PRÉ-VENDA
Ad image

Divulgado dossiê do Caso Riolândia pelo Inape

Evento ocorrido em 2008 motivou estudo, cujas conclusões são divulgadas agora por grupo de Araçatuba

Equipe UFO

42b7369b04a8c24e0035a34a56f5c7a31527190578

Vista aérea da pousada e da plantação onde foi produzido o amassamento
Créditos: Arquivo Revista UFO

O Caso Riolândia agitou a pequena cidade de mesmo nome, situada a 555 km de São Paulo, e também a Ufologia Brasileira em janeiro de 2008. No dia 20 daquele mês um UFO de grandes proporções foi observado por testemunhas e sua presença resultou no amassamento de plantas em um canavial próximo.

Ad image

As principais testemunhas foram o comerciante Maurício Pereira da Silva, arrendatário de uma pousada na época, e Durval Abrizzi, hospedado em um trailer na propriedade. A partir de dois locais diferentes os dois foram acordados no meio da noite por um forte e estranho barulho, que descreveram como se algo estivesse amassando ou quebrando a cana da plantação.

Ambrizzi disse que viu somente luzes, mas Silva observou um objeto cilíndrico iluminado, de 30 a 40 metros de comprimento. Este último declarou na época que o objeto parecia rolar sobre a cana, produzindo o barulho alto que ouviam. Na manhã seguinte, acompanhados pelas esposas, encontraram o estranho amassamento na plantação, que ocupava uma área entre 3.600 e 5.200 m².

ONDA DE OBSERVAÇÕES E INTENSA PESQUISA

Vários membros da Equipe da Revista UFO deslocaram-se até Riolândia na época, avaliando a situação e realizando vigílias, onde outras luzes estranhas chegaram a ser avistadas. Entre os pesquisadores presentes estavam membros do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (Inape), sediado em Araçatuba, e que desde então têm realizado uma pesquisa detalhada sobre o caso e a região que, situada entre o noroeste de São Paulo e o sul de Minas Gerais, é endêmica com relação a observações de UFOs.

Jorge Nery, do Inape, assumiu a investigação, e finalmente o grupo acaba de divulgar o Dossiê Riolândia, no qual apresenta a conclusão de que o fenômeno se deveu à presença de um objeto voador não identificado. “Em um caso como esse, geralmente esperamos alguns anos para ver se o evento se repete, se é cíclico. Hoje podemos dizer que foi um fenômeno sobrenatural, extraterrestre”, afirma Nery.

crédito: Inape

A cana da plantação ficou amassada devido à presença de um UFO

A cana da plantação ficou amassada devido à presença de um UFO

No último 30 de janeiro o Caso Riolândia e o Dossiê do Inape receberam destaque no jornal Folha de São Paulo, que ainda destacou a posição oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), que destacou estarem à disposição da sociedade mais de 700 documentos sobre UFOs no Arquivo Nacional, produzidos entre 1950 e 2012. Já o editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, comenta que a Aeronáutica teve conhecimento de atividade UFO no noroeste de São Paulo naquela época, tendo sido registradas ocorrências de Tráfego Hotel pelo Cindacta 1 de Tanabi.

Mauricio Pereira da Silva, principal testemunha, relata estar aliviado com a conclusão do Inape, dizendo que ninguém acreditou nele na época. Contudo, em Riolândia o caso ainda é motivo de conversas entre seus 11.000 moradores. Entre os testemunhos existem os que descrevem uma coluna de água sendo sutada para o alto no meio do rio que corta a cidade e misteriosas criaturas similares a cães que andam eretas e saem voando a seguir.

Leia a reportagem da Folha de São Paulo

Site oficial do Inape

Estranhas marcas em canavial geram polêmica

Confira o relatório parcial do ufólogo Paulo R. Poian, que esteve presente na cidade de Riolândia

Confira o relatório do INAPE sobre o Caso Riolândia no interior de São Paulo

Saiba mais:

Livro: O Mistério dos Círculos Ingleses

DVD: Agroglifos: Das Teorias à Realidade

crédito: Revista UFO

Agroglifos: Das Teorias à Realidade

Agroglifos: Das Teorias à Realidade

Os agroglifos já vêm ocorrendo há pelo menos 30 anos, inicialmente na Europa e agora em todo o mundo, inclusive no Brasil, desde 2008. Não existem mais dúvidas de que os agroglifos são mensagens codificadas que certas inteligências não humanas, provavelmente extraterrestres, estão nos transmitindo. Com riqueza de imagens e entrevistas com os maiores especialistas no mistério, o DVD faz uma exploração sem paralelo de alguns dos mais intrigantes agroglifos surgidos em todo o planeta.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe