Geólogos nas costas leste e oeste estão ocupados tentando entender uma nova teoria que demonstra a possibilidade da existência de bases subterrâneas de UFOs em todo o mundo. De acordo com esta teoria, as bases estão localizadas ao longo das linhas de contato das sete maiores e muitas das menores placas tectônicas do nosso planeta.
Segundo pesquisadores de UFOs, elas estão enterradas muito profundamente no solo, nos pontos aonde as placas tectônicas se colocam uma sobre a outra. Por exemplo: A placa indiana e eurasiana colidindo uma com a outra ao longo dos Himalaias faz deste uma localização ideal para uma base de UFOs.
Ainda conforme esta teoria, as bases subterrâneas precisam estar a grandes profundidades sob o solo porque as espaçonaves necessitam ficar próximas ao manto terrestre. A manutenção dessas naves só poderia ser feita neste ambiente eletromagnético. A teoria diz também que a crosta deve ser a mais grossa possível nesta área. E isso só é possível nas regiões aonde as placas tectônicas se sobrepõem.
Os pesquisadores de UFOs estão agora dizendo que existem muitas bases de UFOs no nível sub-tectônico. Várias delas em áreas remotas ou sob o oceano. As naves alienígenas, de acordo com essas teorias, são abastecidas e sofrem manutenção num ambiente que possui um fluxo eletromagnético muito mais intenso.