PRÉ-VENDA
Ad image

Contatados e abduzidos: um elo com extraterrestres

A. J. Gevaerd
not 6686
Créditos:

Esta edição marcará época na Ufologia Brasileira. É a primeira vez que se publica um estudo aprofundado – e atual – sobre contatados e abduzidos em nosso país. O tema fascina e espanta: o fenômeno das abduções é, hoje, a principal preocupação dos estudiosos da Ufologia. É através das abduções – experiências extraordinárias por que passam pessoas de todo o mundo a bordo de UFOs – que os ufólogos esperam conhecer melhor as intenções e o modus operandi de nossos visitantes. Mas esse tema é pantanoso, pois o fenômeno do contatismo – que acompanha o estudo dos abduzidos – também é abordado em detalhes.

Este, ao contrário das abduções, não tem comprovação objetiva e permeia a Ufologia de forma amalgamada. Sua manifestação é quase sempre acompanhada de embustes e demonstrações de fanatismo. Mesmo assim, por constituir inegável parcela da casuística, está sendo detidamente abordada nesta edição. O leitor encontrará uma definição do que vêm a ser as abduções e o contatismo na matéria à página 40. A idéia de se produzir uma edição especificamente sobre esse tema não é nova, mas vem de uma grande necessidade.

Ad image

A confusão entre abduções e contatismo chega a ser caótica, já que a maioria dos ufólogos desconhece a diferença desses dois fenômenos ou, se conhece, ignora, contribuindo para que o tema continue obscuro. A intenção desta UFO Especial, é trazer luz a tais questões e, ainda, abordar os principais casos de abdução e contatismo em detalhes, deixando aos leitores a tarefa de digerir as diferenças entre ambos.

Para compormos esta edição, mobilizamos um de nossos mais acadêmicos consultores, o historiador e mestrando em História Cláudio Tsuyoshi Suenaga, assíduo nas páginas de UFO. Suenaga, bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq), tem se especializado no movimento contatista brasileiro e mundial, analisando seus principais personagens e o produto de sua atuação, que é justamente o surgimento de seitas fanáticas e apocalípticas. Várias delas serão abordadas aqui.

Após meses de trabalho e intensas consultas a uma seleta bibliografia sobre o assunto – que incluiu, como diretriz e inspiração, grevista monográfica especial Contatados, lançada pela espanhola Más Alia de la Ciencia, referência obrigatória de todo ufólogo que se preze – , Suenaga nos enviou os textos encomendados para este exemplar. Mas qual não foi nossa surpresa ao constatarmos que tal material, em dúzias e mais dúzias de laudas, daria assunto para duas edições da UFO Especial – e não apenas uma! “Ao começar a fazer os textos, percebi que não seria possível abordar questões tão delicadas como as abduções e o contatismo em poucas palavras ou de modo resumido”, disse-nos o autor.

Melhor ainda para os leitores de UFO Especial, pois mês que vem teremos a segunda dessa série, onde Suenaga abordará outros casos de abdução e contatismo, dando continuidade a uma discussão séria, aprofundada e imparcial sobre o tema. Entretanto, mesmo com duas edições sobre o assunto, estaremos longe de extinguir os debates, já que estima-se em mais de mil o número de supostos contatados no planeta. igualmente, cerca de 10 mil casos concretos e estudados de abduções compõem os arquivos de ufólogos e grupos de estudos em pelo menos 100 países do mundo…

Realmente, os números são espantosos. E por mais que não se fale tudo sobre as abduções e o contatismo, pelo menos UFO Especial vem dar sua contribuição – bastante significativa, por sinal – ao assunto, fazendo com que suas edições tragam luz à matéria. Esse é nosso compromisso com o leitor, do qual não nos arredamos um milímetro: informar bem e imparcialmente sobre todos os aspectos da Ufologia, separando o real do fantasioso. Agora, só nos resta desejar boa leitura!

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress. Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes. Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.