A essa altura, você provavelmente já ouviu falar sobre os enormes drones iluminando o céu noturno de Nova Jersey. E se você mora no Garden State, pode muito bem tê-los testemunhado.
Desde novembro, drones do tamanho de SUVs estão voando sobre Nova Jersey, causando preocupação entre moradores e autoridades estaduais. Na verdade, vários prefeitos de cidades de Nova Jersey escreveram ao governador Phil Murphy para tomar medidas, pois a falta de transparência e a atividade contínua de drones só pioraram. Dando um passo gigante adiante, o deputado de Nova Jersey Jeff Van Drew afirmou que uma “nave-mãe iraniana” é a culpada pelos objetos voadores do tamanho de um carro.
“Temos um problema sério com nossa indústria aeroespacial”, ele disse durante uma audiência do Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara na quarta-feira. “Os avistamentos recentes de drones não identificados no estado de Nova Jersey, meu estado natal, estão justificadamente causando tremenda preocupação pública”.
No entanto, o Pentágono negou desde então a presença de uma “nave-mãe iraniana”.
“Não há nenhuma verdade nisso — não há nenhum navio iraniano na costa dos Estados Unidos, e não há nenhuma chamada nave-mãe lançando drones em direção aos Estados Unidos“, disse a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, segundo a ABC News.
Ela acrescentou que também não há evidências de que os drones de Nova Jersey estejam vindo de qualquer entidade ou adversário estrangeiro. “Continuaremos monitorando o que está acontecendo”, disse Singh. “Em nenhum momento nossas instalações foram ameaçadas quando essa atividade estava ocorrendo.”
No entanto, esta resposta não satisfez a congressista Van Drew, que – numa entrevista à ABC News – aparentemente ficou ainda mais inflexível sobre a ideia de que existe uma “possibilidade real de ser uma entidade estrangeira”.
“Eles nos dizem que não há nada a temer, mas não temos ideia de quem é, de onde vem, do que se trata e o que pode fazer”, disse ela.
No início deste mês, o Departamento de Polícia de Florham Park, no Condado de Morris, Nova Jersey, reconheceu o avistamento em uma postagem no Facebook. Na postagem, o FPPD disse que está trabalhando com autoridades estaduais e federais para localizar as origens dos drones.
O ufólogo Mitch Horowitz, autor e apresentador da série da HBO Max “Alien Encounters: Fact or Fiction”, também são céticos em relação às alegações de “naves-mãe” iranianas ou outras tecnologias militares exóticas, dizendo que as autoridades estão confusas com tudo isso.
“É tudo altamente especulativo. Acho que estamos usando o termo drones porque é reconfortante empregar um termo familiar; é lógico que se colocarmos um nome familiar em fenômenos bizarros, é reconfortante de certa forma”, disse Horowitz. “
Horowitz também rejeitou a noção de que os drones poderiam ser iranianos. Ele, no entanto, disse que esta foi a primeira vez que viu este nível de avistamento de fenômenos aéreos não identificados, ou UAPs, equiparando-o a um momento liminar na história humana.
“Eu nunca investiguei um avistamento em massa desse tipo nas notícias, onde nenhuma autoridade que deveria dar-nos uma resposta está conseguindo fazer isso”, disse.
Drones foram avistados em vários locais, alguns militarmente sensíveis como o Arsenal Picatinny no Condado de Morris, que é uma importante instalação de pesquisa, e a Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst perto do Condado de Ocean, um importante centro de defesa.
Apesar da crescente preocupação com os UAPs no espaço aéreo americano, o Comando Norte dos EUA, responsável por monitorar a área, disse que não recebeu nenhuma solicitação para tomar medidas contra os drones que voam sobre Nova Jersey, mas está ciente e monitorando os relatos de voos não autorizados de drones.
O Comando confirmou que há relatos de que os drones estão nas proximidades de instalações militares em Nova Jersey, incluindo o Arsenal Picatinny e a Estação de Armas Navais Earle.
Embora não tenha recebido uma ordem para agir, o porta-voz disse que o Comando Norte dos EUA está pronto para responder caso a situação o exija.
A falta de transparência está deixando todos a um passo de uma crise de pânico. Ou o governo está tão no escuro quanto o resto de nós, ou eles estão retendo informações cruciais. Nenhuma das opções parece particularmente reconfortante.