O Grupo de Estudos de Objetos Não Identificados (GEONI), fundado em 21 de março de 1982, tendo como coordenador Osmar de Freitas, anuncia com muito orgulho a passagem de mais um ano de existência no próximo dia 21 de março, data em que, há 26 anos, cinco integrantes davam início a um compromisso de pesquisar, analisar e trazer o resultado ao público em geral interessado no Fenômeno UFO.
Seguindo uma linha simplesmente científica, procuramos fazer o melhor no campo de pesquisas. Assim como o GEONI, outros tantos o fizeram com muita qualidade e o fazem até hoje. Citá-los seria uma injustiça, pois poderíamos nos esquecer de inúmeras entidades por todo o nosso território brasileiro. Nesses anos todos, até hoje, cadastramos 188 participantes com carteirinha de identificação. Todos esses integrantes acumulados nesses quase 26 anos foram peças de fundamental importância.
Como coordenador atual do GEONI, quero agradecer profundamente pelos esforços dedicados ao grupo, pois sem tais elementos não seria possível, porque, paralelamente, é sabido que caminhou conosco passo a passo nos periódicos, que por sinal completa a edição final e histórica de número 100.
Porque extingui-lo? Em 2000, o saudoso presidente do GEONI Marcos Silva [In memoriam], o Marcão, fez um pacto com Osmar de que, em comum acordo, na edição de número 100, o informativo trimestral GEONI não mais existiria, pois seria extinto. Assim ficou combinado.Tal informativo trouxe ao público um resumo do que se passou na Ufologia em 26 anos de edição, e mais, fez colunas sobre Astronomia, Astronáutica, Ecologia, notícias da sede de campo etc. Enfim, um periódico simples, mas para muitos necessário e importante. Todo ele confeccionado no início com mimiógrafo à tinta, à álcool, datilografado, depois digitado, colado, totalmente artesanal, feito com muita sinceridade, motivo pelo qual os leitores o mereceram.É claro que, como coordenador, fico triste pela extinção do mesmo, mas futuramente quem sabe o faremos eletronicamente. Só o tempo dirá, pois isso depende de muita doação, vontade e coragem. Honorariamente fica muito dispendioso.
O GEONI, a partir deste ano, dará início a novos rumos em termos de futuro.
1º – Os informativos deverão estar disponíveis em bibliotecas para consultas, para futuros interessados no fenômeno.
2º – Prioridade às pesquisas no observatório GEONI, localizado na cidade de Ibiúna, SP, com visitas devidamente agendadas no futuro.
3º – Pesquisas de campo.
4º – Transferência de toda a documentação para a sede de campo em Ibiúna, SP, funcionando somente via Internet, com as páginas detalhando toda a história do GEONI e suas pesquisas.
5º – Colaborará intensamente na formação de futuros grupos ufólogos.
6º – Suporte às entidades caso seja de interesse das mesmas.
7º – As reuniões mensais, por motivos contrários a nossa vontade, continuarão suspensas.
Mais vivo do que nunca, o GEONI estará participando e colaborando num evento em São João da Boa Vista, provavelmente no segundo semestre deste ano, o Décimo SUFOEST, arquitetado pelo querido amigo Francisco Donizete Varanda. Aguardem.
Liberdade de Informação Já
Toda a classe ufológica tem a obrigação de abraçar essa bandeira iniciada pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), para que nossos comandantes em Brasília abram e reconheçam já a presença alienígena em nosso território, luta esta iniciada por Ademar José Gevaerd, do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) e Revista UFO. O GEONI também quer parabenizar a todos os ufólogos brasileiros, cada um na sua luta em sua região remota, ricas nas manifestações ufológicas.Caminhamos nesses 26 anos por inúmeras terras, fizemos inúmeras pesquisas, várias centenas de vigílias, milhares de quilômetros em pesquisas, apoio a vários grupos e pesquisas em conjunto. Centenas de reuniões diárias, semanais, mensais, participação em vários programas de TV, rádios e outros meios de comunicação. Tudo isso nos orgulha muito, ao mesmo tempo em que não podemos conhecer muitos ufólogos de outros estados, o que para nós seria uma experiência impar. São eles (as) os ufólogos (as) anônimos solitários em suas regiões. Humildemente chegamos até aqui, e enquanto tivermos forças, a estrela do GEONI estará brilhando. Em 21 de março de 2008 estaremos comemorando nosso 26o aniversário, mas só em pensamento.
Por Osmar de Freitas, coordenador do GEONI