De acordo com o relatório enviado ao National UFO Reporting Center (NUFORC), o evento ocorreu no final de julho de 2021, no meio da manhã, e foi observado por pelo menos três testemunhas. Foi gravado graças a uma câmera de visão noturna localizada no Santuário de Rinocerontes de Klerksdorp, na África do Sul
“Tenho para vocês algumas imagens muito estranhas da África do Sul, captadas às 04:00 desta manhã pelo meu filho num santuário de rinocerontes com sistemas de segurança de última geração, incluindo radar – que foi como o objeto foi detectado no primeiro lugar – e câmeras de visão noturna. Eles não conseguiram identificar o objeto na câmera e, como se trata de uma zona de exclusão aérea, enviaram uma equipe de guardas, mas a equipe não ouviu nenhuma luz ou som, então não conseguiram localizar nada, pois ainda estava escuro”, relatou a testemunha, cujo nome permanece anônimo.
“O objeto não estava viajando em linha reta e também mudou de rumo. Estou enviando para vocês o vídeo do objeto de aparência muito estranha, e há duas imagens estáticas das diferentes direções em que ele estava viajando (linha pontilhada amarela na primeira e linha pontilhada branca na segunda), não há rotas lá.”
Ovni capté par radar et vidéo dans un ferme de rhinocéros. 31/07/2021.3h30.Durée : 3 minutes. Klerksdorp, Afrique du Sud. #uap source initiale : https://t.co/OrbOwougBp @TheUAPShow @Baptiste_Fri @FournierAiraud @Samsonpanafrica @UAP_Africa #jellyfish pic.twitter.com/kHUsyFVSTA
— UAPAfrique (@UAPAfrique) March 29, 2024
Assista ao vídeo completo do registro. Fonte: X
É difícil determinar a altura do objeto, pois em alguns momentos ele parecia alto e em outros muito baixo. “Definitivamente não é algum tipo de drone, e a forma parece se mover em cima do objeto como se estivesse escaneando ou algo assim”, disse ele.
Esta semana, à medida que este material se espalhava pela comunidade ufológica, muitos não puderam deixar de comparar o objeto observado com aquele filmado no Iraque pelo Exército dos Estados Unidos e que recentemente se tornou viral graças ao pesquisador Jeremy Corbell. Mais do que tudo pelo seu formato, que foge da descrição clássica de um UFO (esfera ou disco voador) e se aproxima de algo mais orgânico, como uma água-viva voadora.