Durante o Congresso “UFOs: a evidência oficial”, realizado em La Serena, no Chile, em 17 e 18 de agosto, o diretor do Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA), Hugo Camus , revelou um áudio de comunicação de rádio entre a torre de controle e cinco aeronaves comerciais que localizaram um fenômeno aéreo desconhecido sobre a cidade de La Serena em 31 de dezembro de 2014. O caso está sendo investigado pelo órgão ligado à Direção Geral de Aviação Civil (DGAC).
.
Eis a transcrição do áudio :
C-CDX: Santiago, Charly, Delta, Yankee … O comandante da aeronave fala. Temos um objeto branco, alto, fixo, branco com duas caudas brancas…
SKY: … Tower, Sky, um oito um ..
TORRE: Charly, Delta Yanqui, Santiago, recebeu! Sky, um oito um, continue …
SKY: O mesmo objeto que eu estou vendo em três da minha posição … bem alto, uma luz que tem … duas caudas em ambos os lados.
TOWER: Aerosky one eight one, recebeu! Me confirme isso … apenas cor branca, certo?
SKY: sim.
TORRE: Um oito um, Santiago, recebeu! Obrigado
LAN 325: Lan 325 com o mesmo objeto em vista …
.
“Neste caso, cinco aviões comerciais participaram, três deles da LAN, um Sky e um avião de ambulância. No total, 10 testemunhas, não há fotografias. Nós só temos a descrição dos pilotos, este caso está pendente porque os pilotos não acessaram o pessoal da entrevista, nós os contatamos, telefonamos, enviamos e-mails e não respondemos. Eles não têm obrigação, em qualquer caso, a única obrigação que os pilotos têm é fazer um relatório por escrito do incidente”, disse o diretor do CEFAA.
O prefeito de La Serena, Roberto Jacob , ressaltou a importância deste encontro e lembrou que ” Em 2002, La Serena foi decretada como a capital da ufologia e estamos abertos para sediar esses encontros, porque são abordados com seriedade e há muitas pessoas interessadas em conhecer esse fenômeno. Parece egoísta pensar que somos os únicos no Universo e, portanto, mostrar a evidência que pode elucidar isso e, por outro lado, negar aqueles que são falsos, contribui muito para um estudo adequado”, disse o prefeito na inauguração.
O Coronel da Força Aérea do Uruguai, Ariel Sánchez Ríos, forneceu detalhes do trabalho desenvolvido pela Comissão Receptora e Investigadora das denúncias da OVNI (CRIDOVNI). “A Força Aérea por meio dessa comissão sempre se mostrou muito interessada e muito aberta ao estudo dessas queixas e desse fenômeno chamado dessa forma. O CRIDOVNI através de diferentes conferências declaramos que reconhecemos que existe uma tecnologia que está sobrevoando os nossos céus e que infelizmente não conseguimos identificar. Estamos abertos à possibilidade da chegada de seres inteligentes na Terra … Por que não? “Ele disse.
Na ocasião, o pesquisador, escritor e ex-Controlador de Tráfego Aéreo, Patricio Borlone, anunciou suas três experiências com OVNIs enquanto trabalhava nos Aeroportos de Arica, Rapa Nui e no Radar de Cerro Colorado, em Santiago. Rodrigo Fuenzalida , da Associação de Ovniológicas de Chile Research (AION) foi contratado para fechar o dia com uma palestra em que ele visitou um número de avistamentos de OVNIs para o qual ainda não conseguiu encontrar uma explicação racional. Todos os detalhes deste evento podem ser conhecidos através do programa Infinite Dimension , que vai ao ar todas as sextas-feiras às 10 da noite na rádio www.infinisima.cl .