Jan Val Ellam
A propósito da grande repercussão das previsões de Jan Val Ellam, publicadas pela Revista UFO em sua edição 126, que mereceram severas críticas de muitos ufólogos e leitores, publicadas nas edições 128 e 129, desejo registrar minha indignação. Gostaria de dizer que todos nós, leitores da revista, desejamos que um contato oficial e definitivo com seres extraterrestres, como aludido por Ellam, se materialize. É impressionante que, quando alguém arrisca sua reputação para fazer tais previsões, os leitores lhe atiram pedras. Este parece um comportamento impróprio para os interessados nos assuntos veiculados pela UFO, que até então supunha serem pessoas abertas a todo o tipo de opinião. Oxalá o tal contato aconteça mesmo, de forma contundente, pois impedirá as autoridades de continuarem a esconder que existe vida fora da Terra. Quanto ao fato das previsões terem sido publicadas na UFO, creio ser esta precisamente a sua tarefa, ou seja, mostrar as opiniões, fatos ou expectativas dos ufólogos, já que nenhuma outra revista ou jornal do país faria tal divulgação. A revista, portanto, cumpriu seu papel de informar e não merece qualquer crítica.
Frederico Munaier,
Belo Horizonte (MG)
Simplesmente hilária, caso não fosse desrespeitosa com os leitores da Revista UFO, a desculpa dada por Jan Val Ellam para a falha em suas previsões de um suposto contato oficial e definitivo com seres extraterrestres, que ele afirmou que ocorreria em 18 de novembro passado. A publicação fez bem ao publicar a entrevista original com o médium, na UFO 126. Mas ele parece ter debochado da seriedade da revista ao vir, agora, na edição 129, através do artigo Porque a Previsão Falhou, explicar de maneira tão simplista o que deu errado. Felizmente, UFO esteve sempre atenta e manteve a polêmica num bom nível, sabendo veicular as opiniões dos ufólogos brasileiros que condenaram as previsões de Ellam. E ao final, o artigo de A. J. Gevaerd [E as Naves Não Vieram] analisou todo o imbróglio e ofereceu ao leitor uma oportunidade de enxergar com clareza a situação.
Maria de Lourdes Lima,
Guarulhos (SP)
Conheço o senhor Rogério de Almeida Freitas, que usa o pseudônimo Jan Val Ellam, há muitos anos e li quase todos os seus livros. O que ele fala tem muita coerência e merece reflexão, quer sob o ponto de vista ufológico, quer sob a ótica espiritualista. Se Ellam se aventurou em divulgar suas previsões, como mostrado na edição UFO 126, certamente o fez por ter uma motivação genuína e concreta, por acreditar estar recebendo informações sérias de fontes não terrestres quanto ao futuro deste planeta. Qualquer pessoa que conheça sua trajetória se recusaria terminantemente a acreditar que ele tivesse se lançado nessa história em busca de publicidade para si, para seus livros e suas palestras.
Juarez Fontoura Monteiro,
João Pessoa (PB)
Para mim, é claro que o senhor Jan Val Ellam apenas e tão somente buscou aumentar seu prestígio ao fazer suas alucinadas previsões de um contato oficial e definitivo com ETs. Como se viu, e como os ufólogos sérios deste país haviam alertado através da UFO 128, nada aconteceu. Não tenho dúvidas de que o médium usou a revista para angariar alguma popularidade fácil entre seus milhares de leitores, que eram certamente seu alvo, ao tecer as tais profecias. Se ele buscasse outros veículos de comunicação, e não uma revista especializada em Ufologia com uma trajetória de mais de duas décadas, simplesmente não seria ouvido.
José Carlos Arimatéia,
por e-mail
Sobre a edição UFO 128, tal como Jan Val Ellam, também tenho uma notícia bombástica a dar, mas gostaria que o editor refletisse bastante antes de publicá-la. Trata-se de um acontecimento que ocorrerá bem próximo, quando milhares de naves extraterrestres farão um contato oficial definitivo com a humanidade. Só que dentro das naves não estará Jesus, como previu Ellam, mas Buda! Desculpem a brincadeira, mas ela tem o objetivo de chamar a atenção dos leitores para a maneira como certos grupos atrelam tudo ao Evangelho e a Jesus. Talvez um dia aconteça o tal evento preconizado por Ellam e finalmente os governos sejam obrigados a revelar o que sabem. Porém, ainda que as naves venham, teósofos e rosacruzes não estão esperando por mestre algum.
