Num recente comunicado da Lei de Liberdade de Informação (FOIA), o Departamento de Defesa dos Estados Unidos forneceu documentos em resposta a um pedido de Douglas Dean Johnson. A solicitação, protocolada sob o processo número 23-F-1429, buscava informações sobre a orientação do Estado-Maior Conjunto sobre “Relato de Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAP) e Disposição de Material”
A resposta da FOIA, datada de 15 de março de 2024, revelou que o Estado-Maior Conjunto conduziu uma busca e localizou nove páginas determinadas como respondendo ao pedido de Johnson. Esses documentos referem-se às orientações emitidas em 19 de maio de 2023, que descrevem os procedimentos para relatar e manusear materiais relacionados aos UFOs.
No X, Johnson escreveu algumas “observações rápidas” sobre o documento divulgado e destaca algumas áreas-chave dignas de nota. Uma parte da postagem escrita é republicada a seguir:
Em 19 de maio de 2023, o Estado-Maior Conjunto (J3, Operações; J36 Divisão de Defesa Interna) do Estado-Maior Conjunto divulgou a todos os comandos militares unificados em todo o mundo um conjunto de procedimentos uniformes a serem seguidos para a coleta de dados e relatórios sobre encontros militares contemporâneos com Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAP), usando um modelo de relatório padrão detalhado.
Agora obtive uma cópia dessa mensagem do Pentágono. Acredito que o seu conteúdo detalhado está sendo divulgado aqui pela primeira vez (se a mensagem GENADMIN foi publicada anteriormente, essa publicação não chegou ao meu conhecimento). A mensagem foi designada como “Equipe Conjunta do GENADMIN J3 Washington DC 191452ZMAY23 Relatório de Fenômenos Anômalos Não Identificados e Disposição de Material”. Foi disseminado como “Informações Não Classificadas Controladas” ou “CUI”.
A jornalista Brandi Vincent (@BrandiVincent) referiu-se de passagem à existência desta mensagem num artigo da DefenseScoop datado de 30 de agosto de 2023 (“Hicks assume supervisão direta do escritório UFO do Pentágono; novo site de reportagem será lançado”). Imediatamente pedi à assessora de imprensa do Pentágono, Susan Gough, que me liberasse uma cópia, mas Gough respondeu: “Não posso fornecer-lhe uma cópia da mensagem, pois contém informações que não podem ser divulgadas publicamente”.
Em 31 de agosto de 2023, apresentei uma solicitação FOIA para a mensagem GENADMIN. A Divisão de Liberdade de Informação do Departamento de Defesa divulgou agora o documento de 9 páginas para mim (carta de resposta datada de 15 de março de 2024, recebida por mim em 18 de março), com apenas redações mínimas. Depois de redigir minhas informações pessoais, estou disponibilizando o comunicado FOIA completo no link abaixo. (A imagem mostra apenas a primeira página do documento; clique no link para baixar o PDF completo.)
Confira na íntegra o documento da FOIA. Fonte: X
CONTEXTO ADICIONAL
Em seu site, a AARO chama o sistema de relatórios militares definido no GENADMIN de maio de 2023 de “Relatório Operacional Atual de UAP”. Num briefing para jornalistas selecionados em 6 de março de 2024, o Diretor Interino da AARO, Tim Phillips, disse que a AARO está recebendo “aproximadamente… algo entre 90 e 100-110 por mês” através de tais canais.
Phillips também disse aos jornalistas: “Estamos tentando elaborar o comando e controle, os mecanismos sobre como outras entidades governamentais podem nos relatar incidentes de UFOs. Recebemos vários relatórios do Departamento de Segurança Interna e de suas aeronaves que nos reportam e que acompanhamos.” Quanto aos pilotos civis, o site da AARO afirma: “AARO recebe Relatórios de Pilotos relacionados a UFOs (PIREPs) da Administração Federal de Aviação”.
O sistema de relatórios de UFOs para eventos de UFOs contemporâneos associados a militares, conforme estabelecido na mensagem do Estado-Maior Conjunto de maio de 2023, é separado e distinto do sistema de “relatórios seguros” da AARO para receber relatórios “de atuais ou ex-funcionários do governo dos Estados Unidos, membros do serviço, ou pessoal contratado com conhecimento direto dos programas ou atividades do governo dos Estados Unidos relacionados aos UFOs desde 1945”, que pode ser acessado através de um portal no site da AARO.
A AARO ainda não emprega nenhum sistema para receber relatórios de observação de UFOs do público em geral.
BREAKING NEWS:
FREEDOM OF INFORMATION ACT PAYDIRT:
JOINT CHIEFS OF STAFF WORLDWIDE UNIDENTIFIED ANOMALOUS PHENOMENA REPORTING PROCEDURES (MAY 19, 2023)
By Douglas Dean Johnson
On May 19, 2023, the Joint Staff (J3, Operations; J36 Homeland Defense Division) of the Joint Chiefs… pic.twitter.com/xceBxsqRrT
— D. Dean Johnson (@ddeanjohnson) March 18, 2024
Leia o conteúdo completo do relato de Douglas Dean Johnson publicado no X. Fonte: X