O evento, já tradicional na cidade de Araçatuba, Cosmos VIII, foi digno dos melhores elogios. Neste ano, o congresso foi realizado de 20 a 24 de julho de 2009, no auditório do SENAC, contando com a participação de eméritos professores de astronomia e de ufólogos da melhor expressão. Organizado pelo SESC Birigui e seu polo avançado de Araçatuba, o encontro contou com o apoio da Prefeitura Municipal, do Sindicato do Comércio Varejista, do Instituto de Astronomia e Pesquisas (INAPE) e da Revista UFO.
A proposta inicial do evento fora propor aos participantes uma reflexão sobre a presença do homem na Terra e o estudo avançado dos céus, desde a Antiguidade até hoje. Todos os temas abordados foram educativos e deram ao público informações valiosas. Nos dois primeiros dias, dedicados à astronomia, falaram os astrônomos: Roberto Bozcko, professor da USP, que mostrou a evolução do calendário nas civilizações do passado; Walmir Thomazi Cardoso (SBEA), que discorreu sobre Galileu e seus contemporâneos, época difícil em que entraram em cena as primeiras lunetas, revolucionando o conhecimento dos céus; Paulo Gomes Varela (USP) e Leonardo Lago (USP), falaram, respectivamente, sobre o céu oculto que não mais observamos de uma grande cidade e sobre o que se apresenta hoje no nosso “novo” Sistema Solar.
Os ufólogos falaram nos três últimos dias. Gener Silva (INAPE) fez uma belíssima apresentação sobre arqueologia e paleontologia, mostrando alguns paradoxos da presença humana na Terra, sugestivos de uma visita alienígena antes mesmo da evolução dos mamíferos em nosso planeta. Pedro de Campos discorreu sobre as abduções alienígenas, mostrando depoimentos de quem fora abduzido, falou sobre pessoas que viram a abdução ser feita, de hipnólogos que foram a fundo na regressão e deu uma interpretação espírita dos fatos, usando os DVDs da Revista UFO, Os Aliens na Visão Espírita. Numa pesquisa encerrada em 28 de julho de 2009, feita pela Folha da Região (jornal de Araçatuba), 40% dos votantes acreditam em abdução.
No dia seguinte, a médica Mônica Medeiros falou sobre as linhas de energia e a trajetória dos UFOs, os famosos estudos de Ortotenia, surpreendeu o público quando contou sua própria abdução, ainda criança. A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO, fez uma explanação detalhada da abertura dos arquivos militares no Brasil, motivada pela campanha UFOs, Liberdade de Informação Já, feita pela revista. Marco Antonio Petit discorreu sobre a trajetória da Igreja católica tentando interpretar a pluralidade dos mundos habitados, mostrou que o Vaticano já estuda isso a longo tempo e está atualizado com a Ufologia. Pedro de Campos ministrou palestras a respeito das abduções alienígenas
O aeroporto de Araçatuba, em razão do mau tempo, teve um problema de “teto” e não permitiu o pouso de aeronaves, razão pela qual o ufólogo Rafael Cury ficou impedido de chegar ao local e fazer sua palestra. Muito consternado, mandou uma mensagem lida em público por Gener Silva, a qual sensibilizou a todos no auditório. Tampouco foi possível a observação dos céus com o uso de telescópios, conforme anteriormente programado no pesqueiro de Água Branca, sendo substituída por uma suculenta peixada.
Ao final do evento foi realizada uma sessão de perguntas e respostas, com intensa participação do público e sorteio de brindes. O editor da Revista UFO A. J. Gevaerd falou a respeito da atual abertura ufológica por parte do Governo Brasileiro A seu turno, Antonio Caldeira, criador de gado em Buritama, sítio em que no ano passado foram achadas marcas de pouso de UFO, convidou-nos a conhecer sua propriedade. Passamos a quinta-feira examinando as terras. No pasto, as marcas deixadas um ano atrás ainda se faziam visíveis, embora a terra tenha sido tratada com calcário para recuperar o pasto.
Percorrendo a invernada, três novas marcas circulares foram achadas, as quais, no mês passado, ali não estavam, segundo as declarações de Caldeira, de sua filha Érica e do noivo dela, Vinícius Correia, responsável pelo jornal Tribuna Regional de Buritama e região. O gado nas terras de Caldeira e a proximidade delas com a usina hidrelétrica de Nova Avanhandava, que possibilitou a construção de um belíssimo porto às margens do Tietê, parecem fazer a diferença na farta casuística da região. Inúmeros testemunhos de UFOs e a presença de seres alienígenas são ali relatados por gente séria, responsável e em plenas condições de saúde.
Não obstante o mau tempo nos dois últimos dias, atípico para o mês de julho nos últimos 66 anos, ainda assim o Cosmos VIII teve o auditório repleto e um público cheio de entusiasmo pela astronomia e pelas ocorrências ufológicas. Sucesso total! Só nos resta agradecer os organizadores e estimular a continuidade do evento.