Almir de Carvalho,
por e-mail
Acredito que a Revista UFO gastou uma quantidade exagerada de valiosas páginas nessa pendenga que envolveu as profecias de Jan Val Ellam, que acabaram não se concretizando e expondo o médium ao ridículo. Quando li a UFO 128, de dezembro, lamentei que tanto espaço estivesse sendo usado para discutir previsões vazias, uma das quais já se mostrava fracassada quando a edição chegou às bancas. Mas agora, ao adquirir e ler a UFO 129, de janeiro, e voltar a ter a sensação de que mais uma vez a publicação desperdiçara espaço com o tema, fiquei aliviado ao constatar que a revista deu um desfecho adequado a tudo isso, com artigos ponderados de sua equipe, mostrando que o assunto foi tratado de maneira jornalística e ufologicamente adequada. Isso chega a compensar o uso de tantas páginas, mas espero que a UFO não volte mais a esse assunto nem perca mais tempo com previsões infundadas.
Rogério de Mattos,
Rio de Janeiro (RJ)
Sondas ufológicas
Simplesmente arrebatadora a capa da UFO 129 e os desenhos que ilustram a matéria Sondas Ufológicas: Um Mistério que Atravessa os Séculos, do ufólogo Paulo Baraky Werner. Tanto as imagens, do finalista do Terceiro Concurso Nacional de Ufologia Álvaro Gimenez, quanto o texto do pesquisador mineiro mostram o quanto a Revista UFO se preocupa em apresentar aos seus leitores o que há de melhor na área. Achei sensacional que a publicação voltasse ao que interessa, que é a pesquisa ufológica.
Sueli Antunes,
Rondonópolis (MT)
Depois de toda a polêmica em torno das previsões de Jan Val Ellam, eis que a UFO volta finalmente ao que interessa: a pesquisa científica e sistemática da presença alienígena na Terra. E o faz em grande estilo, com um texto excelente de Paulo Baraky Werner [Sondas Ufológicas: Um Mistério que Atravessa os Séculos] e imagens de tirar o fôlego do artista Álvaro Gimenez. Parabéns a ambos e à equipe do Centro de Investigações e Pesquisas de Fenômenos Aéreos Não Identificados (Cipfani), por valorizar e investir na tão importante pesquisa de campo.
Mário B. M. Santos,
por e-mail
Mais uma vez Minas Gerais mostra seu imenso “potencial ufológico”, agora através do artigo Sondas Ufológicas: Um Mistério que Atravessa os Séculos, de Paulo Werner, que apresenta um repertório de casos no interior do Estado. Minas, que foi pioneira também nos episódios de abduções alienígenas, é um vasto campo de pesquisas da manifestação extraterrestre em nosso planeta.
Álvaro Gomes Matinho,
por e-mail
Projeto HAARP
Fascinante o artigo HAARP: Os Perigos de Uma Guerra Psicotrônica, de Marcos Malvezzi Leal, publicado na UFO 128. O texto mostrou os riscos iminentes que a Terra corre caso as autoridades militares norte-americanas continuem com a insanidade de querer controlar todo o mundo, agora usando ondas de rádio refletidas na ionosfera. Quando esse belicismo terá fim? Talvez, apenas quando o homem destruir este planeta por completo.
Maria da Glória Martinez,
por e-mail
Seria inacreditável o que se lê no texto HAARP: Os Perigos de Uma Guerra Psicotrônica, de Marcos Malvezzi Leal, caso não soubéssemos bem do que são capazes as superpotências quando se trata de defender seus interesses, mesmo que para isso tenham que usar recursos tão condenáveis quanto essas novas formas de guerra eletrônica. Lamentável! Temo pelo futuro do planeta e das novas gerações, que terão que conviver com projetos como o HAARP e sei lá o que mais.
