Um dos mais ativos grupos ufológicos do Brasil, o Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz (NEUS), está investigando um avistamento com várias testemunhas ocorrido no início de outubro, na quarta-feira, dia 1, em Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul. Conforme os relatos o objeto tinha a aparência de uma bola de luz branca voando devagar sobre a localidade. Subitamente fez um movimento brusco e rumou na direção sudoeste, para Vera Cruz. Um dos pesquisadores que investiga o caso é o consultor e artista da Revista UFO Rafael Amorim.
Coordenador do NEUS, Amorim deu uma entrevista no dia 2 para a Rádio Gazeta, na qual afirmou: “Nós fizemos o procedimento de alertar os colegas pesquisadores da área aqui na região. Procuramos no Flight Radar para ver se havia alguma aeronave, mas nenhuma no horário do avistamento”. O grupo ainda utiliza outros programas e aplicativos que apontam a localização de satélites, que frequentemente são confundidos com UFOs. Mesmo assim, nenhuma órbita passava pela região no horário em que o avistamento aconteceu. Rafael Amorim ainda comentou que a Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando treinamento de reabastecimento em voo na região, porém sua assessoria de imprensa informou que não havia atividade no horário do avistamento.
Outra testemunha do caso também avistou um UFO em outro incidente, ocorrido em 2008 e documentado até mesmo pelo programa Contatos Extraterrestres do The History Channel. Conforme Amorim explica, essa testemunha é considerada muito confiável pelo grupo, que está analisando todas as informações disponíveis. Contatos em diversos órgãos competentes foram acionados para conseguir informações que auxiliem a desvendar o caso. No Facebook Rafael Amorim escreveu que no domingo, 5 de outubro, um balão passou vagarosamente pelos céus de Santa Cruz do Sul, desaparecendo rapidamente. O pesquisador afirma que o artefato deve ter explodido, e que infelizmente não foi possível determinar se era um balão comum ou um equipamento de meteorologia. Amorim afirma que o grupo fez a associação entre o balão observado no domingo, com o UFO visto no meio da semana. Mais pesquisas serão feitas no sentido de averiguar se um balão meteorológico pode ter sido lançado nos dias próximos ao do avistamento. Rafael Amorim afirma que pode ser essa a explicação para o caso.
Acompanhe as notícias mais recentes na página do NEUS no Facebook
Blog do Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz
Documento liberado descreve avistamento de UFO sobre usina nuclear
Estrada mexicana tem avistamentos em série de UFOs
Onda de avistamentos na Flórida tem alegações de visitas de Homens de Preto
Força Aérea Argentina explica avistamentos de UFOs
Ex-policial inglês descreve avistamento de UFO triangular
Avistamento de UFO sobre estádio em 1982 é tema de documentário
Saiba mais:
Livro: UFOs na Antártida
Estas são as conferências apresentadas pelos maiores ufólogos do Brasil e do mundo durante um dos mais importantes eventos da área nos últimos tempos. Este pacote com 23 DVDs e um total de 21 horas de duração contém todas as palestras realizadas no V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) por conferencistas de 10 países e de todo o Brasil. O evento, realizado em Foz do Iguaçu, de 21 a 24 de novembro de 2013, foi mais uma promoção da Revista UFO com o apoio da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU). O Fórum foi considerado pela Comunidade Ufológica Nacional como o maior evento sobre discos voadores dos últimos tempos, em todo o mundo.