O telescópio espacial James Webb, da NASA, observou anéis concêntricos de formas estranhas em torno de uma estrela distante que os cientistas não conseguem explicar. Se trata de WR140, uma estrela encontrada na constelação de Cygnus e que reside a cerca de 5.600 anos-luz da Terra.
A estrela está cercada por anéis curvos, mas estranhamente quadrados, coloridos em vermelho na imagem compartilhada no Twitter pela cientista espacial Judy Schmidt. “Não, eu não sei o que é isso”, escreveu Judy em sua conta no Twitter. “Uma espécie de nebulosa espiral em torno de WR140. Tenho certeza de que encontraremos mais informações mais tarde.” Mark McCaughrean, consultor sênior para ciência e exploração da Agência Espacial Europeia (ESA) e membro da força-tarefa científica do telescópio espacial James Webb (JWST), reconheceu que era “(…) pura loucura.”
“A estrutura azul de seis pontas é um artefato devido à difração óptica da estrela brilhante WR140 nesta imagem”, disse McCaughrean, referindo-se à maneira como os espelhos do Webb dobram a luz para criar os picos. “Mas o material vermelho curvilíneo, mas quadrado, é real, uma série de conchas em torno do WR140. Na verdade, no espaço, em torno de uma estrela.” McCaughrean observou que WR140 é o que chamamos de estrela Wolf-Rayet, que expele grande parte de seu hidrogênio para o espaço e tende a ser cercada por poeira que uma estrela companheira pode transformar em conchas estranhas.
Acima, a estrela com seus anéis de formato curioso.
Fonte: NASA
Sabe-se que esses tipos de estrelas são extremamente grandes, às vezes 15 vezes a massa do Sol, e queimam rapidamente seu combustível central. Eles exibem ventos muito rápidos, podem se tornar extremamente brilhantes e muitas vezes criam nebulosas impressionantes ao seu redor feitas de gás expelido. “Sim, esses anéis aninhados são reais”, disse Ryan Lau, astrônomo do NOIRLab e investigador principal do projeto que adquiriu as imagens.
“Exatamente qual é a geometria do WR140, com as carcaças curvas e quadradas, não é imediatamente óbvio para mim e por que existem carcaças discretas e separadas em vez de uma estrutura espiral… Bem, tenho certeza de que Ryan e seus colegas estão trabalhando sobre isso agora”, acrescentou McCaughrean. “No entanto, esta promete ser outra área revolucionada pelo JWST, colocando sua resolução limitada por difração e sensibilidade térmica infravermelha extrema para um uso muito bom, ajudando-nos a entender os estágios evolutivos finais de estrelas massivas jovens, rápidas e vivas”, conclui.
————————————–
Assista à uma chamada de Jackson Camargo para o XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia:
Título da palestra: Os Segredos do Caso Ufológico Mais Testemunhado da História
Descrição da palestra: O episódio ufológico que ficou conhecido como a Noite Oficial dos UFOs no Brasil não tem paralelo na história em nenhum lugar do mundo. O que aconteceu a partir do anoitecer de 19 de maio de 1986, perdurando até o amanhecer do dia seguinte, 20 de maio, é simplesmente estarrecedor. Dezenas de UFOS foram avistados em 8 estados brasileiros, sendo observados por milhares de pessoas, captados por radares da Força Aérea e perseguido por aeronaves civis e militares. Três décadas depois, novas informações colocam este caso como um dos mais importantes da história da Ufologia Mundial.
Biografia: Jackson Luiz Camargo é professor de tecnologia da informação. Seu interesse por Ufologia vem desde a infância, após ter tido algumas experiências de avistamento. Em 1997, fundou o Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Curitiba (GEPUC) e hoje é membro do Centro de Investigação e Pesquisa Exobiológica (CIPEX) e consultor da Revista UFO. Especializou-se na coleta de documentos ufológicos de vários países e já obteve mais de 80.000 páginas, a maioria disponível em seu site, o Portal Fenomenum, que também reúne os mais importantes casos ufológicos da história. Terá seu livro UFOs no Espaço e na Lua lançado pela Biblioteca UFO neste ano e à venda no evento.
————————————–
Descrição da palestra de Marco Petit no XXVI Congresso:
Título da palestra: Evidências de Vida e a Presença Alienígena no Sistema Solar
Descrição da palestra: A conferência mostrará evidências de vida nas luas oceânicas de Júpiter e Saturno. A revelação da presença alienígena em vários astros do nosso Sistema Solar. O conferencista também apresentará os endereços e links oficiais da NASA para a devida localização de imagens surpreendentes e informações especiais relacionadas ao título da conferência, que será ilustrada com fotos e prints dos arquivos da maior das agências espaciais.
Biografia: Ufólogo experiente, Petit investigou incontáveis casos de contato com ETs, como o Caso Varginha. Conferencista nacional e internacional, ele é autor de 11 livros sobre diferentes aspectos do Fenômeno UFO, incluindo “Marte: A Verdade Encoberta”, “O Segredo do Guardião”, “UFOs: Arquivos Confidenciais” e “Varginha: Toda a Verdade Revelada”. Atualmente Petit se dedica, entre demais atividades, à descoberta de sinais da presença extraterrestre também em outros planetas e satélites no Sistema Solar. É integrante da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), fundador do Instituto Brasileiro de Exopolítica (IBEXO) e coeditor da Revista UFO desde sua fundação.
O décimo quarto livro do Ufólogo, Escritor e Coeditor da Revista UFO, Marco Petit, será lançado no XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia, quando o conferencista do evento estará autografando a obra. O título é “Projeto Marte Revelado – Vida no Passado e Presente”, baseado nas investigações de Petit nos catálogos de imagens brutas (raw images) das missões em curso no Planeta Vermelho, e nos releases oficiais da própria agência espacial (NASA) e da ESA. Tudo documentado com os devidos links oficiais.
————————————–
Descrição da palestra de Thiago Luiz Ticchetti no XXVI Congresso:
Título da palestra: A Mudança que o Mundo Viverá Após a Abertura Ufológica
Descrição da palestra: E se o acobertamento ufológico terminasse hoje? Como a humanidade encarará a presença alienígena na Terra quando esta for confirmada oficialmente pelos governos das maiores potências globais, a exemplo dos Estados Unidos e Rússia? Este não é um cenário fictício e se aproxima rapidamente de se tornar realidade. Recentes revelações feitas pela Marinha norte-americana e constantes comentários de autoridades do Vaticano são exemplos de que a abertura ufológica está prestes a se tornar uma realidade. Como isso afetará nossa visão da Terra e do universo? E como, em especial, afetará nossa visão de nós mesmos enquanto espécie?
Biografia: Thiago Luiz Ticchetti é ufólogo há mais de 25 anos e autor de 13 livros, entre os quais Guia da Tipologia dos UFOs, Guia da Tipologia Extraterrestre e Quedas de UFOs. Tem se especializado em tipologia dos seres extraterrestres, dos UFOs e relatos de encontros entre pilotos militares e civis com naves. Formado em administração, já publicou dezenas de artigos na Revista UFO e entrevistou os mais importantes ufólogos do mundo para a publicação. Tem participado regularmente de entrevistas para programas do Discovery Channel, History Channel e NatGeo. É o atual coordenador da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), diretor nacional da Mutual UFO Network (MUFON) no Brasil. É também colunista da revista inglesa UFO Truth e coeditor da Revista UFO.
Saiba mais sobre o XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia clicando aqui.