Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: China monta telescópio gigantesco para caçar alienígenas
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > China monta telescópio gigantesco para caçar alienígenas
notícias

China monta telescópio gigantesco para caçar alienígenas

Fast, o maior telescópio já construído, será aberto pela China para astrônomos do mundo inteiro. Ele possui uma impressionante sensibilidade superior a qualquer já vista para detectar fenômenos cósmicos, incluindo rajadas de rádio e pulsares rápidos.

Ultima atualização: 8 de outubro de 2019 05:21
Por
Tainá M. Costa
Envie!
Envie!

9e39321d166ce4a1105a27e9192fae3e1570512234

O Fast permitirá medições altamente sensíveis do fenômeno astronômico.
Créditos: Ou Dongqu / Xinhua / ZUMA

O maior observatório de rádio de prato único do mundo está se preparando para abrir para astrônomos em todo o mundo, inaugurando uma era de observações requintadamente sensíveis que podem ajudar na busca por ondas gravitacionais e sondar as misteriosas explosões fugazes de radiação conhecidas como rajadas rápidas de rádio .

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

O rádio telescópio esférico de abertura de 500m (FAST) no sul da China acaba de passar por uma série de avaliações técnicas e de desempenho, e espera-se que o governo chinês dê ao observatório a luz verde para iniciar operações completas em uma reunião de revisão programada para o próximo mês. “Não vemos nenhum obstáculo para a transição restante”, diz Di Li, cientista chefe da FAST. “Sinto-me animado e aliviado.”

O projeto complexo não ficou isento de desafios – ele tem um design radical e inicialmente lutou para atrair funcionários, em parte devido à sua localização remota. Mas a recompensa pela ciência será imensa. A FAST coletará ondas de rádio de uma área com o dobro do tamanho do próximo maior telescópio de prato único, o Observatório Arecibo, em Porto Rico.

O tamanho massivo do observatório chinês significa que ele pode detectar sussurros de ondas de rádio extremamente fracos de uma variedade de fontes em todo o Universo, como os núcleos giratórios de estrelas mortas, conhecidas como pulsares e hidrogênio em galáxias distantes. Também explorará uma fronteira na radioastronomia – usando ondas de rádio para localizar exoplanetas, que podem abrigar vida extraterrestre.

Desde o início dos testes em 2016, apenas cientistas chineses conseguiram liderar projetos que estudavam os dados preliminares do telescópio. Mas agora, o tempo de observação estará acessível a pesquisadores de todo o mundo, diz Zhiqiang Shen, diretor do Observatório Astronômico de Xangai e co-presidente do comitê de supervisão FAST da Academia Chinesa de Ciências.

Assunto relacionado:  Água em exoplaneta anima cientistas sobre possibilidade de vida extraterrestre

“Estou super empolgado por poder usar o telescópio”, diz Maura McLaughlin, radioastrônoma da West Virginia University em Morgantown, que quer usar o FAST para estudar pulsares, incluindo caçá-los em galáxias fora da Via Láctea que são muito fracos para ver com os telescópios atuais. Durante a fase de teste, o telescópio já descobriu mais de 100 pulsares.

pulsar 3As estrelas de nêutrons mais conhecidas são observadas como pulsares, emitindo raios estreitos e amplos de radiação. Créditos: NASA

Olho no céu

O telescópio de 1,2 bilhão de yuans (171 milhões de dólares), também conhecido como Tianyan ou ‘Eye of Heaven’, levou meia década para ser construído na remota depressão de Dawodang, na província de Guizhou, no sudoeste da China. Seu prato de 500 metros de largura é composto por cerca de 4.400 painéis de alumínio individuais que mais de 2.000 guinchos mecânicos inclinam e manobram para se concentrar em diferentes áreas do céu. “Embora veja menos céu do que alguns outros radiotelescópios de ponta e tenha resolução mais baixa do que matrizes multidispositivas, o tamanho do FAST o torna extremamente sensível”, diz Li.

