No último 15 de setembro a Agência Espacial Europea (ESA) anunciou o local de pouso da sonda Philae no cometa Comet 67P/Churyumov–Gerasimenko. Acoplado à nave Rosetta, o aterrissador tenterá o histórico feito no dia 11 de novembro próximo, no local conhecido como Site J. Conforme os cientistas da missão descrevem, esse ponto tem terreno relativamente acidentado, com algumas rochas e elevações. Foi definido também um Site C como campo de pouso secundário em caso de necessidade e a agência lançará um concurso online para escolher um nome para a área principal.
Rosetta e Philae viajaram através do Sistema Solar por mais de dez anos após o lançamento, em 02 de março de 2004, para finalmente encontrarem o cometa em 06 de agosto último. No momento encontram-se a cerca de 30 km do 67P e a região de pouso se localiza no menor dos dois lóbulos que compõem o cometa, que tem 4 km de extensão total. Nas proximidades do Site J existe uma área que, de acordo com os cientistas, pode se tornar ativa quando o corpo se aproximar do Sol, permitindo um acompanhamento inédito sobre como esses objetos se comportam.
Jean-Pierre Bibring, cientista chefe da missão, disse: “Isso nos permitirá a primeira análise in locu de um cometa, nos dando uma inédita visão da composição, estrutura e evolução de um cometa. O Site J nos oferece a chance de analisar esse material, as propriedades do núcleo do 67P, e estudar os processos que comandam sua atividade”. Vale lembrar que o primeiro engenho humano a atingir um cometa foi a sonda de impacto da nave Deep Impact da NASA, que em junho de 2005 chocou-se com sucesso no cometa Tempel 1. Philae utilizará diversos equipamentos, incluindo um arpão, para se fixar e estudar o cometa, enquanto a Rosetta faz medições a distânica. A nave deve acompanhar o 67P pelo menos até agosto de 2015, quando o corpo celeste terá sua maior aproximação com o Sol em sua órbita de 6,5 anos.
Visite o site oficial da Rosetta
Confira um infográfico da missão
Confira imagens do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko obtidas pela Rosetta
Sonda Deep Impact é lançada para se chocar com o Cometa Tempel 1
Sonda Deep Impact passa pela Terra antes de nova missão
Nave Rosetta tem histórico encontro com um cometa
Nave Rosetta prossegue pesquisa de cometa
Saiba mais:
Livro: Dossiê Cometa
DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.