A NASA – agência espacial americana – anunciou a descoberta de um novo anel de Saturno, que coincide com a órbita de duas luas do planeta, Jano e Epimeteu. As imagens foram reveladas pela sonda Cassini.
Os pesquisadores da NASA acreditam que impactos de meteoritos com as luas podem ter se tornado as partículas que agora formam os anéis. A trilha difusa de partículas registrada pela sonda pode ser vista entre os já conhecidos anéis do planeta G e E.
As câmeras a bordo de Cassini também registraram imagens no formato de dedos congelados se expandindo a centenas de quilômetros da lua Encelado, o que contribuiria para a composição do anel E.
Saturno tem 47 luas conhecidas e pelo menos sete anéis. A missão Cassini -uma colaboração entre a agência espacial americana e a européia – começou em 1997.
“Tanto o novo anel, como as novas estruturas no anel E podem ajudar a compreender como as lua liberam partículas e formar o ambiente a sua volta”, afirmou Matt Hedman, pesquisador da Universidade de Cornell, EUA.