrevista com o ufólogo Ubirajara Franco Rodrigues, Virando a Mesa da Ufologia Brasileira, na seção Diálogo Aberto da UFO 153. Não pude crer no que ele dizia, justamente ele, que sempre achei brilhante defensor da presença alienígena na Terra.
José Mariano Alves,
Campinas (SP)
Li os dois livros de Ubirajara Franco Rodrigues, Na Pista dos UFOs e O Caso Varginha, ambos editados pela UFO. Também li todos os artigos que a revista publicou de sua autoria, em especial aqueles relativos à captura de seres extraterrestres no sul de Minas, que Rodrigues descobriu e revelou ao mundo. Na condição de leitora de sua obra, me senti indignada ao ler sua entrevista e não posso crer que o tenha visto negar aquilo que antes defendia.
Maria Helena Capucci,
por e-mail
Das duas uma: ou Ubirajara Franco Rodrigues recebeu forte pressão do Exército para se calar e não revelar o que descobriu sobre o Caso Varginha, ou ele teve acesso a informações surpreendentes sobre os fatos que divulgava, com a condição de também se calar e não revelar o que viu. Não sei qual das duas, mas não creio numa terceira opção, a de que ele apenas e simplesmente mudou de idéia.
Rogério Cardoso Nasser,
Rio de Janeiro (RJ)
CINTURÃO DE FÓTONS
Até que enfim a Revista UFO veicula uma matéria sobre esta falácia que contamina a internet com fantasias absurdas. E o fez escolhendo um dos bons cérebros do movimento paracientífico nacional, o estudioso Paulo Iannuzzi, cujas palestras me fascinam. Apesar de eu ter afinidade com o esoterismo, reconheço que precisamos ter os pés no chão, como ele bem disse em seu texto Cinturão de Fótons, da edição UFO 153.
Soraia Amaral Mendes,
Rio de Janeiro (RJ)
FLOTILLAS MEXICANAS
Desejo parabenizar a Equipe UFO pela brilhante Revista UFO e gostaria de perguntar sobre os vídeos de frotas de UFOs no México, as chamadas flotillas. Gostaria de saber se algum ufólogo já teve a idéia de paralisar as imagens quadro a quadro e ver se formam algum desenho simbólico ou se representariam alguma constelação? Talvez cada ponto ou o conjunto de pontos no céu possa significar algum algarismo ou letra, como em braile.
Juliano Ávila Bastos,
Belo Horizonte (MG)
Resposta do Editor — Há estudos de todos os tipos sobre as flotillas, visto serem um fenômeno extraordinário mesmo para os padrões da Ufologia. O estudioso mexicano Ramón Estagnaro está entre os que analisam imagens congeladas de vídeos ou fotos das frotas de UFO, buscando algum tipo de simbolismo nas mesmas. Diz ele que já encontrou as mais variadas figuras, entre elas cruzes, retas paralelas, fractais e mandalas e até representações da Constelação de Órion. Ele prepara um texto para publicação na Revista UFO.
FOTOS DE DISCOS VOADORES
Gostaria de enviar a foto de um suposto UFO obtida durante a construção de uma hidrelétrica em Goiás, que gostaria que analisassem. A foto foi tirada de um ponto de observação da construção da usina, em janeiro de 2009, e nela há algo estranho, um objeto de formato elipsóide no céu, sendo que a luz solar nele refletida projetava sombra.
José Henrique França,
por e-mail
Numa recente viagem que fiz pelo Rio Grande do Sul, a passeio, registrei em um entardecer, na cidade de Caxias do Sul, algumas luzes misteriosas no céu que não pude identificar. Gostaria de saber se vocês analisam estas imagens e como proceder para enviá-las.
Jurema A. Souto,
São Paulo (SP)
Resposta do Editor — A Revista UFO mantém há alguns anos um serviço gratuito de análises de imagens de UFOs coordenado pelo perito criminal Toni Inajar Kurowski, do qual participam também estudiosos e especialistas em imagens como os engenheiros Claudeir Covo e Ricardo Varela Correia, todos integrantes da Equipe UFO. O grupo ainda conta com um fórum de debates na internet, alojado no Yahoogrupos e do qual participam dezenas de estudiosos, que pode ser acessado no endereço: http://br.groups.yahoo.com/group/Revista_UFO_Analises. Todas as fotografias e filmes de UFOs recebidos pela publicação são encaminhados para este grupo, que disponibiliza no Portal UFO [ufo.com.br] informações sobre as análises realizadas, especialmente quando as fotos contêm objetos que são considerados anômalos. Os interessados em ter suas imagens analisadas devem enviá-las para: toni.inajar@ufo.com.br.
SATÉLITES
Gostaria de elogiar o trabalho desenvolvido por esta revista, mas sou obrigado a discordar da idéia de que podemos observar satélites terrestres em órbita, apresentada em matérias veiculadas. Para que fosse possível tal observação, o satélite precisaria estar na exata posição de reflexão dos raios solares, assim como o observador também deveria se localizar na posição apropriada para perceber o lampejo causado no momento. Se alguém pudesse realmente observar um satélite de uns 1.000 Kg, com dimensões não superiores a de um caminhão, cruzando os céus a velocidades de 4 a 7 km/s e em altitudes superiores a 200 km, deveríamos então avistar todos os que passam em órbita, e não um ou outro objeto. E o faríamos apenas por uma fração de segundos, em vez de acompanharmos toda a sua trajetória.
