O consultor jurídico da Revista UFO Ronaldo Maia Kauffann, nos enviou um relatório de avistamento de UFO feito por ele na noite de 04 de março de 2008. O local da aparição do suposto UFO é a cidade de Guararema, distante 70 km de Capital, São Paulo. Kauffann estava no pátio da casa de campo de sua família, quando por volta das 20h30, viu três luzes organizadas em absoluta linha reta, uma atrás da outra sem qualquer variação em suas distâncias. Elas ficaram no céu por 20 ou 30 segundo, pois tinha a velocidade de um avião. O movimento feito pelas às luzes era retilíneo e apontava para a direção leste.
As luzes aparentavam estar a uns 200 m de altura, e a impressão que dava segundo o consultor, era que elas estavam ligadas a um corpo maior de forma alongada. Como o céu estava límpido naquela noite, Kauffann afirmou que a visibilidade do objeto foi precisa, tinha contorno indefinido, parecia estar envolto em uma pequena névoa, sua cor era amarelada, com pouco brilho e não pulsantes. Para tentar visualiza melhor o UFO, o consultor saiu do pátio de sua casa e se deslocou até a calçada a uns 10m, mas o objeto foi desaparecendo lentamente, ou se apagando entre as estrelas até perder totalmente a visibilidade.
Pelo tempo de pesquisa e observação de vários fenômenos realizados pelo consultor jurídico da Revista UFO na região do Guararema, como trajetória de satélites, estrelas cadentes e mesmo aviões e helicópteros, o fato apresentou características muito diferente do que antes vistas. Dedicado a Ufologia, Kauffann afirma não encontrar parâmetros que relacione o caso com a normalidade, pelo contrario, conclui que se trata de um fenômeno ufológico.