Não é um pássaro. Não é um avião. Não é super-homem. Mas é algo que está quase fora deste mundo. Algo que é realmente único e pode ajudar aqueles com serviço de internet ruim.
Alguns moradores dos estados norte-americanos da Virgínia, Carolina do Norte e Virgínia Ocidental estão vendo pequenos “pontos brancos” no céu.
O primeiro pensamento, claro é que são UFOs, o que não está totalmente errado já que são objetos, voam e as pessoas não sabem o que eles são, mas não há anda ali de extraterrestre, são apenas balões de Loon.
Esses balões transparentes flutuam a aproximadamente 18.000 m sobre o solo. Existem muitos balões trabalhando juntos para fornecer Wi-Fi em áreas da Virgínia, Carolina do Norte e ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
Não raramente por aqui também as pessoas confundem os balões com UFOs, uma vez que embora a existência deles tenha sido largamente anunciada pela mídia, nem todo mundo tomou conhecimento e acredita estar vendo naves de outro planeta.
Internet no céu
Balão de Loon com equipamento acoplado. Crédito: Loon
O projeto funciona da seguinte forma: imagine um grande balão meteorológico que flutua levando em sua base uma caixa com receptores de rádio, transmissores e painéis solares. O balão viaja para uma área e depois manobra e paira, conectando-se a uma base no chão.
A partir dessa base, o balão fornece um sinal de WiFi que permitirá aos usuários transmitir dados para a web. Esses balões também podem “ligar”, permitindo um sinal ainda maior sobre uma área, para fornecer mais alcance.
Essa não é uma tecnologia nova, ela está em desenvolvimento há vários anos, mas finalmente está sendo implantada e alguns estão vendo esses balões nos céus dos Estados Unidos e também do Brasil
Esses balões são rastreados por muitos programas de voo diferentes. Você pode até rastrear os balões online .
Fonte: Mystery Wire
Assista, abaixo, um video sobre o assunto: