Como foram criadas estas incomuns esferas marcianas? Milhares de incomuns esferas cinzas, feitas de ferro e rocha, denominados blueberries [Bagas azuis], foram encontradas incrustadas e nas circunvizinhanças das rochas próximo do local de aterrissagem do Opportunity em Marte. Ao investigar a origem delas, o Oportunity achou uma superfície intitulada Berry Bowl [Tigela de Baga] com entalhes ricos de esferas marcianas. A Berry Bowl é mostrada acima, tirada durante o 48º Sol do robô em Marte.
O diâmetro comum de um blueberrie é de, aproximadamente, quatro milímetros. Analisando um sinal circular à esquerda na superfície da rocha do conjunto mais denso de esferas, o Opportunity obteve dados que mostram que a rocha subjacente tem uma composição muito diferente dos blueberries que são ricos em hematita. Esses dados que contribui ao crescente consenso é que estas estranhas esferas, pequenas e cinzas, foram depositadas lentamente de uma banheira de água suja.
Cada dia é disponibilizada uma imagem ou fotografia diferente do nosso fascinante universo, junto com uma breve explicação escrita por um astrônomo profissional. Os artigos expressam opinião e são de responsabilidade exclusiva do autor.