Paulo Roberto,
por e-mail
OS LEITORES COMENTAM
Estou lendo o livro Eram os Deuses Astronautas? [Melhoramentos, 1978] e nele há muitos relatos de aparições de UFOs, todos bem iluminados, o que vemos em fotos e vídeos também. Minha pergunta é sobre a área física dos objetos. Será que nossos visitantes usam tecnologia à base de luz? Talvez tenham alguma tecnologia usando revestimento luminoso, assim facilitando uma locomoção mais veloz.
Rodrigo Silva,
por e-mail
Como leitor, acho que a Revista UFO tem pouca informação pelo elevado preço que pratica. Sugiro colocar mais páginas ou conteúdo, ou então rever o preço de capa.
Felipe Little,
por e-mail
Resposta do Editor — Também reconhecemos que o preço da UFO é elevado, mas não há muito que se possa fazer para reduzi-lo, mesmo que este seja o forte desejo do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), que edita a revista, e da Mythos Editora, que a viabiliza. Praticamente todas as publicações existentes têm seus custos mantidos com recursos advindos da veiculação de anúncios publicitários em suas páginas, como se vê em quase todas as revistas nas bancas. No entanto, devido ao assunto de que trata, que ainda é objeto de preconceito em nosso país, a Revista UFO não atrai tais anunciantes. Assim, sem uma receita adicional que ajudaria a absorver seus custos gráficos e outros, seu preço deve ser de tal ordem que permita sua viabilidade. Fosse diferente a situação e tivesse a revista pelo menos uma parte de suas páginas estampando anúncios publicitários, seu preço poderia ser reduzido até a metade e ela teria bem mais conteúdo.
Penso que os extraterrestres não sentem falta de que nós os entendamos ou nos comuniquemos com eles. Agem unilateralmente desprezando um possível diálogo que poderíamos ter. Os casos de abduções alienígenas são provas disto, pois nos usam para suas experiências e depois nos “jogam fora” de suas naves. Com o conhecimento e tecnologia que possuem, acredito que seria muito fácil aprenderem qualquer língua terrestre. Aproveito e parabenizo a Equipe UFO pelo excelente trabalho.
Ruy Pesavento,
por e-mail
LIBERDADE DE INFORMAÇÕES
Tal como a Revista UFO contribui muito para a abertura das informações ufológicas no Brasil, também poderia dar início a um novo movimento, agora para a criação de um inédito curso superior de Ufologia no país. Talvez fôssemos a primeira nação do mundo a ter um, o que tiraria de vez a Ufologia da marginalidade e a livraria das acusações de amadorismo. A Ufologia precisa fazer justiça à palavra logia que traz em seu nome, e ser elevada à categoria de ciência, com métodos rigorosos, lógicos, experimentais, e que se aprendem em sala de aula também.
Valdir M. S. Godói,
por e-mail
Gostaria de parabenizá-los pelas excelentes matérias e apresentar-lhes uma dúvida com referência aos arquivos liberados pela Aeronáutica, nos quais foram censurados os nomes dos oficiais envolvidos. Também notei que não foram liberados vídeos nem fotos feitas pelos militares. Baixei os arquivos no Portal UFO [ufo.com.br] e não encontrei imagens. Gostaria de saber se vocês têm esse material ou se os militares não o liberaram ainda?
Marcos Quaresma,
por e-mail
TERMÔMETRO DA EDIÇÃO ANTERIOR
Vocês estão de parabéns pela UFO 153, que conteve excelentes matérias. Entre elas, a entrevista com Ubirajara Franco Rodrigues, finalmente uma voz de credibilidade para acabar com este absurdo de se achar que estamos sendo visitados por outras espécies.
Yuri A. Ramos,
Sinop (MT)
A UFO estava vindo bem até aqui, mas dar espaço para um ex-ufólogo detratar a Ufologia e desacreditar os discos voadores foi demais. Vocês jogaram fora muitas páginas que poderiam ser usadas para uma finalidade mais útil.
Nestor Campos Filho,
Ceres (GO)
O LEITOR PERGUNTA
UMA NOVA GERAÇÃO INTERESSADA POR UFOLOGIA
Tenho oito anos e sempre entro no Portal UFO [ufo.com.br]. Hoje quero perguntar uma coisa: os seres extraterrestres também são criados por Deus?
Maria Clara,
por e-mail
Sou uma menina de apenas 15 anos e me interesso muito por extraterrestres. Gostaria de saber se eu poderia algum dia fazer contato com eles, se eles querem só o nosso bem e se vocês, da Revista UFO, são vigiados por eles?
Isabela,
por e-mail
RESPOSTA
Os ufólogos não são unânimes quanto à existência de Deus, e há aqueles estudiosos que crêem e os que não crêem na idéia de um Criador supremo. Os que crêem, no entanto, acham natural que nossos visitantes extraterrestres também sejam filhos de Deus, tal como nós seríamos. Recentemente, o astrônomo oficial do Vaticano, o jesuíta José Gabriel Funes, declarou que “não reconhecer a existência de outras espécies inteligentes no universo é menosprezar a capacidade criativa de Deus” [Veja UFO 143].
Quanto a fazer contatos com ETs, eles são possíveis a todo mundo, visto que o Fenômeno UFO é o evento mais democrático que há. Pessoas das mais variadas crenças, posições sociais, profissões, etnias etc foram igualmente contatadas e abduzidas por eles. Mas a chave é esta: a iniciativa parte deles, que escolhem quem desejam contatar, quando e como, segundo critérios de seleção que simplesmente desconhecemos.
Até onde sabemos, os integrantes da Equipe UFO não parecem estar sendo vigiados por extraterrestres.
A. J. Gevaerd,
editor