UFO 107
Sempre fui fã da Revista UFO e da banda 14 Bis. Por isso, quando comprei a edição 107 e vi uma entrevista com Cláudio Venturini, Vermelho, Magrão e Heli – todos integrantes do grupo –, delirei. Que excelente presente a UFO nos deu! Parabéns aos ufólogos Pepe Chaves e Guilherme Paula de Almeida, que entrevistaram o 14 Bis. Sugiro que a revista converse com pessoas do meio artístico, que sempre têm coisas interessantes a dizer.
Honorina E. F. G. Matheus,
Rio do Sul (SC)
Gostei muito do texto do ufólogo paranaense Jackson Camargo, Intrusos na Lua, e gostaria de parabenizá-lo. Fui aos sites da NASA que ele indicou na matéria e passei horas examinando as fotos sugeridas. É incrível, mas de fato existem muitas imagens enigmáticas naquelas páginas. E a agência espacial sequer se dá ao trabalho de explicá-las…
Ademir M. Albuquerque,
Rondonópolis (MT)
Cláudio Suenaga superou-se em seu artigo O Mito da Existência de Vida em Marte, de UFO 107. Acompanho a revista há muitos anos e não perco nenhum artigo dele, mas esse foi o melhor que já li. Suenaga nos apresenta um texto com uma fartura imensa de dados e fontes de consulta para quem quiser se aprofundar. E ainda explica de maneira clara porque a humanidade não desiste de crer que há vida em Marte, mesmo depois das sentenças negativas da NASA.
Izabel Montemor Araújo,
por e-mail
Quero parabenizar a Revista UFO por insistir em mostrar aquilo que nosso Governo quer esconder a todo custo. Refiro-me ao texto do repórter Carlos Mendes, de O Liberal, sobre a revelação que a doutora Wellaide Cecim Carvalho fez a respeito de ter sido forçada pelos militares a mentir sobre o chupa-chupa. O artigo Aeronáutica Obrigou Médica a Mentir deveria ser lido por todos os brasileiros. Como um morador de Belém que acompanhou, nos anos 70 e 80, a movimentação de UFOs não poderia deixar de dar parabéns à UFO pela persistência em seu trabalho, à doutora Wellaide pela coragem de revelar o que sabe e ao repórter Carlos Mendes pela seriedade de sua cobertura dos fatos.
Omar Ahmad G. Assayd,
Belém (PA)
UFO Especial 31
Belíssima a capa da UFO Especial 31, de janeiro. Parabéns ao ufólogo mineiro Paulo Werner, do Centro de Investigações e Pesquisas de Fenômenos Aéreos Não Identificados (Cipfani), pelo trabalho. Fico satisfeito em ver a Revista UFO aproveitar de tantas maneiras o talento dos ufólogos brasileiros.
Josué Evaristo Pereira,
Teresina (PI)
A Equipe UFO se supera a cada mês com edições produzidas com esmero e um elevado volume de informações. Não somente a UFO de todos os meses têm proporcionado agradáveis leituras, mas também a UFO Especial. A edição 31, por exemplo, é muito interessante e tem textos que se complementam entre si, dando uma boa idéia da complexidade da Ufologia.
Míriam Therezinha Schultz,
Alegrete (RS)
Saída do ombudsman
Que a ruidosa saída do ombudsman Carlos A. Reis não impeça o progresso da Revista UFO. Em especial, espero que seu cargo não fique vago, pois mostrou-se muito importante para a publicação e para a Ufologia Brasileira.
Raul Neves Coutinho,
por e-mail
Fico satisfeito em saber que o ombudsman Carlos A. Reis resolveu se retirar da Revista UFO. Até hoje, ele, com sua fala rancorosa e mal humorada, típica de um dono da verdade autoritário, pouco contribuiu para a publicação. Afinal, não precisamos que ele nos diga no que devemos ou não acreditar. Além disso, a matéria dele com relação à Dino Kraspedon – A Verdade sobre Dino Kraspedon, em UFO 106 – foi no mínimo desrespeitosa e dispensa maiores comentários.
