CFI processa NASA por violação do direito da informação

Créditos: ipjornal.com Tradução de Edilson Kaoru Hashida, da Equipe de tradutores voluntários da Revista UFO. Na pista da notícia da tentativa da NASA de esconder dados de pesquisa sobre problemas…

9869be52782c55c47fe4e5e2488844d71527713300

Créditos: ipjornal.com

Tradução de Edilson Kaoru Hashida, da Equipe de tradutores voluntários da Revista UFO.

Na pista da notícia da tentativa da NASA de esconder dados de pesquisa sobre problemas de segurança em aviação, a Coalizão pela Liberdade de Informação (CFI, em inglês), anunciou hoje uma sentença sem precedentes de um processo contra a agência espacial americana na corte distrital de Columbia.

Como a NASA se recusou a liberar os arquivos sobre o incidente ufológico em Kecksburg, em 1965, e conseqüentemente se recusando a cooperar, a CFI processou a agência espacial americana por violação do direito de informação (Freedon of Information Ac (FOIA), em inglês) em dezembro de 2003, como parte da campanha pela Liberdade de Informação apoiado pelo canal SCI FI.

Presidindo a seção, o Juiz distrital Emmet G. Sulliivan sentenciou a NASA a juntar milhares de documentos em lugares específicos e liberar copias para Leslie Kean, jornalista investigativo que, junto com a CFI, processou a NASA, sob os olhos vigilantes das cortes. Ela foi sentenciada a desclassificar os documentos relevantes, explicar qualquer alteração, omissão ou parte apagadas e pagar as taxas legais do julgamento.

John Podesta, ex-chefe de gabinete do ex-presidente Bill Clinton e presidente do Centro para o Progresso Americano, que apoiou os esforços de Kean para a Liberdade de Informação desde 2002, comentou: “Já era o tempo de esconder o incidente. A vitória de Leslie Kean é o triunfo do governo aberto e o espírito do questionamento”.

O procurador de Kean, Lee Helfrich, do escritório Lobel, Novins & Lamont, de Washington, fez do caso que a NASA foi relutante em responder aos pedidos de Kean sob a Lei de Liberdade de Informação. “Não há precedente em forçar a agência a fazer esta pesquisa extensiva histórica sob a lei de Liberdade de Informação sem a intervenção do Congresso”, diz Helfrich.

Kean tem procurado documentos sobre a queda de um objeto desconhecido na Pensilvânia, que ocorreu há mais de quarenta anos atrás. Testemunhas relataram que viram uma bola de fogo no céu da noite, um pouso controlado e uma operação militar resgatando um objeto parecido com uma espaçonave. Como relatado por uma rádio local e jornais, os militares isolaram a área, investigaram o local, e foram embora sem ao menos dar um comentário sobre o incidente a não ser dizer que se tratava de um meteoro.

“Finalmente temos esperança em adquirir os documentos relacionados sobre o caso de Kecksburg que foram solicitados pela justiça”, diz Kean. “Espero trabalhar com a NASA na resolução dos termos feito pela corte e levar a público as informações que eles estão esperando”.

O governo dos Estados Unidos resistiu por anos em liberar os documentos de UFOs que foram solicitados via Lei de Liberdade de Informação. A Coalizão pela Liberdade de Informação não faz qualquer questionamento sobre a origem do objeto de Kecksburg, mas define os UFOs simplesmente como um fenômenos aeronáutico que não foi identificados ou explicados.

Informações adicionais do incidente de Kecksburg e o processo contra a NASA, incluso o documento da sentença, pode ser encontrado no site: www.freedomofinfo.org.

COMPARTILHE

WhatsApp
Telegram
Facebook
X
Threads

SIGA A UFO NO INSTAGRAM

REVISTA UFO NO YOUTUBE

OBSERVATÓRIO ESPACIAL

BIBLIOTECA ABERTA

REGISTRE UM RELATO

ASSINE A UFO

Plano mensal

Sem fidelidade, você continua assinante enquanto desejar

Plano Semestral

Assine por 6 meses e tenha obtenha vantagens exclusivas

Plano Anual

Garanta 1 ano de acesso e diversas vantagens que só o plano anual fornece