Olá pessoal. Quem nos enviou a pergunta dessa semana foi Rodrigo Pedroso, de Brasília, Distro Federal. \”O que são os contatos imediatos?\”
Rodrigo, a confrontação entre um UFO/alienígena e as testemunhas são muito mais dramáticos do que um simples encontro. O pesquisador J. Allen Hynek definiu através da proximidade desse encontro. Uma modificação, feita por Kevin Randles e Warrington em 1979, definiu que um encontro só se torna um CI quando algum efeito é causado pelo UFO/alienígena ao meio-ambiente ou á testemunha. Os Contatos Imediatos podem ser divididos da seguinte forma:
CI 1 (Contato Imediato de Primeiro Grau): Hynek definiu como sendo um simples avistamento. Randles e Warrington definiram como um contato onde o UFO causa algum tipo de efeito psicológico ou algum outro efeito passageiro, que não pode ser investigado posteriormente. Foi esse tipo de avistamento que tive aos 8 anos de idade no Rio de Janeiro.
CI 2 (Contato Imediato de Segundo Grau): Hynek definiu que é quando o UFO pousa e deixa vestígios de sua ação. Randles e Warrington definiram que é quando a ação deixa traços residuais na(s) testemunha(s), queimaduras, por exemplo, ou no solo, que se pode realizar análises.
CI 3 (Contato Imediato de Terceiro Grau): É quando um alienígena pode ser visto, com ou sem a presença de uma nave extraterrestre.
CI 4 (Contato Imediato de Quarto Grau): Esse tipo não chegou a ser classificado por Hynek, mas Randles e Warrington definiram que seria quando um alienígena provocasse algum efeito na(s) testemunha(s), freqüentemente, mas nem sempre, como parte de uma abdução.
CI 5 (Contato Imediato de Quarto Grau): Ainda não reconhecido por muitos ufólogos, esse tipo de contato foi definido pelo Dr. Stephen Greer para casos onde o contato é inicializado pela testemunha. Um exemplo seria chamar a atenção de um UFO através de luzes de lanternas, lasers, faróis de carros e etc.
Mesmo não classificado e bem menos aceito no meio ufológico, o CI 6 seria o contato que resultaria na morte ou em lesões na testemunha. Muitos pesquisadores incluem esse tipo no CE II de Hynek, sendo assim redundante; e ainda o CI 7, defendido por Erik von Däniken, Zecharia Sitchin e Robert Kemple, no qual há o ato sexual entre alienígenas e seres humanos, produzindo assim um ser chamado de híbrido.