Chico Penteado,
São Paulo (SP)
Carlos A. Reis às vezes agia não como ombudsman da Revista UFO, que era de fato seu cargo, mas como uma espécie de auto proclamado ombudsman de toda a Ufologia, coisa que ninguém pediu a ele para fazer. Sua saída foi salutar, pois suas críticas – e eram raros os elogios a alguma coisa – pareciam pessoais e em nada contribuíram para a revista ou para a Ufologia.
Célia Maria Olivença,
Ilhéus (BA)
Liberdade de informações
Nos últimos meses vimos a queima de documentos secretos da época da ditadura militar em unidades da Aeronáutica. Acho que a Revista UFO poderia aproveitar a ocasião em que a sociedade faz pressões sobre o Governo para cobrar a liberação de documentos oficiais sobre fenômenos anômalos.
Ricardo M. Martins,
por e-mail
Estava para sugerir à Revista UFO que aproveitasse as discussões, cada vez mais crescentes, sobre a liberação de documentos sigilosos sobre a Guerrilha do Araguaia nos tempos da repressão, para emplacar também a proposta da liberdade de informações ufológicas. Mas não foi preciso. Quase simultaneamente, fui surpreendido ao receber, por e-mail, o banner que contém a foto de Lula e faz a comparação entre as duas situações, com a oportuna frase “Chega de silêncio sobre UFOs, presidente”. Parabéns à Equipe UFO por mais esse trabalho em prol da Ufologia Brasileira.
Julio César Ricartes,
Londrina (PR)
Tenho acompanhado desde o começo a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, mas só o que eu vejo é a Revista UFO se manifestando, enviando e-mails, mantendo o site atualizado sobre isso e indo à imprensa para divulgar o trabalho. Ora, cadê os demais ufólogos brasileiros, que não vejo agirem para ajudar o movimento, mas que certamente se beneficiarão de seus resultados?
Maria R. Ajala Gomes,
Juiz de Fora (MG)
Elogios à Revista UFO
Estive no Brasil há uns 20 anos e adquiri numa banca de revistas no bairro de Pinheiros, em São Paulo, um exemplar da revista Ufologia Nacional & Internacional. Tinha 32 páginas, era impressa em preto e branco e com uma aparência bem simples. Volto ao Brasil agora e, numa banca do Recife (PE), vi a UFO 107 e comprei imediatamente. Folheando a revista, percebi que o pessoal que a produz é praticamente o mesmo da antiga publicação de duas décadas atrás. Conversei o fato com o jornaleiro, que me confirmou que a UFO vem evoluindo desde então, nesse longo período, e chegando ao que é hoje. Peguei um avião no dia seguinte e voltei para casa, na minha gélida Suécia, imensamente feliz em saber que há gente como vocês, que mantêm um sonho vivo resistindo a tantas dificuldades. Parabéns.
Gunnar S. Klauss,
Gotemburgo, Suécia
Gostaria de dizer que o trabalho da Equipe UFO é de primeira linha. Sou leitora já faz alguns anos e embora não conheça pessoalmente nenhum de vocês, tenho certeza do trabalho sério de todos. Muito obrigada por vocês existirem!
Carla Clemente,
Bicas (MG)
Grupos de pesquisa
Comunicamos a mudança de endereço do Grupo de Estudos Ufológicos do Centro do Estado de São Paulo (Geucesp) a toda a Comunidade Ufológica Brasileira, com a qual buscamos intercâmbio de informações e material: Rua Rafael de Oliveira 156/05, Mandaqui, 02407-050 São Paulo (SP). Site: www.geucesp2005.cjb.net. E-mail: geucesp@yahoo.com.br.
Maurício Marques, coordenador,
por e-mail
Gostaria de informar aos leitores de UFO o endereço do site do Grupo de Estudo dos OVNIs (GEO), de Pará de Minas (MG): www.geocities.com/geogrupobr. Nosso e-mail é: geogrupo@parademinas.com.br. Buscamos integração e estreito contato entre todos os grupos de pesquisas do Brasil.
Milton A. Oliveira, presidente,
por e-mail