Uma das formas mais eficientes de se difundir a problemática ufológica e um tipo de atividade que, ao contrário do que ocorre em muitos outros países, tem pouca tradição no Brasil: os congressos de Ufologia, eventos onde, de um lado, ufólogos de todo o Brasil expõem seus métodos e os resultados de suas atividades e, do outro, uma platéia atenta pode conhecer os detalhes deste fascinante enigma, o Fenômeno UFO.
Alguns congressos brilhantes, no entanto, já foram realizados no Brasil – entre eles os Congressos Internacionais de Ufologia (CIUFOs), Mas, uma grande porcentagem de todos os eventos ufológicos já ocorridos em nosso país é devida a um único pesquisador, um ufólogo que, sozinho, já organizou e conduziu quase 3 dúzias de congressos, simpósios e seminários: Rafael Cury, atual presidente da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil (ANUB) – a entidade máxima e que congrega as atividades da Ufologia Nacional.
Rafael começou há pouco tempo na Ufologia, mas o suficiente para conhecer em detalhes um dos aspectos que mais atingem esta disciplina: a falta de divulgação e a ignorância geral do público em relação às mais elementares facetas da problemática dos discos voadores. Inconformado com a situação, desde 1985 vem se dedicando a organizar eventos cada vez mais bem sucedidos e concorridos no setor, entre eles a série dos Congressos Brasileiros de Ufologia Científica, cuja edição número 7 acaba de ocorrer em Curitiba, nos últimos dias 28 e matéria completa em setembro!
Ao todo, Rafael já reuniu mais de 5 mil pessoas e acima de 40 ufólogos de todos os pontos do Brasil e vários do exterior nestes seus 5 anos de atividade – o que pode ser considerado um recorde nacional. Mas, outro fato único no Brasil está ligado à intensa atividade pública realizada por este jovem pesquisador de 25 anos: Rafael conseguiu reunir toda a família no desenvolvimento de seus trabalhos. Seu irmão, Romio Cury, desde 87 tem sido braço direito na organização dos mais importantes eventos ufológicos de Curitiba, onde residem e atuam, passando também a proferir conferências de grande interesse, e suas irmãs Soraya e Elizabeth, além dos pais desta família de origem libanesa, têm dado suporte essencial e profissional à cada um dos eventos realizados. Talvez seja esse o segredo dc seu sucesso!
Além de bem-sucedidos organizadores de eventos públicos na área ufológica, Rafael dirige o grupo Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU), um dos mais importantes do Brasil, e Romio preside o Instituto Genesis de Pesquisas Paracientíficas (IGPP), ambos consagrados pela opinião pública curitibana e, também pioneiramente no Brasil, gozam de apoio oficial e maciça cobertura da imprensa local.