No dia 15 de agosto de 1952 Nick Mariana e sua secretária Virginia Raunig estavam no parque de baseball na cidade de Great Falls, Montana, EUA, realizando os preparativos para o jogo de seu time, o Great Falls \”Selectrics\”, quando por volta das 11hs da manhã ele observou algo muito estranho.
Nick olhou na direção das chaminés da empresa Copper Anaconda para ver a direção do vento, um fator importante no baseball. De repente viu dois objetos brilhantes vindo na sua direção. Ele correu até seu carro e pegou sua filmadora. O filme de 16 mm registrou a passagem dos objetos por aproxidamente 30 segundos.
Nick descreveu os objetos como sendo dois discos muito brilhantes, com aspecto metálico, como alumínio polido. Ele ainda estimou o seu tamanho em 15 metros de diâmetro e que estavam a 50 metros distantes entre si. Ainda segundo Nick, os UFOs pareciam “vibrar” de vez em quando e perder seu equilíbrio, além de estarem girando no seu próprio eixo.
O filme foi analisado pelo Projeto Blue Book em 1952, que estimou a velocidade dos objetos em 200 mph, e novamente em 1954, que disse estarem a mais de 400 mph.
Somente após Nick ter ido aos jornais reclamar que o seu filme não era devolvido pela Força Aérea é que lhe devolveram. Curiosamente, os 30 primeiros frames da filmagem, exatamente as que mostravam os objetos com mais nitidez haviam desaparecido.
O Dr. Robert L. Baker, da gigante fábrica de aviões Douglas Aircraft, analisou as imagens e confirmou a natureza desconhecida dos dois objetos.
A explicação da Força Aérea para os UFOs é que seriam reflexos em dois aviões, mas que as análises não eram contundentes.
Assista, em inglês, um documentário sobre o filme. Clique aqui