Ovnilogia, livro que o consultor da Revista UFO em Portugal Paulo Cosmelli está lançando pela Chiado Editora, é uma obra inédita que pretende traçar um panorama geral da pesquisa ufológica. Para tanto, descreve as ligações entre a própria Ufologia e outras áreas do conhecimento, como sociedades secretas, religiões e ciência.
Paulo Cosmelli defende que devemos investigar detidamente o passado, a fim de melhor entender o presente e nos preparar para o futuro. Considera essencial que passemos a despender um cuidado muito maior com nosso planeta do que é feito na atualidade e para isso os conhecimentos deixados há milênios por visitantes poderão ser de importância fundamental.
O autor afirma que ao longo de muitos séculos diversas sociedades secretas têm mantido seguros esses conhecimentos, como guardiões de informações às quais teremos acesso quando crescermos espiritual e cientificamente. Paulo nomeia, entre esses grupos, Essénios, Cátaros, Priorado de Sião (o autor diz que duas organizações utilizam esse nome), Templários, Maçons, Martinistas, o Vaticano (que abrigaria uma das mais secretas organizações conhecida por Estrela da Manhã) e outros.
SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES GUARDAM ANTIGOS SEGREDOS
Cosmelli descreve em Ovnilogia como essas sociedades secretas têm realizado seu trabalho, tendo como objetivo a construção de um mundo melhor. Ainda destaca que os primeiros serviços de informações do mundo nasceram precisamente no seio desses grupos e, conforme já publicado em vários artigos na Revista UFO, o Vaticano é uma das organizações mais atuantes e mais bem informadas sobre os UFOs, já que seus representantes estão espalhados por cada canto do mundo.
Paulo Cosmelli, nascido em 1964, teve seu primeiro avistamento ufológico aos 12 anos e aos 14 testemunhou outra grande aparição na cidade Leiria, quando toda a região ficou sem energia por mais de meia hora. Desde então se dedicou à pesquisa, aos 26 anos tornou-se representante em Portugal da associação italiana Nonsiamosoli e é desde 2009 consultor da Revista UFO. Nesse mesmo ano criou o Centro Europeu e Brasileiro de Investigação UFO (CEBIUFO) e em suas apresentações e artigos aborda várias áreas do saber ligadas à Ufologia, como antropologia, história, física, astronomia, matemática, medicina, teologia, música, esoterismo, ocultismo, sociedades secretas e outras.
Um dos assuntos abordados em Ovnilogia é a Passarola construída pelo Padre Bartolomeu de Gusmão, conforme apresentamos abaixo:
A “Passarola” de Bartolomeu de Gusmão
A primeira aeronave conhecida no mundo a efetuar um voo foi batizada de Passarola e antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier. A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são atualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil colônia, tendo voado no ano de 1709.
Características da Passarola
Apesar de existirem desenhos e descrições da época, não se sabe hoje em dia quais as exatas características técnicas da Passarola, devido à perda dos projetos e documentos originais e ao desconhecimento dos autores da época em questões de ciência aeronáutica. O desenho mais conhecido da passarola não deve passar de uma especulação, feita por um autor que nunca observou o aparelho original e que tentou reproduzi- lo como um navio voador.
Sabe-se apenas que a Passarola era um aeróstato aquecido a ar quente, aquecimento esse que era produzido através de uma fonte de ignição instalada numa barca sob o aparelho. Tecnicamente a passarola devia ter as características dos atuais balões de ar quente.
Programa A Tarde é Sua de Portugal com Paulo Cosmelli, parte 1
Programa A Tarde é Sua de Portugal com Paulo Cosmelli, parte 2
Programa A Tarde é Sua de Portugal com Paulo Cosmelli, parte 3
Saiba mais:
Livro: Terra Vigiada
DVD: Pacote Completo – Extraterrestres no Passado II
Continua a fascinante aventura da humanidade no caminho de descobrir que é acompanhada há milênios por outras espécies cósmicas. Tais civilizações não apenas nos observam há milênios, como interferiram diretamente em nosso processo evolutivo, para sermos a espécie que somos hoje. As evidências disso você encontra no pacote completo da segunda temporada da série Extraterrestres no Passado, do History Channel, agora com 10 episódios.