
Estamos apreciando atualmente a morte do velho ciclo e o trabalho de parto, o nascimento de um novo período. Muitas das velhas idéias estão sendo ultrapassadas e o que não sair por si mesmo será forçado a sair, porque não podemos colocar o velho no novo. E isto se aplica a muitas das nossas idéias preconcebidas, especialmente no que se refere ao conhecimento espiritual. O homem está na eminência de se tornar consciente da sua condição de cidadão do universo e não mais uma entidade presa à Terra.
O presente lançamento do homem em direção ao espaço não passa de um símbolo da busca da alma pelo espaço interior. A nova abordagem espiritual será mais científica do que de fé cega ou de crendices. Estudiosos e pesquisadores da Ufologia, reunidos no 2º Congresso Nacional de Exobiologia, realizado na Cidade do Salvador, Bahia, no período de 17 a 19 de setembro de 1993, com o objetivo de reforçar as metas estabelecidas no I Congresso da série, em 1992, quer implementar agora o Projeto UNI-UFO – União dos Ufólogos. Com isso, quer propor como mecanismo de pesquisas exobiológicas a união da ciência, filosofia e espiritualidade, a fim de melhor informar ao País e ao Mundo a situação atual da Ufologia.
O Congresso pretende ainda, através do presente documento, firmar um termo de cooperação entre os ufólogos brasileiros para a realização de trabalhos dentro da filosofia estabelecida pelo Projeto UNI-UFO, englobados nas seguinte metas:
1. Organizar uma agenda nacional anual com pequenos e grandes eventos que divulguem, periodicamente, a situação atualizada da Ufologia no País e no Mundo.
2. Formar um “colegiado informal”, objetivando estabelecer um núcleo de capacidade decisória no que se refere a assuntos pertinentes à área da Ufologia, de repercussão a nível nacional, que venha contribuir para a difusão de elementos científicos, filosóficos e espirituais para a população.
3. Estabelecer uma política de divulgação da Ufologia em nível nacional e local, objetivando preservar o referido assunto de sensacionalismo e críticas, de que sempre foi alvo, através dos meios de comunicações.
4. Formar uma rede de intercâmbio entre os grupos de pesquisas nacionais e internacionais, objetivando troca de informações, documentos, periódicos e dados estatísticos que enriqueçam o acervo desses grupos em nível de divulgação local.
Com estes pontos definidos nesta Carta, os ufólogos presentes e integrantes de diversos grupos de pesquisas assinam este Termo de Cooperação, objetivando a unidade de propósitos e de esforços conjuntos que abrangem todos os Estados da Federação num trabalho conjugado de fazer da Ufologia uma ciência respeitada e reconhecida pelos organismos de governo, na busca incessante de divulgar que os homens do espaço, em sua grande maioria, são portadores de uma consciência cósmica e pretendem estabelecer no planeta Terra uma aliança universal, onde a paz e o bem comum norteiem o avanço tecnológico, científico filosófico e espiritual da nossa Humanidade.
Salvador, 19 de setembro de 1993.
Assinam (em ordem alfabética):
A. J. Gevaerd, pelo CBPDV
Endereço: Caixa Postal 2182,
79008-970 Campo Grande (MS)
Ademar E. de Mello, pelo URANTIA
Endereço: Rua Pinheiro Machado 202, 09000 Santo André (SP)
Alberto Romero, pelo G-PAZ
Endereço: Caixa Postal 4108 (Ag. Alameda) 40000 Salvador (BA)
Ana Santos, pelo CEEAS
Endereço: Rua Prof. Oséas Santos 61/01-A 41860 Salvador (BA)
Emanoel Paranhos, pelo SEULF
Endereço: Caixa Postal 69
42700 Lauro de Freitas (BA)
Rafael Cury, pelo NPU
Endereço: Caixa Postal 1366 80001 Curitiba (PR)
Reginaldo de Athayde, pelo CPU
Endereço: Rua Franklin Távora 351 61500 Fortaleza (CE)
Observação:
Os leitores, ufólogos ou não, e grupos de pesquisas que quiserem fazer parte do UNI-UFO, são convidados a entrar em contato com qualquer um dos pesquisadores mencionados acima. A centralização e resposta a correspondências será feita pelo CEEAS. Sejam todos bem-vindos!