As luzes de Marfa no oeste do Texas e a luz de Bragg em Big Thicket [Grande Bosque, uma área de preservação ambiental localizada no estado americano], Texas, têm inspirado inúmeras lendas sobre espíritos inquietos. Mas há um crescente corpo de evidências para a idéia de que, longe de serem meras curiosidades ou tema de folclore. As luzes misteriosas do Texas constituem uma genuína anomalia científica.
Sejam elas chamadas de luzes de fogo, luzes fantasmas, luzes assombradas, luzes da terra ou, simplesmente, luzes misteriosas, essas inexplicadas luminosidades “fantasmas” são surpreendentemente numerosas. Luzes de origem desconhecida são reconhecidamente recorrentes em localizações específicas nos estados da Carolina do Norte, Missouri, Califórnia, Washington, Louisiana e Arkansas. Há também ocorrências muito bem documentadas de luzes nas ilhas britânicas, Noruega, Japão e Austrália. Os investigadores consideram tal fenômeno como manifestações pouco compreendidas do campo eletromagnético do nosso planeta. Mas elas podem ser um fenômeno global de grande significância, uma mudança de paradigma.
Elas algumas vezes agem de maneira peculiar, como se estivessem interagindo com os observadores humanos, como se fossem animais curiosos. E este é o motivo pelo qual os antigos celtas consideravam estas luzes como fadas e os xamãs de algumas culturas as viam como portas de entrada para o mundo dos espíritos. As renitentes luzes fantasmas podem talvez ser uma pista para uma dimensão da natureza que é desconhecida nessa era moderna. É possível que o Texas exerça um papel central nas recentes pesquisas sobre os mistérios do planeta. De acordo com o físico japonês, doutor Yoshi-Hiko Ohtsuki, há mais avistamentos de luzes misteriosas no Texas do que em qualquer outro lugar do mundo. No dia 11 de junho de 2005, a revista Natural Awakenings [Despertar para a Natureza], de Austin, em associação com o Anomaly Archives [Arquivos Anômalos], realizará a Conferência sobre as Luzes Fantasmas do Texas das 14h00 às 20h00 horas, na 1° Igreja Unitária e Universalista, localizada na Rua Grover 4700, em Austin. Na oportunidade serão apresentadas as últimas novidades sobre este curioso fenômeno a partir de quatro dos principais pesquisadores de luzes fantasmas, em palestras complementadas com apresentação de fotografias e vídeos.
Um conhecido escritor britânico, palestrante e radialista, Paul Devereux, é um experiente pesquisador que lida principalmente com estudos da consciência e antigos locais sagrados. Ele é autor de Earth Lights Revelation [Revelação das luzes da terra, 1990], Fairy Paths & Spirit Roads [Caminhos das Fadas e estradas do espírito, Editora Vega Books, 2003], Re-Visioning the Earth [Um novo olhar sobre a Terra, Editora Fireside, 1996] e numerosos outros artigos especializados e livros. Ele irá explicar o motivo pelo qual as luzes têm muito a ensinar para os nossos físicos, além de várias lições notáveis para todos nós.
Nick Redfern é autor dos livros A Covert Agenda [Um planejamento Secreto, Editora Paraview Special, 2004], The FBI files [Os arquivos do FBI], Cosmic Crashes [Colisões Cósmicas], Strange Secrets [Estranhos segredos, Editora Paraview Pocket Books, 2003], Three men seeking Monsters [Três homens procurando monstros, Editora Pocket, 2004] e o, ainda a ser lançado, Body Snatchers in the desert [Raptores de corpos no deserto]. Ele é o editor da versão americana da revista Phenomena [Fenômenos]. Redfern tem revelado intrigantes arquivos do governo britânico sobre fenômenos luminosos não identificados e luzes fantasmas existentes à quase um século, e estará discutindo estas informações nunca vistas antes na conferência.
James Bunnel é o autor de dois livros sobre as luzes de Marfa: Seeing Marfa Lights [Vendo as luzes de Marfa, Editora Lacey Publishing Company, 2001] e Night Orbs [Esferas noturnas, Editora Lacey Publishing Company, 2003]. Ele é um engenheiro mecânico e aeronáutico que se aposentou em 2000 da empresa BAE systems, na qual era diretor para soluções para missões relacionadas com os programas da força aérea americana. Ele apresentará uma fascinante exibição de slides de fotos obtidas por duas estações de monitoramento que ele mesmo montou, e que ilustram o seu ponto de vista de que as luzes de Marfa são um mistério profundo, rico e fascinante, que nunca deixam de impressionar aqueles que se dedicam a investigá-lo.
Rob Riggs é o editor da revista Natural Awakenings de Austin e autor de In the Big Thicket: Exploring Nature\’s Mysterious Dimension [Dentro do grande bosque: Explorando a dimensão misteriosa da natureza, Editora Paraview Press, 2001] e contribuiu com alguns capítulos para o livro Unexplained phenomena, ancient mysteries and the Texas Ghost Lights in Weird Texas [Fenômenos inexplicáveis, antigos mistérios e as luzes fantasmas do Texas num Texas estranho], que será publicado ainda este ano pela editora Barnes & Noble. Ele apareceu no programa de Art Bell, Coast to Coast e em vários programas de rádio falando sobre as luzes fantasmas e outros mistérios de Big Thicket.
Miles Lewis do Instituto de Anomalias Científicas [Anomaly Archives] será o moderador do evento, que incluirá uma discussão entre os participantes e uma sessão de perguntas e respostas com o público. Os interessados em obter mais informações sobre o evento podem entrar em contato através do e-mail: austineditor@naturalawakeningsmag.com.