Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Carta de Foz do Iguaçu começa a dar resultados
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Carta de Foz do Iguaçu começa a dar resultados
notícias

Carta de Foz do Iguaçu começa a dar resultados

Uma comissão mista, nos moldes da que a CBU sugeriu no histórico encontro de maio de 2005, pode estar em vias de se tornar realidade

Ultima atualização: 18 de fevereiro de 2013 13:28
Por
Fernando A. Ramalho
Envie!
Envie!

a3903fff044d7a48a86fd859f887ee3f1527258915

Leitura e assinatura da Carta de Foz do Iguaçu, durante o IV Fórum Mundial de Ufologia em dezembro do ano passado: a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já ganha novo estágio com a discussão do documento pelo Ministério da Defesa
Créditos: Arquivo UFO

Finalizados os trabalhos do IV Fórum Mundial de Ufologia em dezembro do ano passado, neste início de 2013 a Comissão Brasileira de Ufólogos deu início a uma nova fase campanha UFOs: Liberdade de Informação Já. Naquele encontro, ocorrido na cidade de Foz do Iguaçu (PR), foi assinado um protocolo de suma importância para a continuidade da tão sonhada abertura total e irrestrita dos documentos ufológicos militares: a Carta de Foz do Iguaçu, endereçada ao senhor ministro da Defesa, embaixador Celso Amorim.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Considerado por alguns como pretencioso, mas inquestionável diante dos fatos e dotado de profunda razoabilidade perante aspectos legais dos pleitos nele contidos, o documento reitera as premissas básicas do estudo ufológico e solicita das três Forças Armadas uma posição concreta, em relação às medidas que tomarão a respeito das informações que ainda não foram disponibilizadas à comunidade ufológica brasileira e mundial. E, claro, sendo o Ministério da Defesa o órgão máximo de comando militar, essa posição deveria, como deve, ser tomada pelo ministro.

Ainda falta informações a serem liberadas

Como é de conhecimento de toda a Ufologia, apenas a Força Aérea Brasileira (FAB) tem se manifestado a respeito de seus arquivos, enviando periodicamente, a partir de 2008, cópias de parte deles ao Arquivo Nacional, em Brasília, desde que o Governo Federal foi instado a se manifestar através do Dossiê UFO Brasil, protocolado na Casa Civil da Presidência da República no dia 26 de dezembro de 2007. Já da Marinha e do Exército não se pode dizer o mesmo. Apesar das insistentes tentativas, algumas inclusive por meio do Poder Legislativo (RIC 4470/2009 e RIC 679/2011) nem sequer as cópias dos demais documentos listados no referido Dossiê foram enviadas àquela autarquia.

Assunto relacionado:  UFO avistado em Ribeirão Preto

É bom lembrar também que desde que a Lei 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), efetivamente entrou em vigor, no dia 16 de maio de 2012, e foi acionada por dezenas de cidadãos durante todo o segundo semestre daquele ano, elegendo o tema Ufologia como um dos assuntos mais solicitados segundo a Controladoria Geral da União (CGU), quase nada foi disponibilizado. A exceção – que não pode ser considerada exatamente como tal –, foi um “Relatório de Fim de Comissão do Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade”, referente ao Caso Trindade de 1958, fornecido pelo Comando da Marinha, mas que sequer veio com as fotos do disco voador que rondou a região mais de uma vez, numa delas registradas pelo fotógrafo Almiro Baraúna.

Protocolada a Carta de Foz do Iguaçu no dia 11 de janeiro, o Ministério da Defesa respondeu com uma reunião entre a Secretaria de Coordenação e Organização Institucional daquele Ministério (SEORI) e oficiais representantes dos Comandos da FAB, Marinha e Exército. A reunião, ocorrida no dia 7 de fevereiro, teve exclusivamente como pauta as reivindicações contidas na Carta, não tratando genericamente da LAI, como noticiaram alguns órgãos de imprensa. É claro que se a LAI está citada na Carta, também foi incluída na pauta.

Razão e o espírito de cooperação

Nessa reunião ficou decidido que um novo encontro seria agendado entre os três Comandos para discussão dos termos e reivindicações contidos na Carta, inclusive e principalmente, a criação de um grupo de trabalho entre ufólogos e militares. Segundo o Chefe da SEORI, senhor Madruga, a nova reunião só depende de um acerto de data em que os Comandantes militares não estejam com outros importantes compromissos agendados.

Assunto relacionado:  UFO avistado na Ilha Brasileira

Portanto, esses são dias de muita expectativa na Ufologia Brasileira e Mundial. A CBU sabe do seu compromisso com a verdade, e por isso está se preparando para um momento em que prevaleçam a razão e o espírito de cooperação. Estamos no limiar de um passo histórico no estudo dos UFOs.

Baixe a Carta de Foz do Iguaçu

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

DVD: UFOs e ETs na Amazonia

TÓPICO(S):Edição 196
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias
ChatGPT Image 24 de jun. de 2025 08 54 51
Dia Mundial da Ufologia: Uma Celebração do Mistério que Nos Une ao Cosmos
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up