Alberto Maciel Tonelli,
Jundiaí (SP)
O pensamento da Ufologia Brasileira
Adquiri e adorei o primeiro livro da série O Pensamento da Ufologia Brasileira [Coleção Biblioteca UFO. Veja seção Shopping UFO desta edição], que traz importantes entrevistas com 12 de nossos maiores ufólogos. Estou ansiosa quanto ao lançamento dos demais livros da série, que farão um resgate e valorização do trabalho incansável de homens e mulheres deste país que decidiram investigar o insondável, o Fenômeno UFO.
Bárbara S. Franchini,
Florianópolis (SC)
A Revista UFO está sempre nos surpreendendo com produtos de alta qualidade. Além de suas revistas, sempre de elevado nível, faz DVDs e livros que merecem ser conhecidos por todos. Adquiri recentemente os livros da série O Pensamento da Ufologia Brasileira e li com muita atenção as 12 primeiras entrevistas. O mais interessante nessa nova iniciativa da UFO é que as entrevistas estão juntas, publicadas lado a lado na mesma obra, permitindo aos leitores comparar opiniões e pontos de vista de nossos ufólogos. Uma idéia genial!
Araceli Almeida de Jesus,
por e-mail
Aprecio muito os produtos lançados pela Revista UFO e me apressei para adquirir as edições 01 e 02 da série O Pensamento da Ufologia Brasileira. Li o primeiro livro com grande interesse, certo de ter em mãos uma obra histórica, que reúne o pensamento de tão talentosos estudiosos de um fenômeno desafiador como os discos voadores. E o melhor: as entrevistas estão todas no mesmo livro, o que facilita a comparação de idéias e posturas.
Júlio Souza Helmer,
Nova Trento (SC)
Comentários dos leitores
Desejo parabenizar os criadores e colaboradores da UFO por produzirem uma revista séria, de qualidade e alto nível. Sou leitora desde os primórdios e vejo que a publicação se aprimora cada vez mais, tanto em riqueza de conteúdo como em qualidade na impressão.
Carla Cicarino,
São Paulo (SP)
Gostaria de parabenizar todos os integrantes da Revista UFO por seu abnegado trabalho em prol da divulgação da Ufologia em nosso país, de forma séria e consciente.
Marcela C. Figueiredo,
por e-mail
Quero cumprimentar a Revista UFO e toda sua equipe pela qualidade das edições que produz. Num momento como esse, é de suma importância uma publicação com conteúdo tão rico, assim como seu site, o Portal UFO [ufo.com.br], repleto de informações. Mas quero também alertar para o fato de que algumas edições não chegam à minha cidade, ou chegam apenas com muito atraso.
André Minutti,
Atibaia (SP)
Sou um admirador do maravilhoso trabalho da Revista UFO. Pessoas como vocês, da Equipe UFO, merecem muito respeito por tratarem no Brasil de um assunto tão importante. Parabenizo-os também pela campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, que visa convencer nossas autoridades a tratar abertamente da questão ufológica.
Manoel Vasconcelos,
por e-mail
Eu gosto muito da UFO e de tudo que vocês produzem, principalmente quando tratam da casuística de nosso país. Mas acho que deveriam abordar mais os casos nordestinos, em especial os ocorridos no Ceará, onde resido.
Germano Tallysson,
por e-mail
A Revista UFO é minha leitura preferida todos os meses!
Urias G. Bevenuto,
por e-mail
Polêmica de final de ano
O encerramento de 2006 foi marcado por um intenso debate sobre a foto de um suposto disco voador obtida na Praia de Ponta Negra, em Natal (RN), por Roberto Di Sena, em 25 de novembro, entre 09h30 e 10h00. “Levantei a câmera direcionando-a para o alto, sem procurar nenhum enquadramento no visor, e fotografei indistintamente por diversas vezes, na esperança de conseguir algo”, declarou Di Sena à Revista UFO. A imagem passou a circular pela internet e acabou sendo alvo de vários exames, entre eles o do consultor de UFO, doutor Ricardo Varela, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e outra do ufólogo Reinaldo Stabolito. Os resultados, muito aguardados, serão publicados no Portal UFO [ufo.com.br].