O publicitário de Hollywood que se tornou escritor de ficção científica nunca esqueceu o momento incrível, mas foi só décadas depois que ele se convenceu de que seu pai militar, Jack, sabia mais sobre o objeto voador não identificado do que ele deixou transparecer. O pai de Harary trabalhou como engenheiro eletrônico no Exército dos Estados Unidos de 1951 a 1996 e nunca discutiu seus projetos ultrassecretos.
Ele se lembrou de quando tinha 14 anos e seu pai o estava levando para casa da escola hebraica por volta das 16h30, quando avistou algo voando no ar. Ele gritou para seu pai encostar, e quando eles saíram do carro, eles viram um enorme UFO prateado em forma de V. Estava a cerca de 60m no ar, completamente silencioso, e estava apenas pairando. “Ele passou muito, muito devagar pela minha vizinhança, e eu não podia acreditar no que estava vendo”, disse ele.
“Eu estava pulando para cima e para baixo: ‘Papai, um UFO! Pai, um UFO! Que legal!’ Meu pai olhou para ele como se estivesse pensando no que compraria no supermercado no dia seguinte. Ele não tinha interesse. O olhar no rosto do meu pai era como se ele já tivesse visto isso centenas de vezes.” Antes de partirem, seu pai olhou para ele e piscou, algo que ele nunca havia feito antes. Quando chegaram em casa, Harary ligou para o jornal local e foi informado de que estavam recebendo muitos telefonemas sobre o evento, mas nada foi publicado.
O escritor perguntou a seu pai o que ele pensava sobre alienígenas e UFOs três ou quatro vezes ao longo dos anos, mas sua reação era sempre a mesma. Ele simplesmente ria e dizia: “Bem, não sei.” A crescente convicção do autor de que seu pai sabia sobre o assunto durante seus 45 anos no exército inspirou seu romance alienígena, After They Came, que conta a história de um homem que é transportado por extraterrestres após tentar se afogar em seu 70º aniversário.
Harary disse que teve um segundo avistamento enquanto visitava seus dois filhos na casa de sua ex-esposa em Lancaster, Califórnia, em 1994. Depois de colocar seus filhos na cama, ele saiu e viu uma luz branca em forma de ovo que viajou de um extremo ao outro do céu e parou de repente. Em seguida, inverteu seu curso e voltou ao seu ponto de origem. “Nada feito pelo homem pode fazer isso”, ele pensou consigo mesmo. No entanto, Harary não começou a pesquisar UFOs e vida extraterrestre até entrar na seção paranormal de uma livraria de Los Angeles em 2007.
Em 2008, Harary viu seu terceiro objeto enquanto passava um longo fim de semana no rancho Gilliland, um suposto hotspot de UFOs em Trout Lake, Washington. “Na terceira noite, a última noite em que estivemos lá, as pessoas estavam cantando e conversando e, de repente, do nada, uma nave verde brilhante em forma de esmeralda apareceu bem acima de nós.” Harary disse que a luz piscou algumas vezes antes de acelerar. Todos se entreolharam com espanto.
Após a morte de seu pai, ele perguntou à sua mãe se ele já havia mencionado UFOs ou alienígenas. Ela disse a ele que na primeira semana em que ele trabalhou em Fort Monmouth, uma antiga instalação do exército no condado de Monmouth, Nova Jersey, ele foi levado para os subterrâneos e viu “algo notável.” “Ele voltou para casa e disse: ‘Eu vi algo que nunca poderei contar a você.’ Minha mãe disse que ele parecia pálido e estava assustado”, explicou. “Ele nunca discutiu isso com ninguém. Ela até disse que ele nunca mais foi o mesmo.” Infelizmente, nunca saberemos o que ele viu.