Em agosto e setembro, o instrumento detectou centenas de explosões de uma fonte repetida de rádio rápido (FRB) conhecida como 121102. Muitas dessas explosões eram fracas demais para serem percebidas por outros telescópios. “Esta é uma notícia muito emocionante”, diz Yunfan Gerry Zhang, que estuda FRBs na Universidade da Califórnia, Berkeley. Ninguém sabe o que causa as explosões misteriosas, mas “quanto mais pulsos temos, mais podemos aprender sobre eles”, diz ele.

O FAST examina apenas uma pequena fração do céu a qualquer momento, tornando improvável a descoberta de muitos novos FRBs, que são fugazes e ocorrem em locais aparentemente aleatórios. Mas a “impressionante sensibilidade” do telescópio será útil para acompanhar as fontes em detalhes, diz Laura Spitler, astrônoma do Instituto Max Planck de Radioastronomia em Bonn, Alemanha. Observações repetidas podem permitir que os cientistas aprendam sobre o ambiente a partir do qual um FRB emergiu e determinem se as explosões variam em energia ou se recorrem a qualquer padrão definido.

Assunto relacionado:  Edição 272 - Mundo Ufológico

a18ed213908b235cef77b0db0e98d03cPrato do Telescópio FAST

O FAST também aumentará os esforços de uma colaboração internacional que está tentando detectar ondulações no espaço-tempo à medida que varrem a galáxia, diz McLaughlin. O International Pulsar Timing Array está usando radiotelescópios em todo o mundo para monitorar as emissões regulares de pulsares, procurando distorções que revelariam a passagem dessas ondas gravitacionais de baixa frequência. Na década de 2030, o FAST deveria ter medido medidas sensíveis o suficiente para estudar fontes individuais dessas ondas, como colisões de buracos negros supermassivos, diz McLaughlin. “É aí que a FAST realmente vai brilhar”, diz ele.

Li diz que está particularmente empolgado com o estudo de planetas fora do Sistema Solar. Nenhum exoplaneta ainda foi detectado conclusivamente por suas emissões de rádio, mas a capacidade do FAST de detectar ondas polarizadas fracas pode permitir que ele encontre os primeiros exemplos, diz Li. Os sinais de rádio polarizados podem vir de planetas com campos magnéticos que, se semelhantes aos da Terra, poderiam proteger fontes potenciais de vida contra radiação e manter as atmosferas dos planetas ligadas.

Identificar um planeta no feixe largo do FAST é um desafio, porque eles são muito fracos e pequenos. Mas a equipe de Li quer aumentar o desempenho do telescópio adicionando 36 pratos, cada um com 5 metros de largura. Embora os pratos sejam produtos relativamente baratos, juntos eles melhorarão a resolução espacial da FAST em 100 vezes, diz ela.

Li espera que as operações do telescópio da FAST passem em breve de um local remoto para um centro de processamento de dados de US $ 23 milhões sendo construído na cidade de Guiyang. Ele espera que a mudança para uma grande cidade ajude a atrair mais funcionários técnicos e de engenharia.

Assunto relacionado:  O estranho encontro alienígena no farol da Isla de Lobos

Agora, o maior obstáculo da equipe é descobrir como armazenar e processar a enorme quantidade de dados que o telescópio produzirá. A equipe está negociando com o governo chinês para obter financiamento adicional para mais armazenamento de dados. “Uma revisão bem-sucedida definitivamente aju
dará”, diz ele.

Fonte: Nature

>>>

O tema do iminente desacobertamento ufológico que toma conta do planeta será alvo do UFO Summit Brazil 2019, em novembro, por diversas capitais brasileiras, com os maiores ativistas ufológicos dos Estados Unidos e Reino Unido. Não perca! 

Entenda o que está acontecendo na Ufologia Mundial nesse momento: 

Reconhecimento de UFOS

O perigo da tecnologia é a causa de manter contato secreto com aliens

Alerta para iminente revelação UFO

Participe do UFO SUMMIT BRAZIL 2019 e esteja preparado para novas revelações!

56dac6be04ec2cc482a5e8a2f7390431

Informações e inscrições
www.ufosummit.com.br

TÓPICO(S):Edição 272
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

b85794e9 f8c9 4003 a380 bc37dc5499b0
Mais de 400.000 civilizações humanoides: o que os avistamentos de OVNIs realmente nos dizem
Notícias
a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up