Falando aos legisladores em Ottawa na semana passada, Mona Nemer também disse que mais pode ser feito para disponibilizar informações sobre UFOs ao povo canadense
Nemer falou à comissão de ciência e investigação do Parlamento na terça-feira, 27 de fevereiro: “Penso que há espaço para melhorias em termos de recolha, elaboração de relatórios sobre a informação e da sua disponibilização aos investigadores e ao público. Posso compreender que alguns, você sabe, podem ser uma preocupação para a segurança nacional, mas acredito que, em geral, é possível tornar a informação pública – e acho que essa é a melhor maneira de mitigar as teorias da conspiração e a desinformação.”
Como principal conselheira científica do Canadá, Nemer chefia um escritório independente que se reporta diretamente ao primeiro-ministro Justin Trudeau e ao ministro da inovação, ciência e indústria. Em março de 2023, a CTVNews revelou a existência do Sky Canada Project daquele escritório, que é o primeiro estudo oficial canadense de UFOs conhecido em quase 30 anos.
Nemer disse: “Devemos estar no caminho certo para divulgar o relatório no final do verão, início do outono. Acho que nosso relatório será bastante fascinante no aspecto histórico, portanto, fiquem atentos.” O Sky Canada Project contatou homólogos nos Estados Unidos e na França, ao mesmo tempo que coletou informações de departamentos e agências canadenses como o Departamento de Defesa Nacional, Transporte do Canadá, a Agência Espacial Canadense e a Polícia Montada Real Canadense.
O documento original do Sky Canada pode ser lido acima. Fonte: CTVNews
Ela revelou: “O entusiasmo ou as respostas têm sido desiguais. Às vezes a informação é mais completa ou, você sabe, mais enigmática do que gostaríamos que fosse, e é por isso que, em alguns casos, estarei em contato direto com os vice-ministros para garantir que temos as informações de que precisamos.” O assunto UFO, aparentemente, está sendo cada vez mais levado a sério e se tornou o foco de recentes audiências no Congresso dos Estados Unidos e relatórios oficiais da NASA e do Pentágono.
O Sky Canada Project agora tem até sua própria página que descreve sua missão. “O Sky Canada Project foi lançado no outono de 2022 para estudar como os relatórios públicos de Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAP/UFOs) são gerenciados no Canadá e para recomendar melhoria. O Projeto apoia a ciência cidadã e visa facilitar a coleta de observações que documentam fenômenos naturais raros.” A página também deixa claro que o gabinete de Nemer não pretende receber relatórios do público.