PRÉ-VENDA
Ad image

Curta metragem em homenagem ao general Uchôa será exibida no 42º Festival de Brasília

Documentário concorre a premiação em Brasília

Equipe UFO

dc1f011b2c8c390e54d82f43f3e7ab681527692294

Uma das cenas do curta metragem
Créditos:

Um de nossos mais importantes pioneiros, um homem que deu um impulso decisivo ao estudo dos discos voadores no país: o general Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa. Os integrantes da Comunidade Ufológica Nacional acima de 40 anos certamente se lembrarão da figura enérgica, positiva e altiva deste “militar diferente”, como muitos se referiam a ele, e de sua defesa apaixonada por uma pesquisa séria e aprofundada do Fenômeno UFO. Mas aqueles abaixo desta idade talvez tenham sobre este pioneiro apenas uma referência vaga, sem idéia precisa do quanto contribuiu para o estabelecimento da Ufologia no Brasil. O general Uchôa fez e divulgou a Ufologia em níveis avançados e em plena Ditadura Militar.

Ad image

O General Uchôa e os Discos Voadores é um documentário em curta metragem, dirigido por Patrícia Saldanha e tendo no elenco nada mais, nada menos que Roberto A. Beck, consultor, conselheiro especial da Equipe e Revista UFO, além de integrante da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU). Amigo íntimo e parceiro do saudoso Uchôa, é um ufólogo ativo insubstituível e ainda presidente da Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres (EBE-ET), sediada em Brasília.

Na Mostra Brasília Digital, do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que vai de 17 a 24 de novembro. A mostra deste documentário específico começa às 15h00 do dia 23 de novembro, na sala Martins Pena do Teatro Nacional. Haverá uma exibição, também, no cinema Itapuã, no Gama, no mesmo dia, às 20h00, onde acontecerá debate com os realizadores.

Direção: Patrícia Saldanha

Tipo: Documentário, cor, digital, 19h39, DF, 2009

Descrição: No início dos anos 70, em Brasília, Alfredo Moacir de Mendonça Uchôa, general e estudioso de fenômenos paranormais, liderava um grupo de pesquisadores na tentativa de comprovar a presença de objetos voadores não identificados em nosso planeta. Durante cinco anos realizou pesquisas na fazenda Vale Rio do Ouro, no município de Alexânia (GO), distante 95 Km de Brasília. A experiência levou o general a escrever livros, proferir palestras e a tornar-se um dos mais renomados representantes da Ufologia Nacional.

Elenco: Paulo Roberto Uchôa, Fabrício Pedroza, Nazaré Pedroza, Wilson Geraldo Oliveira, Jerônima Beck, Gilná Moyses, Roberto Beck e general Uchôa.

Produção executiva: Gilná Moyses Roteiro: Anelise Martins, Gilná Moyses e Patrícia Saldanha

Fotografia: Jorge Daniel Moyses Jr. e Patricia Saldanha

Montagem e som: Jorge Daniel Moyses Jr.

Direção de arte: Patrícia SaldanhaTrilha sonora: Paulo Roberto Uchôa

Música original: Mantra “El Morya”

Produtora: Patrícia SaldanhaPatrícia Antoniazzi Saldanha nasceu em Porto Alegre, RS, em 1961. Formada em jornalismo pela PUC/RS em 1983, já trabalhou como repórter e redatora em jornais, revistas, agências de notícias e rádios. Amante da sétima arte desde muito cedo, somente aos 40 anos decide abraçar o sonho de ser uma realizadora. Sua formação na área foi construída em vários cursos e oficinas de realização audiovisual, com destaque para a especialização em cinema na Universidade Tuiuti de Curitiba (PR), em 2003/2004 e no curso de aperfeiçoamento em cinema documentário na Escola Internacional de Cinema e TV (eictv) de Cuba, fevereiro de 2008. Primeiro filme da diretora. Filme concorrente ao troféu Câmara Legislativa do DF.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

Compartilhe