
Esta edição marcará época na Ufologia Brasileira. É a primeira vez que se publica um estudo aprofundado – e atual – sobre contatados e abduzidos em nosso país. O tema fascina e espanta: o fenômeno das abduções é, hoje, a principal preocupação dos estudiosos da Ufologia. É através das abduções – experiências extraordinárias por que passam pessoas de todo o mundo a bordo de UFOs – que os ufólogos esperam conhecer melhor as intenções e o modus operandi de nossos visitantes. Mas esse tema é pantanoso, pois o fenômeno do contatismo – que acompanha o estudo dos abduzidos – também é abordado em detalhes.
Este, ao contrário das abduções, não tem comprovação objetiva e permeia a Ufologia de forma amalgamada. Sua manifestação é quase sempre acompanhada de embustes e demonstrações de fanatismo. Mesmo assim, por constituir inegável parcela da casuística, está sendo detidamente abordada nesta edição. O leitor encontrará uma definição do que vêm a ser as abduções e o contatismo na matéria à página 40. A idéia de se produzir uma edição especificamente sobre esse tema não é nova, mas vem de uma grande necessidade.
A confusão entre abduções e contatismo chega a ser caótica, já que a maioria dos ufólogos desconhece a diferença desses dois fenômenos ou, se conhece, ignora, contribuindo para que o tema continue obscuro. A intenção desta UFO Especial, é trazer luz a tais questões e, ainda, abordar os principais casos de abdução e contatismo em detalhes, deixando aos leitores a tarefa de digerir as diferenças entre ambos.
Para compormos esta edição, mobilizamos um de nossos mais acadêmicos consultores, o historiador e mestrando em História Cláudio Tsuyoshi Suenaga, assíduo nas páginas de UFO. Suenaga, bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq), tem se especializado no movimento contatista brasileiro e mundial, analisando seus principais personagens e o produto de sua atuação, que é justamente o surgimento de seitas fanáticas e apocalípticas. Várias delas serão abordadas aqui.
Após meses de trabalho e intensas consultas a uma seleta bibliografia sobre o assunto – que incluiu, como diretriz e inspiração, grevista monográfica especial Contatados, lançada pela espanhola Más Alia de la Ciencia, referência obrigatória de todo ufólogo que se preze – , Suenaga nos enviou os textos encomendados para este exemplar. Mas qual não foi nossa surpresa ao constatarmos que tal material, em dúzias e mais dúzias de laudas, daria assunto para duas edições da UFO Especial – e não apenas uma! “Ao começar a fazer os textos, percebi que não seria possível abordar questões tão delicadas como as abduções e o contatismo em poucas palavras ou de modo resumido”, disse-nos o autor.
Melhor ainda para os leitores de UFO Especial, pois mês que vem teremos a segunda dessa série, onde Suenaga abordará outros casos de abdução e contatismo, dando continuidade a uma discussão séria, aprofundada e imparcial sobre o tema. Entretanto, mesmo com duas edições sobre o assunto, estaremos longe de extinguir os debates, já que estima-se em mais de mil o número de supostos contatados no planeta. igualmente, cerca de 10 mil casos concretos e estudados de abduções compõem os arquivos de ufólogos e grupos de estudos em pelo menos 100 países do mundo…
Realmente, os números são espantosos. E por mais que não se fale tudo sobre as abduções e o contatismo, pelo menos UFO Especial vem dar sua contribuição – bastante significativa, por sinal – ao assunto, fazendo com que suas edições tragam luz à matéria. Esse é nosso compromisso com o leitor, do qual não nos arredamos um milímetro: informar bem e imparcialmente sobre todos os aspectos da Ufologia, separando o real do fantasioso. Agora, só nos resta desejar boa leitura!