Os astronautas a bordo do ônibus espacial Atlantis realizaram uma última inspeção nas asas e no nariz da nave no dia 18 de setembro , usando câmeras remotas e um laser, e a NASA informa que não parece haver danos capazes de impedir o retorno do veículo à Terra.
O Atlantis e seus seis tripulantes deverão tocar o solo na manhã de quarta-feira, depois de 11 dias no espaço, uma missão na qual entregaram e instalaram uma grande adição à estrutura da Estação Espacial Internacional (ISS).
A inspeção desta segunda-feira ocorreu com a nave a cerca de 80 km da ISS. Se os astronautas tivessem encontrado danos capazes de provocar a destruição do Atlantis na reentrada – foi um buraco no revestimento da nave que levou à desintegração do ônibus espacial Columbia, em 2003 – a nave teria voltado à ISS, onde os astronautas esperariam por uma missão de resgate.
Embora o Atlantis tenha passado pela inspeção, a NASA provavelmente só confirmará oficialmente o pouso na terça-feira, por conta das condições meteorológicas: a previsão do tempo para quarta não é boa.