O primeiro e único eclipse total do sol de 2010 deixou a Ilha de Páscoa completamente no escuro por quatro minutos no último domingo. Milhares de pessoas entre cientistas caçadores de eclipse, turistas e moradores ficaram de olho no céu da ilha, que fica a 3.500 km do continente sul-americano, para observar e admirar o evento. É o que mostra a reportagem da BBC Brasil:
O funcionário municipal Francisco Haoa, disse em entrevista à agência de notícias AFP que o fenômeno \”começou com uma sombra, e o céu estava espetacular porque estava limpo e azul, com muito vento, o que afastou as nuvens. Todos aplaudiam e olhavam para o céu com câmeras e binóculos especiais, com filtros especiais. Inclusive foi visto um objeto luminoso próximo ao local e as pessoas começaram a dizer que, com certeza, tratava-se de um OVNI\”.
Segundo a NASA, o próximo eclipse total do sol deverá ocorrer apenas em 13 de novembro de 2012 e poderá ser visto na Australia, Nova Zelândia, Pacífico e América do Sul e deverá durar no máximo 04m02.
Vejo vocês no próximo post. Enquanto isso estou no twitter: www.twitter.com/jonatasmobile.