O debate envolvendo ciência e religião é bastante antigo e controverso. Em Deus e a Nova Metafísica (Editora Aleph) — obra de Herb Gruning que acaba de chegar às livrarias brasileiras —, o autor analisa essa delicada questão partindo do princípio de que tanto o conhecimento científico como o religioso são caminhos para um questionamento aprofundado da realidade.
O título do livro é uma alusão deliberada a Deus e a Nova Física, obra do físico inglês Paul Davies, diferindo dela na abordagem: enquanto a de Davis é exclusivamente científica, a de Gruning vai além, abrangendo questões como Deus e a Cosmologia à luz da filosofia e da teologia, sem ferir, no entanto, os interesses científicos.
Ao discutir proposições metafísicas e cosmológicas, o autor busca elaborar uma visão alternativa da realidade; e o faz por meio de uma análise articulada e provocativa, valendo-se ainda do pensamento de alguns dos expoentes do debate que envolve ciência e religião, como Alfred North Whitehead, James Lovelock, Rupert Sheldrake, Pierre Teilhard de Chardin e David Bohm.
Trata-se de uma jornada filosófica destinada a esclarecer questões que inquietam o pensamento humano há milênios: a existência de Deus, a essência da Natureza, a origem do Universo; como esses princípios se manifestam no mundo físico e metafísico; e que lugar devem ocupar na chamada ciência tradicional.
Sobre o autor:
Herb Gruning é Ph.D. em Filosofia da Religião pela McGill University – Montreal, Canadá. Desde sua graduação, profere palestras e ministra cursos em várias instituições do Canadá e dos Estados Unidos, como a McMaster University, em Hamilton (Ontário), e o Canisius College, em Buffalo (Nova York), abordando especialmente o tema Ciência e Religião.É autor do livro How in the World Does God Act?
Natural de Toronto, atualmente vive na Província de Ontário, Canadá.
Deus e a Nova Metafísica – Um diálogo aberto entre ciência e religião
Herb Gruning
Tradução: William Lagos
Editora Aleph – Série Novo Pensamento
224 páginas
R$ 36,00