Com uma narrativa centrada em conspirações governamentais, programas secretos de recuperação de espaçonaves acidentadas e tecnologia avançada oculta, o documentário busca demonstrar que, se ao menos parte dessa história fosse verdadeira, toda a negação oficial dos OVNIs entraria em colapso. É o que diz o historiador da aviação e piloto privado Michael Schratt, com mais de 25 anos de pesquisa sobre avistamentos: “Precisamos apenas da história de um denunciante para sermos precisos, e todo esse conceito de que não há recuperações de OVNIs desmorona completamente.”
Uma das declarações mais fortes do trailer vem do congressista americano Tim Burchett, que defendeu publicamente a transparência em questões relacionadas ao que agora é conhecido como fenômenos anômalos não identificados (UAPs).
Em suas palavras: “Ou você está do lado da lei ou não está. A única maneira de chegar ao fundo disso é alguém no nível executivo dizer: ‘Chega. Vamos cortar o financiamento. Vamos trazer essas pessoas. Vamos lá.” A frase resume a posição daqueles que acreditam que certos programas secretos operam sem supervisão institucional e com fundos públicos secretos.

Mas é o próprio Steven Greer quem levanta o alerta mais preocupante: a possibilidade de uma invasão alienígena estar sendo simulada usando tecnologia avançada da Terra, controlada por grupos clandestinos. Como explicado no trailer, existem organizações que “têm a capacidade, desde a década de 1960, de apertar um botão e simular um ataque alienígena ao planeta usando essas tecnologias”. Essa alegação ganha ainda mais relevância quando consideramos a recente onda de avistamentos de drones não identificados relatados em Nova Jersey e outros locais ao longo da Costa Leste dos EUA, o que gerou um debate sobre se isso é vigilância estrangeira, operações militares secretas ou algo ainda mais preocupante.
Greer, ex-médico de pronto-socorro e fundador do Disclosure Project , vem denunciando o segredo que cerca o fenômeno extraterrestre há mais de três décadas . Ele produziu documentários como Unacknowledged , Close Encounters of the Fifth Kind (CE5) e The Lost Century , nos quais aborda tudo, desde contatos pacíficos com civilizações interestelares até o uso de protocolos CE5 e tecnologias de energia livre que ele afirma estarem sendo suprimidas por interesses corporativos e militares.
Críticas e estreia
O trailer de Asymmetric Disclosure não foi isento de críticas. Uma reação postada pelo YouTuber Patrick Scott Armstrong do canal Vetted observa que o trailer usa inteligência artificial em excesso, resultando em imagens visualmente pouco convincentes e prejudicando a autenticidade da mensagem. O comentarista também questiona a falta de clareza na narrativa, descrevendo-a como “um vídeo turbinado do YouTube” e sugerindo que este pode ser um dos projetos audiovisuais menos impactantes do Dr. Greer.

O documentário, dirigido pelos irmãos Blake e Brent Cousins, terá duração de 1 hora e 46 minutos e contará com depoimentos de figuras como o autor Billy Carson, o jornalista de aviação Jim Goodall e, claro, o próprio Greer. Sua estreia está marcada para 24 de junho ( Dia Mundial do OVNI ), primeiramente em formato digital de compra, com locação e streaming disponíveis posteriormente, incluindo sua chegada ao Amazon Prime Video .
Apesar das críticas, a obra levanta uma questão perturbadora: a narrativa extraterrestre poderia ser usada como uma ferramenta para manipular a população global? A Divulgação Assimétrica se junta assim à série de alertas que Steven Greer vem sustentando há anos: a de que a verdadeira ameaça não vem do espaço sideral, mas do que está escondido aqui na Terra.