O pioneiro dos vôos espaciais privados, Peter Diamandis, revelou seus planos para levar a ´Fórmula Um´ aos céus, com foguetes que disputariam corridas em uma velocidade em torno de 480km/h. Diamandis, criador do Prêmio X que pagou US$ 10 milhões para a SpaceShipOne, primeira nave privada a levar um astronauta para fora da atmosfera, disse que sua nova liga de corridas de foguetes buscará um espaço no lucrativo mercado de corridas, como a Fórmula Um e a Nascar.
“Isso mudará completamente a face das corridas”, disse a jornalistas em Nova York. A “pista” da corrida de foguetes será um espaço tridimensional de aproximadamente 3,2km de comprimento por 1,6km de largura e ficará a 1.520m de altura. “Certamente é arriscado”, disse Diamandis. “Estamos tratando de uma nova fronteira”, que contempla a tecnologia GPS (sistema global de posicionamento), disse ele.
Os veículos para o novo esporte, chamados de X-Racers estão em fase de desenvolvimento e custarão, cada um, um milhão de dólares e serão impulsionados por motores de 800Kg. O protópipo dos X-Racers será apresentado no próximo dia 09 de outubro, durante a Copa Prêmio X, um evento no qual criadores de naves espaciais exibirão suas tecnologias. Diamandis pretende ter um videogame da corrida de foguetes no mercado em 2007.